5 Dicas para Aliviar Queimaduras de Sol


Comentei por aqui no último Diário que sofri muito com uma insolação. Tenho uma culpa óbvia nessa história pelo fato de ter passado protetor apenas no rosto e colo e ter tomado sol no horário de sol a pino.
Foi horrível e a lição foi aprendida. Mas nesses dois dias em que fiquei mal (com febre, pressão baixa e enjoo) tive que descobrir dicas - seja com amigos, por conta própria ou na internet - que me ajudassem a pelo menos aliviar a ardência e o mal-estar e hoje venho compartilhá-las por aqui. Contudo, antes de começar o post em definitivo peço que vocês usem sempre (diariamente!) protetor solar e evitem o sol mais forte. Acreditem que um bronzeado não vale toda a dor!


Além disso, lembro vocês que essas são dicas que funcionaram para mim e que eu espero que ajudem alguém também. Algumas delas, porém, não têm comprovação e também não consultei um médico durante os dias em que fiquei mal mas indico fortemente que você o faça!

1. DICAS CASEIRAS
O meu maior problema durante esses dias foi a melhor posição com a menor dor possível. Não era viável ficar de pé (por conta da pressão baixa) e nem sentada (porque queimei muito mais a parte de trás do corpo). O jeito era ficar deitada de barriga para baixo e, para aliviar tanto a frente como a ardência das costas, espalhei amido de milho onde estava queimado (ou seja, todo o corpo!).
Sim, a cama ficou cheia de amido de milho; sim, meu namorado precisou passar amido de milho em mim mas valeu a pena porque a ardência diminuiu muito e consegui dormir.
Além disso, uma dica muito boa é usar compressas de soro fisiológico ou de camomila.

2. NÃO USE ROUPAS APERTADAS
Essa dica, na verdade, é óbvia! Eu não conseguia nem imaginar colocar qualquer roupa que não fosse super larga e que encostasse o mínimo possível na minha pele. E, ainda assim, fiquei em casa durante dois dias pra evitar o atrito da pele com a roupa e assim evitar assaduras.

3. TOME MUITA ÁGUA
Importantíssimo!
Como acabei ficando muito enjoada não quis comer nem beber nada e o resultado foi um susto enorme quando vi, na quarta-feira, que eu estava extremamente inchada especialmente as pernas (cheguei a pensar que isso tivesse afetado meus rins). Comecei a tomar muita água e o resultado foi que o inchaço passou e as dores pra caminhar aliviaram.
Então, minha dica é que vocês tomem muita água desde o momento em que houve a insolação ou queimadura porque isso vai encurtar o tempo de recuperação do corpo e da pele e também evitar a desidratação que leva à tontura que eu sentia.

4. NÃO TOME SOL NOVAMENTE
Outra dica óbvia mas que preciso reforçar. Não tome sol novamente mesmo o sol que não percebemos que pegamos (o do dia a dia, o do 'só vou na padaria e volto') acaba agredindo ainda mais uma pele que já está sensível. 
Eu fui para a praia novamente uma semana após a insolação e o jeito foi aproveitar debaixo do guarda-sol, com protetor no corpo inteiro, vestida e de chapéu.


5. NÃO ECONOMIZE NOS CREMES
Durante os dois primeiros dias, usei muito cremes pós-sol com aloe vera porque eles hidratam muito a pele, diminuem a ardência e ainda conseguem manter um bronze após esse estrago completo. Usei dois frascos (o da Panvel e de outra marca que não lembro mas também gosto muito do da Avon e me falaram muito bem do da Banana Boat).
Comecei a passar Bepantol Creme nos lugares onde sentia mais dor e estava com assaduras como atrás dos joelhos e na marca da calcinha do biquíni. Apesar dele não aliviar a ardência, sinto que ele minimiza o tempo em que a queimadura permanece na pele (ah, vale usar Hipoglós também!).
Não economizem nessa parte, passem em muita quantidade e em todos os lugares onde houve queimadura. A pele está extremamente agredida e esse é o momento de hidratá-la para facilitar a recuperação.


Essas foram as dicas que funcionaram pra mim e espero que ajudem vocês também!
E, novamente, se protejam. Nenhum bronzeado, nenhuma praia vale a dor e o machucado a que expomos nosso corpo nessa situação.

Beijos.

2 comentários:

  1. A dois anos atrás, eu fui tomar banho de rio com o pessoal do colégio, havia passado protetor fator 30 no rosto e acabei esquecendo de levar ele para aplicar.O resultado foi que ele saiu porque eu passei muito tempo dentro da água e meu rosto ficou completamente cor de rosa, principalmente na área das bochechas, testa e nariz (o corpo não sei porque, mas não queimou muito).

    Me senti super mal, enjoada, com febre e moleza.Usei alguns algodões com camomila e apliquei no rosto, ajudou bastante.E tomei muita água!

    Eu particularmente não gosto de bronzeado.Hoje em dia vivo com o meu FPS 60. <3

    Beijos, Fêh!

    Poesia em Transe


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acabei não fazendo as compressas mas todo mundo me disse que ajuda muito!
      Eu confesso que ainda gosto de um bronzeado, Gabi. Mas já me conformei que vai ser só com cremes autobronzeadores hahaha Até comprei um da Panvel pra não dar vontade de ir pro sol.
      Até porque a gente sabe todos os malefícios, né?!

      Beijos, linda!

      Excluir