Acabei de ler: Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes


Olá, amores!
A resenha de hoje é do livro Em Busca de Abrigo, o primeiro romance escrito por Jojo Moyes e publicado novamente aqui no Brasil pela Bertrand Brasil.


ASPECTOS FÍSICOS
Adoro quando todos os livros de uma série ou de um autor mantêm o padrão de capa e é justamente isso que a Bertrand Brasil está fazendo com os livros da Jojo Moyes (Em Busca de Abrigo foi o primeiro publicado mas os seguintes que são A Casa das Marés e Baía da Esperança seguem a mesma linha editorial).

A capa de Em Busca de Abrigo não chama muito a atenção mas é harmoniosa e agradável aos olhos. Há verniz localizado no título. Nas páginas internas, há uma pequena flor desenhada no início de cada capítulo.
O tamanho e estilo da fonte são bons, assim como as margens - a margem externa é um pouco menor do que em livros comuns mas não chega a incomodar.


HISTÓRIA
O livro acompanha a vida de três gerações de mulheres de uma família, alternando os períodos de tempo. 
Conhecemos a Joy em 1953 enquanto ela está na festa que comemorará a coroação da rainha Elizabeth II em Hong Kong e descobrimos que o que menos importa para Joy é a coroação já que, nesse mesmo dia, ela se apaixona. 
Nos tempos atuais, conhecemos Kate que tem uma péssima relação com sua mãe, Joy, e com seu pai. Ela mora em Londres, bem longe da Irlanda de Joy, com a filha Sabine e tem grandes expectativas em relação ao amor - tão grandes quanto decepções. Tudo que Kate queria era fomentar uma relação melhor entre ela e a filha do que a que teve com a mãe.
Sabine, por sua vez, enxerga a mãe como uma perdida, que não consegue se dedicar a relacionamentos. Quando é obrigada a ir até a Irlanda passar uma temporada com a avó Joy a quem mal conhece, não sabe a quem destinar seu ódio: à mãe, aos avós ou aos funcionários da fazenda.


OPINIÃO
Quando solicitei esse livro na parceria com o Grupo Editorial Record, o que mais me animou nele foi a sinopse. Adoro histórias que envolvam um grande período de tempo e consequentemente as mudanças de mundo e de pensamento que ocorrem durante ele e, além disso, adoro histórias que tenham mulheres fortes e reais. E Em Busca de Abrigo me proporcionou tudo isso com um bônus de uma leitura ágil, leve e gostosa.

Devorei as 434 páginas do livro em pouco mais de três dias e fiquei encantada com o modo como Jojo Moyes soube criar uma relação familiar extremamente real. O que quero dizer é que conhecemos todo o círculo que envolve a família que tem como matriarca Joy e acabamos nos reconhecendo nas dores, nos erros, nas alegrias e nas diferenças dessa família.

A história lida com dramas familiares de modo tranquilo e faz com que queiramos saber qual será o enredo final daquela trama. O ponto alto do livro, na minha opinião, fica por conta de Joy. Conhecemo-la no início da história e nos apaixonamos junto com ela, sonhamos com o relacionamento dela e do marido e, com a troca de capítulo, passamos a acompanhar Joy sob a visão de Sabine e precisamos confrontar a imagem que já havíamos feito da personagem. Achei incrível a forma como a autora lidou com as diferentes gerações. 

Se for para escolher uma coisa ruim no livro, fico com uma trama que achei desnecessária ser criada (não quero contar para não dar spoilers) e que, ainda por cima, foi mal resolvida com o passar do livro. Contudo, tirando essas poucas páginas estranhas onde achei que Jojo perdeu-se um pouco na história, o livro é encantador, a história é extramente rica em aspectos familiares e de nenhum modo óbvia.

Amei muito o livro e eu, que não conhecia a autora, fiquei curiosíssima para apreciar mais da obra dela. Quem sabe até completar essa coleção repaginada lançada pela Bertrand, não é?


TRECHOS
❤ "Na verdade, após três meses de relacionamento, havia um número cada vez maior de coisas das quais Justin "não gostava". Ele não gostava de telefonar todas as noites quando estava fora. [...] Ele não gostava de morar junto. [...] E não gostava de fazer planos. [...] Kate, olhando para a tela do computador, sem ver nada, procurou se concentrar nas coisas das quais ele gostava, recriminando-se por estar à procura de problemas. Ele a amava, não é? Dizia isso para ela o tempo todo." 
- Págs. 96 e 97

❤ "Nós, mulheres, passsamos a vida inteira tentando fazer com que os homens falem conosco, Kate pensou, e quando eles finalmente resolvem fazer isso, preferimos estar à quilômetros de distância." 
- Pág. 113

"[...] ficou em dúvida se dava a si mesma o prazer de ler uma das cartas. Ela (Joy) tinha que racionar a leitura agora, pois sabia que as cartas estavam se desmanchando, mas às vezes era difícil imaginar a figura de Edward sem a ajuda delas. [...] Faltam uma semana e quatro dias, lembrou a si mesma, já tão acostumada a essa aritmética mental que as datas surgiam com tanta naturalidade quanto seu próprio aniversário. Então, vou revê-lo." 
- Págs. 166 e 167


O livro já está à venda em diversas lojas físicas e online (Travessa). 
Confere todas as novidades da Bertrand Brasil clicando aqui e aproveita para seguir todas as redes sociais da editora (site | facebook | twitter | instagram | snapchat grupoedrecord).
Pra acompanhar meu universo literário, me adiciona no Skoob!

E me contem, já leram algo da Jojo Moyes ou ficaram curiosos?
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhas o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário