Escolhendo Perfumes


Eu acredito que as pessoas que ainda não dão bola para perfumes, um dia ainda o irão fazer. Comigo foi assim. 
Não dava a mínima, o desodorante e o hidratante bastavam como um cheirinho suave no meu corpo, até que ganhei uma promoção da inexistente (infelizmente =/) Revista Smack! ou SMK!. Haha Lembro até hoje da historinha que mandei para lá em uma carta falando sobre a importância de um kit de cuidados do O Botícário na vida de uma menina! GANHEI!

ERA ESSE!

Fui buscar no correio e, no kit, havia uma fragrância, beem leve, da linha infanto-juvenil deles. Eu adorava! Passei a usar todos os dias e, por um bom tempo, aquele foi o único perfume que existia no mundo para mim.
As perspectivas mudam e, então, comecei a conhecer outras fragrâncias. Minha mãe tinha vários perfumes nacionais e eu usava eles às vezes. Até que ganhei um frasquinho da do 212 Sexy da Carolina Herrera (obrigada!) e descobri um dos meus perfumes preferidos até hoje!

Perfume é uma coisa muito pessoal. A gente não consegue explicar o motivo de gostar mais de um ou de outro; ocorre aquela magia de cheirar o perfume e querer usá-lo. 
Melhor ainda se você puder comprar em free shops, como eu faço, pagando metade do preço do que lojas e farmácias pelo Brasil pedem. Aí, podemos testar mais fragrâncias.


Os perfumes que uso diariamente, para matar a curiosidade do povo, são o 212 Sexy, o Ricci Ricci da Nina Ricci e um da Kriska, que é super levinho e adoro. Mas tenho alguns outros perfumes que conquistaram meu coração e meu olfato defeituoso.

E existem muitas diferenças entre os perfumes. Eles são muito complexos e vou tentar explicar um pouquinho pra vocês sobre isso hoje.

A informação mais importante para mim e mais fácil de encontrar na hora de escolher um perfume é a sua classificação segundo a concentração dos óleos aromáticos, então:

* Parfum: é a forma mais concentrada, podendo ter entre 20 e 40% de compostos aromáticos. (Nunca usei um perfume com essa classificação mas acredito que eu ia achar muito forte).
* Eau de Parfum - EdP: a concentração varia de 12 a 18%. (É o caso do Baiser Volé de Cartier e do Chanel nº 5 clássico. Gosto muito dessa concentração, pouco perfume já dura por muito tempo na pele mas não chega a ser sufocante).
* Eau de Toilette - EdT: me arrisco a dizer que a maioria dos perfumes possuem essa concentração, que possui 8 a 14% de compostos aromáticos (é o caso do Miss Dior Chérie, outro perfume que gosto muito, e da maioria dos meus perfumes. É a concentração que agrada a maioria da população porque ainda tem boa permanência na pele mas sem ficar muito forte).
* Eau de Cologne - EdC: são as deo colônias tão famosas no Brasil, que possuem concentração entre 3 e 7%. 
* Splash Perfumes - EdS: por volta de 1% de concentração.



Depois tem a classificação de acordo com as notas. É uma classificação mais complexa e que eu não sei usar mas a acho muito interessante. Vamos ver:

* Notas de Saída ou Cabeça: É a impressão inicial que um perfume causa, produzido para despertar o interesse. São feitas de ingredientes que evaporam rapidamente para escapar do frasco.
* Notas de Coração ou Corpo: É a personalidade do perfume, a nota característica dele. 
* Notas de Fundo ou Base: É o cheiro que fica na pele após algum tempo em que passamos o perfume. 

Além disso, os perfumes são classificados de acordo com seus compostos. É o que conhecemos por cítrico, floral, amadeirado etc mas a classificação real, óbvio, é bem mais complexa. Não a acho tão necessária para nós que não precisamos descrever tão minuciosamente um perfume, então, nem vou colocá-la por aqui mas, se alguém se interessar, vale a procura.

Como disse, gosto muito dos eau de parfum e sou bem normal quanto ao resto: perfumes leves, cítricos, frutados - como quiserem chamar - para o verão e perfumes pesados ou amadeirados para o inverno.

E vocês? Qual perfume costumam usar, qual o preferido, qual o primeiro, qual a concentração preferida?
Se ainda não sabe, aproveita o básico que ensinei aqui para aprender e descobrir, é um mundo lindo, gente!
Me contem tudo nos comentários ou pelo e-mail coisaetal.fer@gmail.com.

Beijos.

Obs.: Gostaria de agradecer a todas as atendentes do free shop Virrey em Rio Branco, o meu preferido na hora de comprar perfumes. Todas as que me atenderam, sabiam muito sobre perfumes, eram super atenciosas e ainda tiveram paciência para me apresentar esse mundo novo. Obrigada!

Fonte: Principalmente esse post aqui do Futilish

Nenhum comentário:

Postar um comentário