Para eles: Fazendo Nós


Já falei um pouquinho sobre gravatas aqui no blog mas não falei sobre um complemento muito importante da gravata: o nó feito nela!
Todo mundo sabe que de nada adianta uma gravata com uma cor ou uma estampa muito bonita se o nó feito nela for torto ou não condizente com o colarinho da camisa. 
Então, aproveitem que vocês, homens, têm bem menos truques, macetes e detalhes para lembrar na hora de se vestir e venham conferir os diferentes tipo de nós de gravata!
(Meninas, aprendam também para ajudar o namorado, pai ou irmão hihi).

Nó Simples - Nó Four in Hand - Nó Escorregadio



É o mais simples de fazer e o mais usado porque se adapta a qualquer colarinho. Dependendo do tecido da gravata pode ficar mais fino ou mais largo, vale dar uma conferida na proporção do nó com o colarinho sempre.
Esse nó eu chamo de "por cima - por baixo - por cima" haha. Isso porque as mulheres também podem fazê-lo em lenços e aproveitar da sua beleza; fica lindo em lenços com babados ou estampa em que não dá para perceber que é mesmo um nó de gravata.

Agora, seguinte, gente: eu fui lá e fiz os nós, testei, desfiz e refiz. Não ficaram maravilhosos (alguns ficaram horríveis) mas é para ter uma noção de cada nó e a diferença de cada um deles.
Outra coisa: a gravata é do pai e escolhi a que achei que não era nem tão fina nem tão grossa, a camisa é da mãe; ou seja, não é pra servir de inspiração de combinação de cores, é pra focar no nó da gravata, ok?
Agora, morrendo de vergonha, vejamos:

Não ficou perfeito. Fiz várias vezes e esse ainda foi o melhor, apesar de torto.

No lenço. dá para deixar mais perto ou mais afastado do pescoço. Se o lenço tiver mais detalhes que esse meu, fica ainda mais lindo.

Nó Duplo - Nó Victoria - Nó Príncipe Alberto



É muito semelhante ao simples com o acréscimo de uma segunda rotação e se encaixa também na maioria dos colarinhos. Quando for fazer, deixe a parte mais larga bem mais comprida que a estreita. No site em que pesquisei, diz-se que ele é simples e rápido de realizar e eu ri; acho complicadíssimo, gente. Dá para fazer mas acho difícil ele ficar ajeitado, vão treinando comigo! Por ser um nó mais encorpado que o simples, indica-se seu uso com as gravatas mais finas.

Muitíssimo parecido com o simples, não é? Se homem fosse e usasse gravata com frequência, esqueceria dele e só usaria o simples porque esse último é bem mais fácil de fazer e o efeito é quase o mesmo.

Nó Windsor - Nó Inglês - Nó Cheio Windsor - Nó Duplo Windsor


Popularizado pelo Duque de Windsor, é um nó para grandes ocasiões. É bem encorpado portanto o colarinho da camisa deve ser bem afastado. Possui uma dificuldade bem maior para ser realizado e, para estar perfeito, deve cobrir todo o espaço do colarinho e cobrir o último botão da camisa.
Esse modelo de nó fica perfeito para homens que possuem o pescoço fino e, por ser um nó bem grosso, cai melhor em gravatas finas. 
Gente, meu preferido! Sendo inglês, não poderia ser diferente!

#lindo #maravilhoso #usemsempre haha Meu preferidíssimo, disparado! É o mais chatinho de fazer mesmo mas fica tão lindo que compensa o trabalhinho. Tentei erguer um pouco a gola da camisa na segunda foto para mostrar ele inteirinho pra vocês. Uma belezura, não é?!

Nó Meio Windsor - Nó Francês



É menos espesso e mais fácil de realizar que o Windsor. Ou seja, enquanto você estiver treinando o Windsor e ele ainda não estiver perfeito, vale usar esse. Mesmo sendo menos espesso que o Windsor, ainda é bem encorpado, portanto, continua o uso de gravatas finas. 
Ele é mais fácil de fazer que o Windsor mas confesso que acho difícil deixá-lo exatamente centralizado, ele sempre vai para um lado. Pode ser falta de treino também!

Foi o que ficou mais feio e torto. Esse eu também aboliria da minha vida se homem fosse. O Windsor é muito mais charmoso e o trabalho é quase o mesmo.

Nó Pequeno - Nó Oriental



De todos esses, o nó pequeno era o único que eu não conhecia. Muito simples de realizar mas não tão conhecido quanto o nó simples. Por ser bem pequeno, se adequa a colarinhos estreitos ou gravatas muito espessas. 
Sua realização tem um segredo: a rotação de 180º, que fica escondida. Ou, ao invés de rotá-lo, pode-se colocar a gravata ao contrário mesmo, o que não gosto muito porque, ao se mexer, a parte estreita pode aparecer e gerará estranheza.

Lindo! Meu outro preferido. Acho que usaria mais ele do que o simples. É chatinho para fazer na primeira vez por conta da rotação mas depois que acostuma, fácil fácil.

Nó Borboleta - Nó Chuck Bass 


Sim, o nome secundário fui eu que dei haha. 
O nó mais clássico, mais exigente na hora de realizare mais fino de todos. Esse não posso fazer porque ninguém aqui em casa já usou algum dia na vida uma gravata borboleta e não tem nenhuma nos armários do pai e do mano. 
Ou seja, antes de usar uma gravata borboleta, é preciso lembrar que elas ficam muito melhor com smoking, a não ser que o objetivo seja mesmo um look boho. 
Gente, fiquei com vontade de ter uma gravata borboleta só pra tentar fazer o nó haha. Achei impossível ele ficar no lugar, por isso, separei até vídeo!

Agora deu pra entender um pouco melhor! Chique demais!

E esses são todos os possíveis nós que os homens podem usar - e caprichem, por favor! - por aí. Lembrando que o dress code sempre deve ser analisado. 
Se não tiver paciência para treinar e testar cada um dos nós, aprimorem bem o simples. Fica lindo de qualquer jeito. Mas, se forem dedicados e preocupados com a aparência haha, testem todos, várias vezes (até libero vocês do nó borboleta mas ficaria muitíssimo animada em saber que alguém fez)!

Todos os nós para repararmos na diferença. Da esquerda para a direita: simples e duplo; Windsor e meio Windsor; pequeno e borboleta.

Algumas ideias de posts surgiram desse, então, aguardem as cenas dos próximos capítulos.
O que acharam? Aos homens, já sabem fazer algum nó ou sempre apelam para mãe/namorada/amiga?
E às mulheres, sabem ajudar os homens que a rodeiam?
Me contem nos comentários ou pelo e-mail coisaetal.fer@gmail.com as suas experiências.

Beijos.
Estava com saudades da tag, é a que mais me ocupa tempo mas é cheia de descobertas!

Fonte e fotos: Nó de Gravata.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário