Acabei de ler: O Todomeu - Andrea Camilleri


A resenha de hoje é do livro O Todomeu, escrito por Andrea Camilleri e publicado pela Editora Bertrand Brasil e que, apesar de curtinho (139 páginas), possui uma história bastante diferente e envolvente. É um dos lançamentos do Grupo Editorial Record do mês de março.


ASPECTOS FÍSICOS
Eu adoro capas de livro que conseguem de alguma forma pouco óbvia representar o assunto abordado no livro e essa capa é um belo exemplo disso. Ela é bem escura e o clima do livro é bem sombrio também e, junto a isso, há a silhueta de um corpo e uma porta no fim de uma escada, apenas incrível o quanto tem a ver com a história. Além disso, a capa tem aquela textura um pouco aveludada, sabem? É agradável ao toque.
Os detalhes das orelhas são verde limão e gostei dela para abrir um pouco o preto. 
As páginas não têm detalhes mas o tipo e o tamanho da fonte, o espaçamento e as margens são ótimos.


HISTÓRIA
O livro é bem curtinho e a história dele mais parece um conto do que uma história de livro propriamente. Alterando entre o presente e o passado de Ariadne, vamos descobrindo mais sobre a personalidade confusa, misteriosa e às vezes infantil dela. 
Atualmente, Ariadne é casada com Giulio, um homem mais velho que ela que a apoiou em um momento difícil da vida de ambos. Os dois parecem ter uma relação sincera e verdadeira, exceto pelo problema de Giulio que impede que eles tenham uma relação de casal completa.
Ao perceber a dificuldade de Ariadne, Giulio faz uma proposta para que ela fique mais feliz, desde que continue não havendo segredos entre o casal. O presente gira em torno desse ritual do casal e das sua consequências.
Já com as cenas do passado, vamos descobrindo que a vida de Ariadne não é um livro aberto nem para ela mesma.


OPINIÃO
O livro é extremamente envolvente e adoro começar um livro sem ter a mínima ideia do que esperar dele. Eu sabia que era uma história de suspense mas a sinopse não me dizia muito e o título também não (aliás, procurei e acho que Todomeu não existe como palavra portuguesa e acho que o título seja no sentido de todo meu).
As poucas páginas e o ritmo alucinante que a escrita impõe ao alternar histórias interessantes tanto no passado quanto no presente, fizeram com que eu devorasse o livro em dois dias - mas dá pra ler em apenas algumas horas. 

O enredo é completamente diferente de tudo que já li chegando a ser psicótico mas não quero falar muito sobre isso porque gostaria que quem fosse ler, tivesse essa mesma sensação de curiosidade que eu tive. Só posso dizer que desde o início a história é estranha, faz que a gente franza o rosto, olhando com desconfiança para o que estamos lendo. 

Eu falei ali em cima que o livro mais parece um conto e é exatamente isso. A história é totalmente ação e é isso que torna o livro tão eletrizante. Mas também é isso que traz um ponto negativo para mim porque eu gosto de explicações para os acontecimentos e o livro não dá isso para o leitor; ao acabar, fiquei completamente envolvida e querendo mais, esperando entender os fatos. Isso não acontece e pode decepcionar alguns leitores - oi! - mas não tira todo o esplendor do suspense.

Sem dúvida, O Todomeu é um livro incomum, com uma escrita envolvente e fluída, um enredo diferente e uma personagem extremamente dúbia. A história é tão incrível que vale a leitura mesmo sem as explicações ao final.


TRECHOS
❤ "Deus do céu, como cheira bem!
Como pão recém-saído do forno.
O mesmo cheiro de quando, ainda menina, sua avó depositava na palma de sua mão o pãozinho redondo, preparado especialmente para ela, e o segurava firme, deixando que queimasse sua pele, de forma que o perfume perdurasse por mais tempo.
Não resiste. Com a ponta da língua, começa a lambê-lo."
- Pág. 21

❤ "Se não fosse de carne e osso, mas de mármore e bronze, seria a perfeita alegoria da dor de quem perde uma pessoa muito amada.
O que iria fazer? Prosseguir ou oferecer algum tipo de ajuda?
Parou o carro, se aproximou dela.
A jovem não percebeu, continuava chorando e, num dado momento, colocou o dedo indicador na boca.
E então foi como se aquele sentimento de solidão que emanava dela se tornasse ainda mais agudo, ainda mais doloroso."
- Pág. 40

❤ "- Pega a espingarda e aponta para mim. Cuidado que está carregada.
Ela pega a arma, segurando a coronha com as duas mãos, os cotovelos apoiados na mesa.
Ganzella aproxima o olho do primeiro cano, tentando deixar penetrar um pouco de luz da lanterna."
- Pág. 102


O livro já está disponível em e-book. Para acompanhar todas as novidades, lançamentos e notícias do Grupo Editorial Record, clica aqui, e da Bertrand Brasil, aqui!

E para me acompanhar literariamente, me adiciona no Skoob e vamos trocar dicas!
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

2 comentários:

  1. A capa é incrível mesmo, eu também adoro essas capas que deixam no ar alguma coisas da história.

    Vou procurar ler porque adoro suspense <3 bem possível que eu leia bem rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa capa é muito misteriosa e a história é bem assim também.
      Se ler, me conta o que achou, tá?! Eu adorei!
      Beijos.

      Excluir