Acabei de ler: A menina que não sabia ler - John Harding


Contei ontem no Twitter que já estava começando a fazer a resenha de A menina que não sabia ler mas ela acabou demorando mais pra ser terminada do que eu esperava. De qualquer forma, os intervalos entre as aulas da faculdade estão aí pra isso haha.

O livro de hoje é A menina que não sabia ler, escrito por John Harding e publicado pela Editora Leya; essa é a primeira edição de 2010.


ASPECTOS FÍSICOS


Comprei o livro, mesmo sem saber nada sobre a história, devido a essa capa maravilhosa que ele tem! Acho uma das capas mais bonitas da minha estante (mas não supera Memórias de uma Gueixa).
A edição é econômica, então, não possui orelhas mas achei a qualidade das folhas bem melhor do que normalmente elas são em edições desse tipo.
A diagramação é boa (margens, espaçamento e fonte); o tamanho da letra pode incomodar alguns porque é relativamente pequena mas achei tranquilo de ler.
Não há maiores detalhes nas páginas.


HISTÓRIA
A menina que não sabia ler se passa no ano de 1891, na Inglaterra e conta a vida de Florence. A menina de 12 anos é criada por empregados na mansão de seu tio no interior e, como os costumes mandavam, não era alfabetizada e só aprendia lições para ser uma ótima mãe e esposa.
Florence, mesmo sem a autorização para tal, aprende a ler depois de encontrar a magnífica e enorme biblioteca da mansão. E, a partir de então, descobre os mundos de Edgar Allan Poe, Shakespeare e tantos outros que os livros escondem.

Florence possui uma imaginação muito fértil e, entre sonho e realidade, as coisas começam a ficar um pouco confusas para a menina quando pesadelos com uma mulher misteriosa que quer ferir seu irmão se tornam constantes. Além disso, uma série de trágicos e surpreendentes acontecimentos, fazem as dúvidas aflorar em sua cabeça.



OPINIÃO
Eu estava muito ansiosa para ler o livro porque fazia tempo que não lia um livro onde não soubesse absolutamente nada da história. O enredo me surpreendeu bastante porque o livro, apesar da capa meiga, se encaixaria mais na categoria suspense e não era exatamente isso que eu esperava.

Até a metade do livro, onde a descrição da vida e dos hábitos de Florence acontecem, não sabemos muito bem o que esperar da história, que rumo ela vai tomar ou qual o objetivo do autor. Da metade para o final e com o aparecimento da governanta, contudo, as coisas tomam um ritmo frenético; os muitos acontecimentos bizarros, por vezes, me deixaram com uma interrogação na cabeça.

Apesar do livro ser bem escrito e prender o leitor, como todo bom suspense, achei o enredo bastante fraco com um final um tanto decepcionante. Só o que eu conseguia me perguntar era 'Como assim?' ou 'Isso é um sonho de Florence, não?'. O final não me agradou de modo nenhum porque, durante toda a história, diversas lacunas são abertas e eu fiquei aguardando ansiosamente para que alguma dessas lacunas fossem preenchidas, o que não acontece durante todo o livro.
Até terminar, pensei que ele fosse único e estava bastante decepcionada pois o final do livro não é nada conclusivo. Mas a Editora Leya mostrou recentemente a capa do livro 2, ou seja, teremos uma continuação e óbvio que eu quero ler para ver o desenrolar de todos os acontecimentos.

Resumindo, uma série de acontecimentos estranhos em uma velocidade alucinante compilam bem o livro. Explicações, consequências e o desenrolar da história devem ter ficado para a continuação.


TRECHOS

❤ "[...] pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha, e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante." - Pág. 37

❤ "[...] e havia outra foto, igual à última, só que agora uma criança pequena, uma menina, tinha se juntado aos outros. Ela estava em pé ao lado deles, os lábios apertados, olhando fixamente para o fotógrafo, como se estivesse pronta a pular em cima de quem se aproximasse, e seu olhar me fez estremecer e pensei em como não gostaria de encontrar essa criança [...]. e me dei conta: a criança assustadora era eu." - Pág. 60

❤ "- Porque tenho certeza de que ela não é quem finge ser. Acho que veio para cá com algum objetivo maligno. Estou quase convencida de que ela não é humana, que é uma espécie de ser do mundo dos espíritos, uma espécie de fantasma." - Pág. 193


Comprei o livro novo do Sebo Icária mas não lembro quanto paguei. Estou curiosa para ler o livro 2 e ver se algumas das minhas perguntas serão respondidas.

Todos os livros que já estão lidos e serão resenhados aqui no blog. Alguma preferência?

Pra acompanhar toda a minha leitura, ver resenhas e minha avaliação de livros, é só clicar aqui para ir até a minha página no Skoob.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário