Roteiro: Reserva Ecológica da Família Lima


Querem uma dica gostosa pra se aliviar desse calorão? Tem que ter água, né? Hahaha O passeio que eu vou indicar pra vocês hoje tem água, tem natureza, tem cascatas/cachoeiras e pode ser mais agitado ou mais tranquilo conforme o que você quiser pro seu dia.


No finalzinho do ano passado, dia 22 de dezembro, eu e namor fomos conhecer a Reserva Ecológica da Família Lima (site | Facebook), que fica no interior de Dois Irmãos, aqui no Rio Grande do Sul.
Acordamos cedinho e saímos de Novo Hamburgo demorando pouco mais de 1 hora para chegar na reserva - que fica aberta das 8h às 18h. A viagem não é longa mesmo pra quem sai de outras regiões do estado, como Porto Alegre, mas tem um ponto ruim: os vários quilômetros de estrada de chão são muito ruins. Vale ir preparado pra encarar. Namor falou que dá pra chegar na Família Lima por Santa Maria do Herval também, talvez a estrada seja melhor; vale tentar.

A entrada custa R$ 14,00 por pessoa no fim de semana e R$ 12,00 durante a semana. Deixamos o carro no estacionamento e fomos conhecer o lugar.
A reserva é um lugar pra conviver com a natureza mas com uma ótima infra-estrutura com restaurantes, bares, banheiros, churrasqueiras, mesas e muita sinalização - ótimo para levar crianças, diga-se de passagem.
No dia em que fomos, o tempo estava muito bom e muito quente e, talvez por conta disso, a área social - com mesas e churrasqueiras - estava muito cheia. Queríamos curtir a paz e a tranquilidade da natureza mesmo e a grande quantidade de pessoas no dia incomodou um pouco. 


Existem diversas trilhas muito boas de fazer na reserva, de nível fácil a médio, e sempre com uma agradável surpresa no "final": uma cascata ou uma cachoeira! São cinco espalhadas, de diferentes profundidades e alturas. Todas bem sinalizadas e com salva-vidas. 
Eu e o namor optamos por entrar apenas nas últimas porque as primeiras, claro, estavam super lotadas. Nas outras, já deu pra mergulhar, curtir a água gelaaada do dia, fazer saltos e brincar bastante.

Eu na cascata de 33 metros! 
Ali atrás dá pra ver as marcações com até o limite de onde podemos ir e os salva-vidas são rígidos com isso mesmo - e tem que ser!

Depois de conhecer todo o lugar e nadar um pouco, almoçamos. Não queriamos gastar muito, então, optamos por levar alguma coisa. Preparamos sanduíches reforçados, frutas, muita água e suco. Foi o suficiente para fazer uma refeição leve e restauradora. Mas, como disse, você pode fazer um churrasco ou almoçar nas diversas opções que a reserva proporciona.


Encontramos um gramado embaixo de diversas árvores e deitamos por lá para relaxar um pouco e tirar uma soneca (delícia!). Quando o sol baixou de novo, aproveitamos para explorar mais a última - e maior - cachoeira com 33 metros de queda. Nela, é possível fazer rapel e tirolesa pagando à parte mas confesso que achei caro - não me lembro qual era o valor - e não tão radical assim. Dispensamos e ficamos curtindo a água e a paisagem maravilhosa.
Vale falar que nessa última cachoeira tem uma "caverna" atrás da queda d'água e é um lugar fantástico.

Por volta de 17h, já extenuados, encaramos novamente a estrada péssima pra voltar.

Pra quem quiser visitar a Reserva Ecológica da Família Lima - há outras reservas no caminho mas não as conheço - vale ressaltar: a reserva fecha às 18h, ou seja, não há área de camping e só fica aberta de setembro a maio. 
Não esqueça de levar várias mudas de roupa, toalhas, água e comida, se for o caso. 

Aaah, e cuidem do lugar! Não deixem seus lixos espalhados pelas cascatas. A natureza é linda quando é admirada. 
E bom passeio!

Que vocês aproveitem tanto quanto nós aproveitamos!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário