Para eles: O Terno Certo


Acho que toda mulher gosta de admirar um homem de terno. É lindo, é clássico e é fino. Eu amo, acho essa a roupa mais bonita do guarda-roupa masculino e, para ajudar o meu público masculino (e, como sempre, ajudar também as mulheres que quiserem auxiliar os homens de sua vida), reuni várias dicas para acertar no terno e nos detalhes. 

Para começar, vamos esclarecer o que é o terno. Terno consiste em todo o conjunto, ou seja, paletó, colete e calça; como eu disse, apenas o 'casaco' do terno é o paletó e o 'casaco' do terno com um corte mais despojado e usado no dia a dia é o blazer. Hoje, então, vamos falar bastante do paletó do terno e um pouco sobre a calça também.

Começando pelos três cortes existentes de paletó, vem comigo! E, meninas, continuem porque fiz uma seleção especial de gatos para ilustrar esse post.


Primeiro o CORTE AMERICANO, que tem ombreiras moderadas, uma modelagem mais ampla e apenas uma fenda nas costas. É o modelo mais confortável e casual dos três; é ideal para quem tem ombros largos ou quer esconder uma barriguinha, além disso, facilita a vida dos baixinhos porque é mais curto que os demais. Os únicos que devem evitar essa modelagem são os homens muito magros porque, mesmo com um terno ajustado, as proporções vão ficar estranhas.

Santoro maravilindo no seu terno americano - no qual eu não curti os botões mas é Santoro, né, gente? 


O segundo corte é o CORTE INGLÊS. Ele é mais acinturado que o americano, possui duas fendas traseiras e uma gola mais fina e pontiaguda; a cava é menor e a calça é reta. Este é o modelo mais tradicional de ternos - o que mais vemos nas ruas -, por conta de sua gola mais fina, linhas verticais se criam, o que alonga e afina a silhueta; além disso, as duas fendas trazem muita comodidade e facilitam os movimentos. 
O modelo inglês é, muito provavelmente, o mais procurado porque fica bem em todos os tipos de corpos, sem restrições. E ainda dá uma valorizada em algumas silhuetas.

Taylor Lautner no seu modelo inglês. Faltou um pouco mais de cuidado na produção mas para ilustrar o modelo, eu gostei.


O último modelo de paletó é o CORTE ITALIANO; ele é o mais estruturado dos três, com ombreiras e cintura bem marcada; é mais justo no peito e mais longo. A calça é mais justa e tem o cós mais baixo. Sem dúvida, é o mais elegante e o mais difícil de usar. Ele cria um triângulo invertido no corpo dos homens, dando um ar de autoridade que, no entanto, só fica bem nos homens em forma e, por ser mais comprido, só favorece os homens mais altos também.

Chuck Bass - saudades! - é o rei dos ternos italianos e das combinações exóticas e maravilhosas. E nem reparem na braguilha um pouquinho aberta, meninas haha.

Depois de ter o corte do terno bem ajustado ao seu corpo, é importante saber usá-lo e a regra de ouro, nesse caso, é sempre deixe o último botão aberto. Mas tem mais detalhes, então, vamos conferir.

Jude Law e Hugh Jackman estrelando as abotoaduras mais clássicas.

Os paletós com dois botões são os mais clássicos e mais fáceis de usar e seguem a dica básica ali de cima: o último botão SEMPRE fica aberto. O de três botões passa um ar mais conservador mas a regra segue a mesma.

Joe Jonas e Ryan Goslindo arriscando e acertando! 

As outras opções, mais arriscadas e mais difíceis de encontrar, são os paletós de um botão e o de abotoadura dupla. O terno de um botão deve ficar abotoado e pronto; já o duplo deve seguir a regra básica também, ou seja, o último botão fica aberto, os outros todos fechados imprescindivelmente.

Mais algumas diquinhas para os boys de plantão:
* O bumbum deve ficar coberto pelo paletó. No caso de modelagens mais curtas, ele deve terminar na altura onde o bumbum começa;
* O ideal é que as mangas da camisa apareçam 0,5 cm e que as mangas do paletó terminem no ossinho do pulso. Exatamente como nosso Ryan amado faz ali em cima.
* A calça não pode ficar amontada na frente e, atrás, deve terminar um dedo acima da sola do sapato.

Passados os detalhes técnicos, vamos para a parte que depende muito mais do gosto e estilo de cada um: a eleição da cor do terno.


As cores mais clássicas e mais indicadas para eventos noturnos são o preto, o cinza e o azul-marinho. Os de risca-de-giz também são indicados mas é bom reparar nas listras, que quanto mais finas, mais chiques. 
Os outros tons (verde, bege, marrom) e padronagens (poá, quadriculado, listrado) são muito mais ousadas e indicadas para eventos mas informais ou de dia. 

E pra quem quiser conferir a importância e a diferença que um terno no modelo certo e bem ajustado ao corpo faz, é só apertar aqui porque a revista GQ americana foi às ruas e mudou o estilo de alguns homens. Vale a pena ver!

Podem me contar agora o que acharam do post. Espero que tenham gostado e, acima de tudo, que tenha ajudado a todos os homens que não querem fazer feio nessa roupa tão linda.
Meninas, a seleção de modelos está aprovada? Sentiram falta de alguém?
Comentem ou mande e-mail (podem sugerir pautas para a tag também!) para coisaetal.fer@gmail.com.

Beijos, amores.

Fonte: Blog Estação e Blog Experimenta, amiga!
Fotos: Pinterest e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário