Devorando...


O título tem a ver com comida mas quem é apaixonado por livros, assim como eu, sabe que não devoramos apenas deliciosos quitutes (palavra estranha!) mas, também, páginas e mais páginas. Então, vou dar algumas dicas pra vocês de livros, são os últimos que comprei e, apesar de ainda não ter terminado de ler nenhum, estou mega animada com eles.

O Castelo - Franz Kafka


Kafka tem um estilo único de escrever. Em suas obras, os personagens não são exatamente descritos porque servem para simbolizar todas as pessoas oprimidas pelas regras da sociedade, pelas que percebem suas vidas sem rumo e veem todas as situações cotidianas contra eles próprios. É assim no caso d'O Castelo também. O personagem K. se encontra perdido em uma cidade que não conhece e cercado por pessoas que não sabem se são de confiança e se falam a verdade. 

Com um estilo diferente dos que costumo ler, o escritor alemão mostra toda a sua genialidade ao deixar a maior parte da história  - confusa - sob o pensamento do leitor, o que transforma a obra em muitas histórias diferentes. Os livros de Kafka são aquele tipo de livro em que a narrativa não é valorizada até que você entenda o contexto da época da escrita do livro e a realidade da vida do autor.

Portanto, vale a leitura do livro, não apenas de O Castelo como A Metamorfose e O Processo mas também conta a pesquisa sobre o autor, o conhecimento sobre sua vida e trajetória.

O Castelo - Franz Kafka
Editora Ediouro - Coleção Clássicos de Bolso - 249 páginas




Ganha três estrelas por ser um livro cansativo de ler por conta da linguagem e da narrativa e porque sei que pessoas que não sejam fissuradas em leitura, não aguentarão a tarefa.

Paixão Pagu - A Autobiografia Precoce de Patrícia Galvão


O livro são cartas de Patrícia Galvão a Geraldo Ferraz, seu marido, escritas por volta de 1940 após ela ser liberta da última de suas 23 prisões na época do governo Vargas, quando era considerada inimiga de estado.

No livro, Pagu conta um pouco de sua militância política, de seu casamento com Oswald de Andrade, de seus encontros com personalidades que marcaram o Brasil como Luís Carlos Prestes, de suas prisões e de sua decepção com o movimento comunista. Acima de tudo, demonstra tristeza pela sua dedicação à uma ideia da qual ela apenas achava conhecer.

Uma das maiores personalidades femininas do século XX expõe seu feminismo ao mundo em um livro emocionante que, aqui no blog, ganha quatro estrelas porque podia ser muito maior, delicioso de ler e saber e acompanhar e torcer.

Paixão Pagu: A Autobiografia Precoce de Patrícia Galvão - Organização de Geraldo Ferraz
Editora Agir - 1ª edição - 159 páginas





Ainda não li mas estou tão ansiosa pra fazê-lo que venho lendo uns trechos aleatórios há tempos e cada vez, minha vontade só aumenta.

Meus Dias de Escritor - Tobias Wolff


A história desse livro se passa numa escola para de alto nível na Nova Inglaterra onde todos os anos os alunos são estimulados a escrever contos para um concurso literário. O prêmio é conhecer o grande autor que irá visitar a escola e que escolherá, ele mesmo, o melhor texto dentre todos - o autor em questão é Ernest Hemingway. Nessa disputa, amizades e parcerias são postas à prova.

Meus Dias de Escritor - Tobias Wolff
Editora Ediouro - 211 páginas



O livro me chamou a atenção mas não sei o que esperar. Li coisas boas e ruins e espero que me surpreenda, ganha três estrelas por ter dividido opiniões e eu ainda não ter formado a minha mas a história me fascinou.

Ao homem que não me quis - Ivana Arruda Leite


Paixão Pagu e esse livro estão disputando para ser o próximo que começarei a ler. Fiquei completamente apaixonada pelo trecho no final do livro e não pensei mais se ia comprar ou não, apenas comprei. São 18 contos curtinhos, rapidinhos e deliciosos de ler que rodam em torno de um tema e um cenário central: mulheres urbanas, apaixonadas, loucas e sem limites.

Gosto e não gosto de contos. Gosto por ser uma leitura geralmente tranquila, prazerosa e engraçada e não gosto porque sempre quero mais, quero que o personagem se desenvolva mais, então, vamos ver como será com Ao homem que não me quis.

Ao homem que não me quis - Ivana Arruda Leite
Editora Agir - 87 páginas



Este ganha quatro estrelas porque é curtinho mas estou doida pra acrescentar mais uma e leiam o trecho que me conquistou:

"Quem me vê com esta coroa na cabeça e este manto crevejado de brilhantes sobre as costas é incapaz de me imaginar nua embaixo do corpo de Felipe, este mesmo que se ajoelha à minha frente e me jura fidelidade cmo um ´sudito qualquer. À noite, nos aposentos reais, ele sempre expressa um certo nervosismo ao me ver de pernas abertas. Eu entendo. Não deve ser fácil comer uma rainha." - Do conto Xeque-Mate.

Beijos.
Comentem ou mandem e-mail para coisaetal.fer@gmail.com com seus livros preferidos ou sua opinião sobre esses.

Obs. 1: As estrelas podem mudar mais adiante, pessoal, quando eu tiver terminado de ler cada um dos livros mas, inicialmente, pelas críticas da internet, essa é a "nota" deles.
Obs. 2: Pensei em colocar os preços para vocês mas achei uma variante enorme; se forem comprar, procurem bastante. Comprei todos - com exceção d'O Castelo - por R$ 4,90 cada em uma feira na praia, melhor preço impossível. O Castelo comprei na Feira do Livro de Pelotas por R$ 12,00, ótimo preço também, é só procurar.

Fonte: Wikipédia, Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário