Roteiro: Parque Nacional Santa Teresa - Uruguai


Feliz 2016!
Vamos começar os posts nesse novo ano? Eu já estou na correria de estágio mas segunda-feira que vem tem a tag 'Diário' pra eu compartilhar tudo com vocês e, enquanto isso, falo um pouco da rotina no Snapchat (se ainda não me vê por lá, vem! É fehzenatto!).


Mas hoje vou apresentar pra vocês um lugar incrível, que conheci rapidinho pela primeira vez ano passado e, depois de voltar mais duas vezes para explorar esse paraíso, já posso descrever com detalhes toda a experiência incrível de visitar e conhecer o Parque Nacional Santa Teresa, no Uruguai.

O Parque fica localizado na cidade de Castillos a 45km do Chuí, a cidade que marca a divida Brasil - Uruguai; como moro em Pelotas, acaba ficando super pertinho para fazer uma viagem de carro até lá e aproveitar um dia inteiro das muitas opções que ficam dentro do parque.


O Parque Santa Teresa é guardado pelo exército uruguaio e serve para resguardar o Forte Santa Teresa. A entrada no parque é gratuita mas a entrada no Forte, para visitar o museu que fica lá dentro, custa 4 reais.
Vou contar um pouquinho sobre tudo que há dentro do Parque Nacional já que, depois de 3 visitas, consegui conhecer tudo e ficar ainda mais apaixonada pelo lugar.

FORTE SANTA TERESA 
A construção que mais se destaca em todo o Parque é o Forte Santa Teresa. Na verdade, o que vemos por fora são as muralhas do forte e é dentro dele que fica localizado o principal museu de lá. Dentro as diversas construções que ficam dentro do forte - que se localiza em cima de um morro e tem visão privilegiada das guaritas onde ficavam os guardas - temos espaços reservados para entender como organizava-se a vida dentro do forte em época de guerra. Podemos ver a sala de munições, a cozinha, a sala de reuniões, a sala com espingardas e espadas, a capela, as latrinas e junto a isso diversas peças históricas maravilhosas!


JARDIM BOTÂNICO
Eu ia dizer que o jardim botânico é  lugar mais bonito do Parque mas logo lembrei das diversas praias que ficam dentro dele e fiquei na dúvida. Mas o Jardim Botânico sem dúvida me deixou de queixo caído, parece cenário de filme da Jane Austen, muitos jardins ornamentais com as mais diversas flores. São duas estruturas - um jardim aberto e um jardim de inverno. Por aqui, não há muita atividade mas a experiência de admirar as plantas, sentir o cheiro, o barulho de água e de música relaxante me traz um sensação de paz ainda agora.


ZOOLÓGICO
Eu sou um pouco contra zoológicos e, ao mesmo tempo, fico fascinada com a possibilidade de ver animais exóticos tão de perto. E também nessa questão o Parque Nacional me surpreendeu. Por lá, o zoológico - não preciso dizer novamente que é um lugar belíssimo com lagos, passarelas e parquinhos para crianças - abriga apenas espécies mais comuns na América do Sul e muitos animais ficam soltos, convivendo uns com os outros e com a gente também. Já encontrei por lá diversos pavões, capivaras, veados, cabras e outros animais soltos. Além desses, é possível ver um infinidade de pássaros, lhamas, porquinhos-da-índia, coelhos, jacarés, tartarugas e macacos (incluindo um enorme e lindo babuíno que me deixou fascinada nessa última visita). Adoro o zoológico porque adoro esse contato com os animais, me sinto pertencente ao todo, ao mundo.


PRAIAS
A primeira vez que eu cheguei perto da praia La Moza soltei um alto e sonoro palavrão porque a beleza daquela paisagem me encheu por completo. Dentro do Parque Santa Teresa, estão localizadas 4 praias que são a La Moza, Las Achiras, Cerro Chato e Playa Grande. A mais movimentada é La Moza mas todas possuem lugar para camping, banheiros com chuveiro e água quente e um mercadinho por perto. Além disso, é muito bom surfar por lá já que, dependendo do vento e da maré, é possível encontrar ondas em determinadas praias. No Uruguai, a água do mar sempre é um pouco mais gelada mas nessa época de alto verão, acho super tranquilo tomar banho por lá, contudo, se for por novembro ou março, a água estará bem fria e é sempre bom levar um casaco porque o vento fica gelado.
Garanto a vocês que as praias são maravilhosas - vocês já entenderam que o lugar é lindo? - e vale a pena passar para conhecer uma a uma.
Se não gostar de praia, ainda há o El Chorro, duas piscinas de água natural que são deliciosas.


Além de todos esses lugares para visitar, cada vista é de encher os olhos. Existem milhares de lugares para serem fotografados e imagino que o Parque deva ficar belíssimo na primavera (eles possuem um roseiral com mais de 330 espécies de rosas)!
É um passeio para um casal, para uma família e até para quem quer curtição - já que durante alta temporada do verão e, especialmente no carnaval, não é fácil encontrar um lugar para colocar uma barraca.

O que eu mais gosto de lá é o ar puro, o silêncio, a natureza linda, as praias paradisíacas e os cantinhos escondidos que vão surpreendendo nosso olhar cada vez mais. Ou seja, gosto de tudo.

Alguém já visitou? Ficaram com vontade?
Beijos.

2 comentários:

  1. Fêh!! Que saudade de passar por aqui *-* e meu Deus que fotos maravilhosas.Fiquei apaixonada por tudo <3, tão lindas as praias, parece cenário de filme rs.

    Gostei também do Jardim, sou muito viciada em conhecer espécies de plantas novas <3

    Um beijão ^^

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Saudade também! Estávamos as duas sumidas, hein!
      É muito fácil tirar fotos lindas no Forte, o lugar é incrível e para onde se olha tem uma paisagem. O jardim me conquistou também, é de uma paz sem tamanho!

      Beijos.

      Excluir