Acabei de ler: Morada das Lembranças - Daniella Bauer


Adoro fazer resenhas de livros queridos, ainda mais se não apenas a história for encantadora como também todo o projeto que envolve o livro. E, se não bastasse isso, fiquei bem orgulhosa das minhas fotos para a resenha e espero que vocês gostem também.


O segundo livro que solicitei pela parceria do blog com a Editora Biruta foi Morada das Lembranças, escrito por Daniella Bauer. O livro é um lançamento de 2014 da Editora Biruta e, recentemente, recebeu o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional na categoria Literatura Juvenil.


ASPECTOS FÍSICOS
A Editora Biruta tem uma grande quantidade de publicações infantis que, como a gente sabe, se tornam mais interessantes para as crianças se vêm associadas a figuras relacionadas com a história, tornando a experiência da leitura incrível. E acho fantástico como a editora não deixou de lado essa característica de fazer um projeto gráfico que valorizasse ainda mais a história também para os livros juvenis.
É o segundo livro da editora que tenha a oportunidade de ler e já posso afirmar que  o cuidado que eles têm com as suas publicações é algo realmente admirável.

O livro é todo ilustrado com grafismos cujas cores variam conforme a história vai correndo, em horas mais tensas, as cores são mais escuras, em momentos esperançosos, as cores seguem o padrão alegre. Adorei!
As folhas são brancas e a diagramação do livro é diferente do que costumamos ver pois tem uma coluna lateralizada com uma margem central bem grande. As demais margens são boas e, muitas vezes, o texto varia com o grafismo da página. 
A fonte é boa e o tamanho da letra é um pouco maior que o normal. 
São 200 páginas e 10 capítulos sendo que cada um deles possui duas páginas com o título do capítulo e o grafismo com as cores correspondentes. Acho lindo!


HISTÓRIA
O livro segue a história de uma menina no início de sua infância até sua vida como uma mulher precocemente formada. Essa menina/mulher não tem nome mas nos conta sua história ao mesmo tempo em que a conta para sua neta. 
Tudo começa quando nossa protagonista judia é obrigada a fugir da Rússia, seu país natal, junto com sua mãe e seu irmão ainda bebê após seu pai ser morto durante a Revolução Russa de 1917. Acompanhamos a difícil trajetória desses três personagens, as coisas a que são obrigados a abrir mão e a se acostumar. 
Sua viagem começa partindo de sua casa com as poucas coisas que podem carregar para uma longa e extenuante viagem de trem até um abrigo provisório na casa de um amigo. Depois, na segunda parte da viagem, eles precisam pegar um navio - e enfrentar os desafios de sobreviver a ele - rumo ao Rio de Janeiro onde encontrariam a avó que há muito tempo os havia deixado.
É claro que os intermeios da história tornam tudo extremamente fascinante e cada etapa por que a menina vai passando, nos faz amadurecer junto com ela e também a entender seus pensamentos um pouco mais. 


OPINIÃO
Assim como Batendo à Porta do Céu, Morada das Lembranças não gira em torno de um grande mistério ou suspense mas cada pedacinho da história acaba nos levando a conhecer essas pessoas que, de tão próximas que se tornam, nem precisam de um nome. No fim, acabamos nos sentindo como a própria neta que escuta as histórias de sua avó.

É quase palpável o crescimento e o amadurecimento da personagem principal; no início, ela se achava adulta por conseguir lavar sua própria calcinha e ao final descobre que precisamos de maturidade para abandonar velhos hábitos que nos fazem mal. 
Eu guardei um carinho especial pela história por ter esse sentimento de verdade, de que podia ser com qualquer um. Além disso, acho interessante como a autora conseguiu anexar diversos elementos históricos de forma leve na história, seja pela Revolução Russa, seja pela imigração das polacas ao Brasil - aliás, gostei muito da explicação no final do livro sobre essa parte da história que eu realmente desconhecia. 

Para mim, as melhores partes do livro foram as pautadas pela relação da protagonista com sua mãe. Achei a relação delas extremamente tocante e os sentimentos que nossa protagonista sente ao passar por situações difíceis realmente se tornaram os meus sentimentos. 
Tudo no livro se baseia em moradas, que por mais permanentes que pareçam, são todas passageiras. E é incrível como a menina da história percebe e lida com esse desafio constante de adaptação e despedidas, guardando lembranças boas e ruins de cada lugar por onde ficou.
O livro tem uma leitura fácil, que flui rapidamente devido a diagramação, ao tamanho da fonte e a história que, por mais que possa tratar de temas pesados, consegue ser leve sem ser superficial. Acho essa habilidade incrível! 

Daniella fez um ótimo trabalho em seu romance de estreia. Recentemente, vi na página do Facebook da Editora Biruta que a autora foi autografar o livro em uma escola e é exatamente assim que vejo o livro: como uma leitura ótima para despertar a curiosidade de estudantes sem ser agressivo demais mas, ao mesmo tempo, trazendo para a nossa realidade assuntos que podem parecer muito distantes.


TRECHOS
 "Aquela seria minha última morada. Eu que tive tantas! Seria realmente um descanso. Meu alívio. A morte demorou a chegar para mim, até isso tive de esperar. Muitas vezes ansiei por ela, chamei-a. Ela só escuta quem não a deseja. Piada sem graça da vida, ou melhor, da morte." 
- Pág. 17

❤ "Nascemos e precisamos, primeiramente, apropriar-nos de nós mesmos, depois conseguimos enxergar o outro; mas, curiosamente, é só através do olhar do outro e com o outro que nos humanizamos. Quer equação mais complexa que essa? Quantos paradoxos cabem em uma só vida?" 
- Pág. 41

❤ "Após descermos mais de três níveis, chegamos ao inferno. Não sei como ele é, mas deve se parecer com aquilo."
 - Pág. 86


No fim, Morada das Lembranças trata de uma história profunda e dolorosa mas que com os pensamentos de nossa protagonista se torna tocante e próxima. Nada menos que uma linda história!

Para acompanhar as minhas leituras, resenhas e notas, é só me adicionar no Skoob.
Beijinhos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Biruta, após solicitação, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, exponso sempre a opinião sincera em relação à leitura. O pagamento é a alegria de difundir livros especiais para as pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário