Acabei de ler: Batendo à Porta do Céu - Jordi Sierra i Fabra


Estou até nervosa para começar a escrever haha. Parece que é a primeira resenha de livro que estou fazendo para o blog. Essa é, realmente, uma resenha muito especial porque é a primeira da parceria do blog com a Editora Biruta!
Estou apaixonada pela editora, pelo livro, pelo cuidado e se preparem para um post cheio de amor!


O primeiro livro que escolhi solicitar para a editora foi Batendo à Porta do Céu, escrito por Jordi Sierra i Fabra com tradução de Catarina Meloni. Publicado, claro, pela Editora Biruta, na primeira edição de 2013. 
O livro é premiado pelo mundo afora tendo recebido 3 prêmios importantes, o Cervantes Chico em 2006, o Edebé de Literatura Juvenil em 2006 e o White Ravens em 2007.

ASPECTOS FÍSICOS

Acho que deu para perceber pela quantidade de fotos que eu não consigo me controlar com a beleza desse livro, né?!
A capa é maravilhosa, adoro esse símbolo, e a combinação de cores (um roxo com laranja) é chamativa sem ser cansativa. 
As folhas são amareladas, a letra é de um tamanho padrão, o espaçamento também e as margens tanto interna quanto externa são um pouco maiores do que em outros livros que tenho. 
Além disso, o livro é cheio de páginas com diagramação diferenciada. Cada capítulo inicia com imagens em laranja e marrom e uma frase de abertura. Há pequenos detalhes junto com a numeração das páginas e para subdividir os capítulos. 
São 312 páginas, dividas em Prefácio, Introdução, Primeira, Segunda e Terceira Partes, totalizando dezenove capítulos.


HISTÓRIA
O livro acompanha Sílvia, uma estudante de medicina, que mora na Espanha e possui uma altíssima qualidade de vida. Contrariando sua família e seu namorado, ela decide ir para a Índia durante as férias de verão para trabalhar como voluntária no hospital RHT.
Lá, além do óbvio choque de realidade, Sílvia irá tentar avaliar qual caminho dentro da medicina escolherá seguir e também terá que tomar grandes atitudes - médicas e não-médicas - pelas pessoas. 
Sílvia acaba se contagiando com o país e com seu povo, se fascina pelas suas peculiaridades e se entristece com as suas carências. 

Queria poder contar mais da história mas não quero fazer spoilers. Acho que isso é o máximo que posso falar.

❤ 
OPINIÃO
Quando estava escolhendo o livro que iria pedir para a parceria e lendo as sinopses no site da editora, Batendo à Porta do Céu chamou a minha atenção imediatamente porque me encontrei em Sílvia, afinal, também sou estudante de medicina e tenho muita muita MUITA vontade de fazer trabalho voluntário e até "trabalhar" por isso.
Com o passar da leitura, posso dizer que só me identifiquei cada vez mais com Sílvia porque ela é uma mulher extremamente decidida, valente e sensata, que tenta suprimir suas fraquezas mas que, por vezes, acaba se rendendo. Em nenhum momento, discordei das atitudes da protagonista e mesmo quando pensei que iria me decepcionar, a história sofreu uma reviravolta e deu tudo certo haha.

O livro é focado na vida de Sílvia, ou seja, nas relações que ela tem com a família, com ex-namorado, com os médicos do hospital, com os habitantes do país, enfim. Mas acho legal o modo como o autor conseguiu incluir a parte médica da história, representada por diferentes mas importantes pacientes que tocam Sílvia de um modo especial. Eu queria mais dessa parte médica mas entendo que, para o livro não se tornar exclusivamente sobre medicina, foi preciso representar toda essa parte com esses determinados pacientes (três que mais me marcaram).

No início do livro, quando uma das história começou a se desenrolar, pensei que já estivesse sabendo o final do livro e até confesso que me decepcionei um pouco porque era exatamente esse o final que queria. Para minha surpresa, contudo, a história não foi clichê e acho isso muito importante para elevar a qualidade de livro. 
No fim, o final feito pelo autor é bem mais realista do que o que eu tinha imaginado.

A história é bastante envolvente mas poucos capítulos deixam um assunto pendente para o próximo, o que pode diminuir o ritmo de leitura. Cada capítulo tem praticamente uma pequena história dentro de si e, apesar do ponto negativo de tirar o suspense, cria sempre um interesse sobre a partir de onde e como a história continuará.

No final, fiquei completamente encantada pelo livro e pela personagem principal, que acabou se tornando uma das minhas preferidas de toda literatura. O livro consegue tratar de diversos assuntos pesados (trabalho voluntário, pobreza, morte, abdicação de conforto, tristeza) de uma forma agradável, tornando tudo mais fácil de encarar e até mais bonito. 


TRECHOS
"- Não somos capazes de entender a Índia, é impossível, são muitos contrastes. Nós a amamos, e isso basta. Mas suponho que é isso que a torna algo vivo, mágico. Tudo o que for dito a favor ou contra é verdadeiro. É um país rico em recursos naturais e, no entanto, a pobreza é endêmica." 
- Pág. 38

"Às vezes tenho medo de que a vida passe muito rápido, sem me dar tempo de fazer tudo o que quero. [...] Não quero chegar ao último suspiro sem ter esgotado minhas possibilidades, sem saber que minha passagem pela Terra valeu a pena. Quero morrer saciada, e este, infelizmente, é um mundo que precisa que muitas pessoas se dediquem a ele." 
- Pág. 113

"Morta por ter nascido pobre e condenada de antemão, em um país que exigia força onde ela não existia e resistência em meio à precariedade do dia a dia. O fim dos inocentes.
Ou da inocência." 
- Pág. 171


Pra acompanhar todas as minha leituras e opiniões, é só adicionar lá no Skoob.
Ficaram curiosos com o livro?
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Biruta, após solicitação, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar ou divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura. O pagamento é a alegria de difundir livros especiais para as pessoas!

6 comentários:

  1. Oi Fê!
    Sabe aquela história que não se pode julgar o livro pela capa... eu compraria só pela capa e pelas demais páginas uauhauahauah brinks.
    Essa história é do tipo que me prende. Só de um trecho que eu li do post, já me identifiquei um pouco com a Silvia.
    Quero adquiri-lo em breve.

    Beijos
    www.decahaz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o projeto gráfico do livro é fantástico, Camila.
      Mas mais do que isso a história dele é incrível e não é aquela básica de romance ou suspense ou ficção que estamos acostumadas, sabe? Isso acaba nos aproximando demais dos personagens!

      Indico demais!
      Beijos.
      Obrigada por comentar e volte sempre.

      Excluir
  2. Adorei o comentário que você fez do livro. Traga-o, quero lê-lo. Sei que é devoradora de livros, mas organize seu apartamento e venha logo para casa passar as férias, estou te esperando, com muitas saudades. Bjsss, te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, teus comentários são os melhores!
      Levo, sim, mas não pode reclamar que fico levando livro pra casa hein haha.
      Pode deixar, já chego aí. Também estou com saudades!
      Beijo.

      Excluir
  3. Parece ser muito bom ótima resenha e ele é tão lindinho <3 <3
    Beijos http://leticiiaketly.wix.com/leticiaketly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, Letícia. E a Biruta, que é a editora dele, só faz livros com diagramação incrível.
      Vale a pena a leitura.

      Beijos.
      Obrigada por comentar!

      Excluir