Acabei de ler: Em Chamas - Suzanne Collins


A resenha de hoje é do livro Em Chamas, o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes (clique aqui para conferir a resenha do primeiro livro), escrito pela Suzanne Collins e publicado pelo selo Jovens Leitores da Editora Rocco e essa é a primeira edição (2011).


ASPECTOS FÍSICOS
O livro mantém a diagramação do primeiro e preciso dizer que gosto muito disso, me incomoda demais quando livros de uma mesma série têm estilos diferentes.
Os aspectos mantidos são o estilo da ilustração, os detalhes em alto relevo e textura, folhas amareladas com boa fonte e tamanho de letra, margem e espaçamento. Os detalhes, novamente, ficam restritos ao início dos capítulos e partes do livro.
São 413 páginas com 3 partes. A Parte I é chamada A Fagulha, a II é o Massacre e a III, O Inimigo, totalizando 27 capítulos.


HISTÓRIA
ATENÇÃO! Essa resenha pode conter spoilers sobre o primeiro livro da série, Jogos Vorazes.
Após o fim surpreendente de Jogos Vorazes, Katniss - agora uma vencedora - volta para o Distrito 12, onde tem sua vida modificada: recebe uma casa nova e comida na Aldeia dos Vitoriosos juntamente com Haymitch e Peeta, com esse último, contudo, ela não mais conversou ou conviveu.
Katniss ocupa agora seu tempo caçando e ajudando as pessoas do Distrito. Em meio a isso, se encontra com Gale e tem esperanças de ter uma vida normal novamente. Até o momento em que é convocada para a Turnê dos Vitoriosos que ocorre todos os anos antes da próxima edição dos Jogos; esse evento vem para lembrá-la de que sua vida nunca estará totalmente desprendida da Capital e da exposição.
Obrigada a fingir novamente um relacionamento com Peeta, diversas novidades vão surgindo no caminho como os preparativos para o seu casamento, sua gravidez, os rumores de rebelião nos distritos, a pressão do presidente Snow para que ela não incentive ações e o Massacre Quaternário!
A cada 25 anos, os Jogos Vorazes têm suas regras modificadas para um edição ainda mais horripilante. As regras da vez: os tributos serão escolhidos apenas entre os vencedores de cada Distrito, ou seja, Katniss irá novamente para a Arena. Mais do que isso, Peeta tem 50% de voltar para lá também!


OPINIÃO
Quem leu a minha resenha para Jogos Vorazes viu que eu fiquei completamente enlouquecida com o livro e devorei ele muito rapidamente. Após o seu término, fiquei extremamente ansiosa para a leitura do próximo porque o primeiro livro se encerra com uma promessa muito grande.
Sendo assim, fiquei decepcionada ao ler os primeiros capítulos de Em Chamas. No início do livro, Katniss está tentando viver a vida que tinha antes dos Jogos Vorazes em seu Distrito, sem sinal de seu grande ato e suas consequências.
Confesso que passei boa parte do livro entediada e a leitura, claro, não fluiu tão rapidamente. Achei a Turnê da Vitória chatinha também e, após, as preparações para o Massacre Quaternário foram, para mim, mais do mesmo; conhecemos toda a rotina no primeiro livro e lá ela era emocionante, nesse acabei achando monótono.


O livro só ficou melhor classificado porque gostei muito do Massacre Quaternário. Os tributos desses Jogos são MUITO mais interessantes que os do primeiro livro, afinal, todos eles já foram vencedores e estão ou decididos a vencer novamente ou estão completamente loucos depois de anos remoendo as lembranças. Além disso, a Arena da 75ª edição é muito muito muito interessante e bem montada, proporcionando desafios diferentes. Essa foi a melhor parte do livro para mim, foi incrível e a que li mais animada!
Contudo, novamente decepcionei-me com o livro no final. Não que eu tenha achado o final ruim mas achei ele confuso, diria até mal escrito. Achei que Suzanne não conseguiu descrever com perfeição os eventos e só fui entender mesmo após ver o filme porque não consegui criar a imagem em minha mente.

Minha conclusão é que o livro tentou repetir uma fórmula que deu super certo no primeiro livro mas que, apesar das diversas páginas em que a ação se torna realmente eletrizante, não deu certo devido à falta de novidades.
O estilo de escrita de Suzanne Collins torna o livro ainda assim agradável mas a história em si realmente não me agradou.


TRECHOS
❤ "O cheiro de sangue... estava no hálito dele.
O que ele faz?, imagino. Será que ele bebe? Eu o imagino tomando em uma xícara de chá. Mergulhando um biscoito na coisa e puxando-o embebido em vermelho." - Pág. 38

[...] o cheiro de todos aqueles dias de inverno que compartilhamos antes dos Jogos. Não tento me mover. E por que deveria, afinal de contas? Sua voz se transforma num sussurro. - Eu te amo.
Esse é o motivo.
Eu nunca vejo essas coisas chegando. Elas acontecem rápido demais." - Pág. 108

"- Então o que a gente devia fazer nos nossos últimos dias?
- Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você - responde Peeta." - Pág. 258



Comprei toda a trilogia em um box no Submarino e fiz um book haul com os diversos livros que adquiri na promoção.
Me adiciona no Skoob para acompanhar todas as minhas leituras e avaliações.

Concordam comigo sobre Em Chamas ou as minhas expectativas estavam muito altas?
Beijos.

Fotos: Mãe linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário