Acabei de ler: Ísis Americana - A Vida e a Arte de Sylvia Plath - Carl Rollyson


Hoje vou falar pra vocês sobre uma biografia que foi extremamente instigante para mim; o livro em questão é ÍSIS AMERICANA - A VIDA E A ARTE DE SYLVIA PLATH, escrito por Carl Rollyson e publicado pela Bertrand Brasil em abril de 2015.


ASPECTOS FÍSICOS
O livro tem na capa uma foto de Sylvia Plath e eu não acho ela muito bonita, não. Mas gosto muito dos arabescos desenhados nas partes rosa e há verniz localizado no título.
Por dentro o livro não tem muitos detalhes, no início de cada capítulo há os anos a que ele se refere e um pequeno resumo de fatos do que ocorreu nessa época para depois partir para o texto em si.
O tipo e tamanho da fonte, as margens e os espaçamentos são ótimos. 
Na metade do livro, há 4 folhas de textura diferente que possuem fotos da vida de Sylvia Plath e eu acho super importante essa ilustração para que nós, leitores, nos identifiquemos com a pessoa real da biografada.


HISTÓRIA
Nessa biografia de Sylvia Plath, vamos conhecer toda a vida da autora consagrada desde sua infância perto do mar e sua relação conturbada e controversa com o pai e com a mãe passando por seu tempo de escola, faculdade e estágio - culminando na sua primeira tentativa de suicídio. Seguimos conhecendo mais sobre o embasamento da autora para escrever suas obras-primas (o romance A Redoma de Vidro e diversos poemas) e sobre os amores de Plath até Ted Hughes, seu marido herói. 
Culminando no suicídio que Sylvia cometeu colocando a cabeça dentro do forno a gás do fogão de seu apartamento em Londres após ter vedado o quarto onde dormiam seus dois filhos. 


OPINIÃO
Eu nunca li nenhuma obra de Sylvia Plath e conhecia a autora apenas de nome e o motivo para ter solicitado esse livro na parceria do Coisa e tal com o Catálogo Literário do Grupo Editorial Record foi ter ficado completamente fascinada pela sinopse do livro. E não me decepcionei.
A história de vida de Sylvia Plath é completamente fascinante! E só agora depois de ter lido Ísis Americana consegui compreender o grande mito que a autora é.

Para mim, as grandes virtudes dessa biografia é não se ater demais a escrever trechos da obra de Sylvia, o que poderia deixar a história longa e maçante; o que encontramos no decorrer do livro são apenas trechos pontuais de poemas da autora já que muitos deles são extremamente autobiográficos. Além disso, é possível perceber o quanto foi conturbado conhecer com precisão a história de Sylvia após sua morte devido a censura feita por seu ex-marido, Ted Hughes, por sua ex-cunhada, Olwyn Hughes, e por sua mãe, Aurelia Plath, a seus diários e anotações.

Com o decorrer da história, conhecemos Plath quase no seu interior e seguimos acompanhando a vida de uma autora que viveu tentando ser reconhecida por seu talento tanto nos Estados Unidos como na Europa, que lidou com as dificuldades e traumas de relacionamento com os pais e que era profundamente afetada por seus relacionamentos amorosos. Sylvia acabou por deixar, em parte, sua carreira literária de lado para focar na carreira do marido e na vida doméstica, recebendo depois o duro golpe da traição e depositando toda sua raiva, frustração e tentativa de retomar a vida em seus escritos.

O que mais posso destacar de Sylvia que me fascinou foi sua personalidade extremamente forte e determinada, sua vontade de vencer e seu extremo talento. Por outro lado, com a leitura também conheci a Sylvia mimada, de temperamento volátil e submissa. O que mais me entristece é sua obra só ter sido reconhecida após a sua morte. 

Para encerrar, achei o livro extremamente bem escrito e bem organizado apesar da grande discrepância de informações existentes sobre a vida de Sylvia Plath, ao mesmo tempo em que a história é instigante e nunca maçante. Fiquei completamente fascinada pela autora e com muita vontade de conhecer sua obra. Indico muito para todos os interessados em grandes nomes da literatura! Além disso, fiquei curiosa para conhecer também a biografia que Carl Rollyson escreveu de Marilyn Monroe, minha musa!


TRECHOS
❤ "Sylvia Plath é a Marilyn Monroe da literatura moderna." 
- Pág. 15

❤ "Tudo o que sofrera a levara ao encontro com Ted. Ele era a sua recompensa pela espera. Escrevia para a mãe num tom que sugeria que se acomodara para sempre. Estava em paz. Ted se transformara na obra da sua vida, e ela previa grandeza para ambos." 
- Pág. 160

❤ "Sylvia Plath nutria muitas ilusões sobre Ted Hughes, mas também tinha incríveis lampejos do homem real." 
- Pág. 197

❤ "'O casamento é um ninho de pequenos escorpiões, mas ele mata os grandes dragões', escreveu. Por mais que o casal insistisse em afirmar sua compatibilidade, é inconcebível que Sylvia escrevesse uma frase como essa - ao menos então." 
- Pág. 249


Dá para encontrar o livro em livrarias físicas, online (Amazon) e em e-book (Cultura e Amazon).
Confere o catálogo incrível da Bertrand Brasil clicando aqui e acompanhe a editora nas redes sociais para saber de todos os lançamentos para 2016 (site | facebook | twitter | instagram | snapchat grupoedrecord).
Para me acompanhar literariamente falando, me adiciona no Skoob!

E me contem já conheciam Sylvia Plath ou já leram alguma de suas obras? Fiquei extremamente curiosa!
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário