Acabei de ler: Meia-Noite na Austenlândia - Shannon Hale


Hoje tem mais uma resenha de livro aqui no blog. Não gosto de colocar posts com o mesmo tema tão seguidos mas acabei ficando apertada com os prazos em fevereiro com o Grupo Editorial Record, então, essa foi a solução. Mas prometo que mês que vem vou espaçar mais as resenhas, tá?


Meia-Noite na Austenlândia, escrito por Shannon Hale foi o segundo livro que solicitei para a Editora Record e é outro lançamento de fevereiro desse ano da editora. 
Eu não sabia mas esse é o segundo livro da autora com esse tema, o primeiro chama-se Austenlândia e, apesar deles não serem continuação, fiquei com muita vontade de ler o outro.


ASPECTOS FÍSICOS
Toda a diagramação do livro é incrível. Começando pela capa com o perfil de uma típica heroína de Jane Austen do Período Regencial e com a sombra de uma grande mansão que é um dos personagens principais dessa história.
Além disso, a capa tem duas texturas diferentes: verniz localizado nos detalhes e um toque sedoso no resto; junto com essas cores lindas que ficam perfeitas com o título do livro e também com a atmosfera dele.

O interior tem um tipo e tamanho de fonte padrão da editora, com boas margens e espaçamento. O único detalhe é o título dos dias na Austenlândia e em casa que são em itálico, simulando uma letra de carta antiga.


HISTÓRIA

OFERTA! Super promoção para estadia de 15 dias em Pembrook Park, uma mansão no interior da Inglaterra, onde você poderá se encantar e viver uma verdadeira aventura de um dos livros de Jane Austen. Consulte sua operadora de viagens e venha dançar e se apaixonar!

Charlotte chegou a um ponto da sua vida onde não há muita perspectiva. Apesar dos dois filhos e da boa vida financeira, toda sua felicidade desmoronou quando ela se separou de James, o traidor. Para fugir dos encontros arranjados por amigas, Charlotte se dedica a ler Jane Austen e a se apaixonar por seus heróis e heroínas.
Até que decide conhecer Austenlândia. Um lugar onde se vive no Período Regencial com espartilhos, saias pesadas, cabelos impecavelmente arrumados e, claro, homens lindíssimos e cavalheiros. Tudo não passa de uma grande encenação... até o momento em que Charlotte tem certeza de ter descoberto um cadáver em um quarto secreto da mansão. Ou será que era apenas uma luva de cozinha? 
A partir desse momento, ela passa a avaliar todas as supostas atuações tanto de atores quanto de outros visitantes. Será alguém culpado? Será alguém um assassino?


OPINIÃO
Não sou super fã de Jane Austen como Charlotte mas já li um livro da autora e consigo compreender a fascinação que ela causa com o período que descreve. E até fiquei com vontade de passar algumas férias vivendo assim também. 
Ou seja, assim que li a sinopse do livro, fiquei bem interessada, porém, o livro demorou para me prender; eu acabava ficando mais interessada pelos pequenos trechos que contavam sobre a vida normal de Charlotte do que sobre suas férias em Pembrook Park.

A história começa a ficar mais animada a partir do encontro do suposto cadáver. De início, Charlotte duvida do que viu por estar tomada pelo terror mas, ao começar a analisar todos os integrantes da mansão, o enredo se torna mais envolvente e passamos a nos perguntar sobre cada um dos atores; quem eles são de verdade? Todos parecem lindos e perfeitos mas... serão mesmo? Posso dizer que os três atores são realmente o grande ponto de interesse da história, causando reviravoltas e até mesmo brincadeiras enquanto as outras visitantes são sem graça e pouco aparecem. Não se pode dizer o mesmo de Charlotte que é uma protagonista meio infantil mas extremamente cativante, acabamos nos identificando, torcendo por sua felicidade e rindo da sua vontade de impressionar.

Li algumas resenhas do livro antes de terminar que diziam que o mistério era óbvio, muito fácil de desvendar mas acho que realmente sou ruim nisso porque não cheguei a uma conclusão depois de tudo resolvido. Depois, confesso, achei que era tudo óbvio demais. 
Acabei devorando o livro mesmo nessa parte final onde o mistério estava sendo resolvido. O livro não termina, contudo, com essa resolução tentando dar um final para a história de Charlotte mas nesse ponto a história me deixou chateada, não consegui acreditar no final arranjado, além de achar a tensão desnecessária e pouco verídica. 

Resumindo, Meia-Noite na Austenlândia é um livro divertido e leve, apesar das críticas quanto ao mistério, foi ele que me fez gostar da história. O que não me convenceu na história foi o romance que surgiu do nada ao meu ver. Quem é apaixonado por Jane Austen, vai ficar desejando essas férias - me levem junto! - e quem nunca leu, vai ficar curioso (e aí, sim, vai conhecer romances de verdade).


TRECHOS
❤ "O que ela poderia dizer? Eu gostaria de saber, Sra. Watlesbrook, se a senhora deu falta de um cadáver esta manhã? A senhora sabe se alguém foi assassinado recentemente e guardado em seu depósito? Talvez a senhora pudesse contar as cabeças e verificar a pulsação dos criados para ver se por acaso alguém está morto?" 
- Págs. 126 e 127

❤ "Se um assassino a quisesse morta, ele ou ela teria que encará-la como homem ou mulher e matá-la a sangue frio! Porque é uma forma muito mais legal de morrer. Acordada e ciente, para poder vivenciar o total horror nauseante da situação." 
- Pág. 159

❤ "- Você mais parece um dia de outono. Sua presença me faz ter certeza de que algo está para mudar, e é uma mudança que desejo e recebo de braços abertos." 
- Pág. 297


O livro já está disponível nas principais livrarias físicas e online (Amazon) e também em e-book.
Para acompanhar todas as minhas leituras e saber a nota que dou para as resenhas, me adiciona no Skoob.
E para conhecer todos os lançamentos e livros da Editora Record, clica aqui!

Beijos, amores.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Record, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura. O pagamento é a alegria em difundir livros especiais para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário