Dequeker: O Fotógrafo da Moda Contada


Existem diversos detalhes que a gente só começa a perceber quando se envolve bastante com um assunto, não é?! Faz algum tempo já que comecei a me interessar muito por moda e apenas recentemente que consegui associar vestidos ao seu estilista, juntar acessórios ao seu criador e também perceber que um ensaio foi clicado por determinado fotógrafo.


No quesito fotógrafos, especificamente, o profissional que mais consigo perceber o estilo impresso em seus editoriais é Jacques Dequeker. Primeiro, porque sou fã incondicional dele e, segundo, porque ele tem um estilo completamente próprio de fotografar e consegue perceber e registrar ângulos e luzes que não perceberíamos normalmente.




E eis que descubro uma grata surpresa ao pesquisar mais sobre ele para fazer o post. Ele é gaúcho de nascimento mas se define como um cidadão do mundo. No seu estilo único de fotografar e registrar momentos, ele tenta (e consegue!) conceber sempre uma história para as fotos que faz, percebendo nuances, paisagens e olhares.





Ele começou a fotografar aos 27 anos e, com apenas 3 anos de carreira, teve o primeiro ensaio publicado na revista Vogue Brasil. Hoje, colabora com diversas publicações nacionais e internacionais e já ganhou diversos prêmios.




Tem como grandes mestres Salvador Dali e Helmut Newton e como grandes influenciadores e colaboradores o fotógrafo Pedro Flores e o maquiador Duda Molinos.
Não apenas o universo da moda tem a honra de ser eternizado pelas imagens desse gênio. Seu trabalho pessoal e sua paixão é o registro de tubarões, pelo qual já ganhou prêmios também - óbvio! 




Dentro do universo da moda, expande a cada dia seu universo lúdico para criar histórias de diferentes maneiras; com a ajuda de sua produtora, a Cavalaria Filmes, passou a produzir fashion films de ótima qualidade. 




Vale muito visitar o site oficial de Dequeker porque é quase um pecado ter que escolher um número determinado de fotografias para colocar nesse post em meio a um mar de imagens lindas e inspiradoras. 
Mas, para inspirar essa sexta-feira, tem esse pequeníssimo resumo da vida e da obra desse fantástico protagonista por trás das lentes.

Vocês têm um fotógrafo queridinho ou que consigam reconhecer o trabalho sem esforços?
E o que acharam de Jacques Dequeker?

Beijos.

Obs.: Esse post era para ter acontecido dia 8, para comemorarmos o Dia do Fotógrafo. Não deu certo; de qualquer jeito, fica minha admiração por todos os profissionais que se dedicam a essa arte que eu tanto admiro.

Fontes: Photo Arts e Ateliê Fotografia
Fotos: Site Oficial e Facebook Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário