Muito me agrada quando a moda consegue ultrapassar os contornos da passarela e tomar proporções muito maiores do que imaginamos inicialmente ao ver uma roupa. Felizmente, cada dia isso ocorre com mais frequência e acabamos nos acostumando a ver tendências e ideias das passarelas em campanhas, vitrines, livros, filmes, séries e por tudo que nos cerca.
E é claro que eu gostei muito quando li no site online da revista Gloss, a matéria sobre os selos que homenageiam estilistas. Os selos foram produzidos como uma linha especial pelos Correios de Londres para homenagear os estilistas britânicos mais importantes e começaram a circular pelas cartas no dia 15 de maio.
Percebi, então, que muitos desses estilistas eu não conhecia e fiquei curiosa para saber sua contribuição para esse mundo tão amado. Vamos conhecer os últimos quatro homenageados hoje? Vem comigo.
Zandra Rhodes
Zandra Rhodes fundou, em 1966, a boutique Fulham Road, onde pode mostrar seu trabalho extrovertido, colorido e glamouroso. As marcas registradas de Zandra são a mudança constante de sua cor de cabelo (que já foi vermelho, verde, rosa e todos os tons dentro dessas possibilidades), sua maquiagem exuberante e suas joias. Com seu jeito diferenciado, Zandra Rhodes foi uma das estilistas que colocou Londres no cenário da moda internacional, na década de 70.
Atualmente, Zandra veste a realeza, tem lojas por diversos países e assina uma linha de joias.
Site oficial: www.zandrarhodes.com
Paul Smith
Paul Smith ganhou fama pela sua moda masculina mas expandiu seu negócio e, hoje em dia, tem linha masculina, feminina, de óculos, de sapatos, de canetas e de objetos para casa. Atualmente, Paul Smith tem lojas em todo o mundo e desenhou os cartazes dos Jogos Olímpicos de Londres.
É ainda muito atuante dentro da sua empresa, desenhando, escolhendo tecidos e planejando peças. A sua assinatura, presente em todos os objetos de suas 12 linhas, é reconhecida e apreciada.
Site oficial: www.paulsmith.co.uk
Vivienne Westwood
É denominada como a responsável pela moda punk e new wave moderna porque, quando fundou sua primeira loja, seu marido e sócio era produtor dos Sex Pistols e Vivienne vestia a banda - e mais algumas do gênero. Contudo, com o passar dos anos, o estilo de Vivienne mudou e passou por diversas vertentes, sem deixar de lado a polêmica e as cores gritantes. Foi apontada como uma das 6 melhores estilistas do mundo e ganhou o prêmio de estilista do ano por duas vezes.
Vivienne cria roupas com motivos políticos, com críticas e com fundo eróticos, utilizando materiais como o couro.
Site oficial: www.viviennewestwood.co.uk (Entrem, gente, o site é bem lindo!).
Deixei por último o meu preferido! Um dos estilistas que eu conheço e admiro (junto com Herchcovitch) antes mesmo de saber alguma coisa sobre moda!
Alexander McQueen
Não preciso nem começar a descrever o tanto de personalidades famosas que McQueen já vestiu, né? Assina suas peças com sua alfaiataria melodramática e seu justaposição de contrastes (o frágil e o forte, o claro e o escuro etc). Tornou-se em menos de 10 anos um dos estilistas mais conceituados do mundo; trabalhou de 1996 a 2001 como designer da Givenchy e, na sua marca, possui coleções femininas, masculinas, de acessórios, de óculos e de fragâncias.
Sério, sou MUITO fã desse cara!
Já pode gritar?
Foi encontrado morto em seu apartamento em 2010, não sem antes colecionar prêmios e mais prêmios como melhor estilista britânico e do ano e, felizmente, deixando muitas obras de arte em forma de vestidos para nós.
Site oficial: www.alexandermcqueen.com
E aí, gente, gostaram? Eu gostei muito de fazer esses posts, sempre bom saber um pouco mais sobre as pessoas que nos inspiram e que criam, de um jeito ou de outro, o que vestimos.
Tem algum estilista que vocês gostariam de saber mais? Ou gostariam que eu aprofundasse o assunto sobre algum desses falados aqui? Comentem ou mandem e-mail pra coisaetal.fer@gmail.com.
Beijos!
Fontes: Sites Oficiais e Wikipédia
Adorei! Só qria mais um nome: Julien Macdonald. Conheci seu trabalho em 2006/07... Vestidos perfeitos!! Só não acho legal ele continuar usando pele... Mas já é um grande nome da moda britânica e veste várias celebrities.. Vale dar um google hehe
ResponderExcluirVou dar uma googlada pra descobrir.
ResponderExcluirAí, faço um post só com ele!