Caio, meu Cainho


"Literatura é vida. Sou um escritor, mas meu compromisso principal é com a vida. Em todas as suas manifestações. Não acredito naquele tipo de cara que fica sentado entre livros enquanto a vida passa além da janela, sem que ele a toque. Os livros são importantes. Mas a vida é sempre muito mais. Literatura é também magia. Magia é aquilo que não compreendemos com a razão, e que no entanto existe."
De quem será? Caio Fernando de Abreu

Há 2 anos atrás, eu estava nas minhas aulas do cursinho pré-vestibular, numa sexta-feira, às 2 horas da tarde nos últimos meses do ano, com um dos professores mais geniais que já conheci em minha vida (e a maioria dos professores do cursinho foram assim, ainda bem!), João Armando Nicotti, quando perguntei o que ele podia me contar sobre Caio Fernando de Abreu

Gosto de ti sorrindo...

Na época, eu já conhecia e me consolava nas palavras deste que, hoje, está na estante dos meus autores preferidos. Nicotti me falou sobre épocas, fases, dados técnicos, enfim, disse que nunca havia lido um livro completo dele mas que o faria (isso foi antes da nossa briga mas espero que tenha lido mesmo!). O fato é que o amor que nutri por Caio desde o início de 2011 até hoje não se explica. E o fato - raro - de encontrá-lo na apostila do vestibular, muito me agradou.

Muito já li de Caio, muito já li pensando que fosse de Caio. Muito já chorei lendo Caio, muito já sorri. Muito já quis conhecê-lo e ouvir de sua boca - tão doce eu imagino suas palavras - tudo que ele colocava no papel. Bem sei eu que Caio era tímido. 

...mas também sei que os melhores textos escrevemos quando tristes.

Nesses anos que passaram, fiquei muito feliz ao ver que Caio deixou de habitar o campo dos desconhecidos. Sou da opinião que num mundo tão carente de cultura de verdade, o pouco que se faz, já é muito. Óbvio que me desagrada a sangria desesperada por atenção, que faz autores atribuírem seus próprios textos ao Caio apenas para chamar a atenção, mas que você tenha lido um trecho que seja, já terá compreendido a grandiosidade desse homem.

Para quem leu um trecho ou para quem leu todos os livros, a notícia é boa. A editora Nova Fronteira lança, nesse mês, um novo livro com uma reunião de crônicas "inéditas" de Caio Fernando de Abreu; o livro se chamará "A vida gritando nos cantos" e terá 248 páginas. 


Os textos foram publicados nas décadas de 80 e 90 por Caio em jornais e são agora recuperados, organizados e relançados por Liana Farias e Lara Santana. O importante é o restauro dessas obras e a possibilidade de termos elas armazenadas em nossas prateleiras e em nossas mentes.
Caio merecia, Caio merece porque ele ainda está. Aqui, em mim, nos livros.
O livro já está disponível para pré-venda em qualquer Livraria Saraiva ou no site. Acredito que tenha em outros lugares também, não custa dar uma pesquisada nos preços.


Aproveitando o post, gostaria de indicar o tumblr Caio Fernando de Abreu (pra entrar, clique aqui). Já vi, já segui e já li muitos tumblrs sobre Caio mas esse é, sem dúvida, o melhor; não apenas pela seleção linda de trechos e fotos mas também pelo cuidado que as donas têm com ele e pela busca constante, que percebo que elas fazem, da veracidade, da autenticidade e da propriedade dos trechos. Admiro muito o trabalho delas e tenho orgulho de segui-las por lá. Aproveita e me segue também (aqui!)

Tem mais alguém que é completamente apaixonado por Caio (tem alguém que não é?)? 
Conhece algum livro que será lançado e você acredita que será bom? Ou leu algum e gostaria de indicar? Ou, então, prefere conhecer um pouco mais sobre algum autor? Comentem ou mandem e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.

Beijos.
E que seja doce.

UPDATE: Comprei, finalmente, meu primeiro livro do Caio. O eleito foi "Triângulo das Águas", estou com MUITA vontade de começar logo, talvez ele ultrapasse o lugar de alguns na fila. O curioso é que fui procurar o livro na Saraiva do Shopping Iguatemi, de Caxias do Sul, e tinha no sistema apenas uma unidade desse. Então, olhando na prateleira, encontrei "Morangos Mofados" (que nem no sistema estava) e é o meu livro preferido dele, só que pensa que custava próximo de R$ 50,00. Aí, não deu mesmo. Na próxima vez que o dono do sebo me pedir R$ 20,00 por um, vou achar o máximo - e não reclamar que está caro como já fiz!


Fonte e Fotos: Associação Amigos de Caio Fernando Abreu (aqui) e Portal Ediouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário