Na Faca!


Ou nem tão na faca assim, já que a cirurgia será por vídeo mas, de qualquer modo, uma cirurgia.

Resolvi vir aqui contar pra vocês um pouquinho do antes da cirurgia que eu vou fazer, uma simpatectomia. Que nada mais é do que a cirurgia para o excesso de suor, no caso, das axilas e das mãos. Depois que tudo ocorrer (bem! Todo mundo já torcendo por mim, hein?), venho aqui contar as dores do pós-operatório.

Cris pode vir fazer a cirurgia comigo, se quiser. Porque eu não gosto de homem suado depois do futebol, não. VEM, Cris! Hahaha

O motivo para alguém fazer uma simpatectomia acho que todo mundo sabe, né?! A pessoa sua muito, muitas vezes com cheiro forte, e isso a incomoda. A grande questão da simpatectomia (que não é nem uma cirurgia de extrema necessidade e nem apenas por estética) é que não existe um nível normal de suor, ou seja, é uma questão pessoal definir se o quanto você sua te incomoda ou não. E, no meu caso, incomodava bastante!

É como meu médico disse: "eu não posso opinar sobre a necessidade dessa cirurgia. O que eu posso te dizer é que se te incomoda, se te constrange, eu indico fazer. É uma cirurgia segura, com muitos prós e pouquíssimos contras, totalmente difundida e estudada e que surgiu exatamente para resolver problemas como o que tu identificou como tendo.". Portanto, é cada um por si.

Resolvida a questão e decidida a cirurgia. A data está marcada e agora você pode relaxar. É, mais ou menos isso. Antes, você tem que ligar no anestesista e marcar uma hora (e explicar que você precisa da consulta meio logo etcetc), fazer exames de sangue, fazer radiografias do tórax, autorizar a cirurgia no seu plano de saúde (e lidar com o erro do nome do hospital na autorização e arrumar tudo isso a tempo) e aí, sim, você pode relaxar.

Mais ou menos de novo, né. Porque, quando chegar esse momento, a cirurgia estará bem próxima e sabe você que é sempre tão corajoso, nunca passou mal com sangue, está fazendo faculdade de medicina e tudo mais? Então, bate um medo. Você vai no anestesista e ele fala que a anestesia vai ser geral (medo de anestesia geral! haha), você fala com pessoas que já fizeram a cirurgia (e elas dizem que o pós-operatório é horrível), você fala com você mesma (e... meeedo! haha).

Então, aqui estou eu. Há 8 horas antes da simpatectomia, de jejum, um pouco pensativa, muito nervosa, já tendo separado os milhões de papeis, cartões e documentos para fazer a cirurgia, já tendo conferido a pasta várias vezes e morrendo de sede (afinal, quando não pode tomar água, é que se tem sede de água, não?).

E, pra terminar o post, só uns dados explicativos da simpatectomia. A simpatectomia (a que eu vou fazer, para axilas e mãos) consiste em queimar o nervo que inerva a glândula para que os estímulos não cheguem mais nela. No caso, a minha reclamação era quanto às axilas, mas não há como separar, na cirurgia, essas duas partes. A cirurgia, que é por vídeo, faz apenas 2 pequenos cortes (por volta de 1 cm), um na axila e um na lateral da mama. Existem muitos comentários de que ao fazer a cirurgia em um local, o excesso de suor se manifesta em outro e isso é realmente verídico; contudo, segundo meu médico, atualmente isso é mais raro e a porcentagem de pacientes relatando essa compensação é cada vez mais baixo. O suor excessivo não tem um motivo aparente (nem mesmo genético) e atinge uma porcentagem muito pequena da população (os azarados como eu!) mas é um mal pequeno que possui uma solução muito boa, não concordam?

Uma daquelas fotos falsas de campanha de absorvente. Mas espero ficar feliz assim, de verdade, depois da cirurgia.

E aí, alguém já fez a cirurgia? Como foram os preparativos e o nervosismo? E depois, foi muito sofrido?
Comentem ou mandem e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.
Depois, eu venho aqui contar para vocês o fim dessa historinha!

Beijos.

2 comentários:

  1. e aí... como foi a cirurgia???
    Tbm tenho o mesmo problema e pretendo fazer!
    me manda um e-mail => black_bvs@hotmail.com

    Bjão

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!
      A cirurgia foi ótima, deu tudo certo e sou outra mulher hoje em dia haha.
      Apoio demais que você faça também com um médico de qualidade!
      Eu contei nesse post aqui (http://blogcoisaetal.blogspot.com.br/2012/08/na-faca-o-final.html) todos os detalhes do desfecho. Dá uma olhadinha se quiser!

      Beijos e volte sempre!

      Excluir