11/09


Quero falar um pouco sobre o dia 11 de setembro. E todo mundo já deve ter lido, ouvido e assistido bastante coisa sobre os 10 anos do ataque às torres gêmeas pelo dia de hoje. Prometo que será um pouquinho diferente.

Quero expor aqui uma opinião minha sobre tudo que as pessoas falam. Tenho muitos contatos no Facebook que estão escrevendo, reclamando que a mídia só fala do ataque às torres gêmeas, mas os ataques que os EUA cometem contra determinados países em busca de riquezas, desses ninguém fala. Há outros que ficam indignados que se fale em EUA, em 10 anos do atentado, quando o estado de Santa Catarina - aqui no Brasil mesmo, dizem eles - está passando por grandes dificuldades por conta das chuvas. Outros criticam a mídia por valorizam o atentado como o maior já ocorrido, esquecendo o atentado de Hiroshima e Nagasaki, feito pelo próprio EUA.

Enfim, resumindo, há muitas pessoas indignadas.

E elas estão certas em tudo isso que falaram. Todos nós entendemos ou escutamos um pouco de história para saber que muitos desastres ocorridos no mundo foram e são causados pelos EUA, assim como sabemos que a mídia comete erros em busca de manchetes mais chamativas e como sabemos também que os problemas internacionais são muito mais valorizados que os nacionais. Não estou dizendo que vocês estão errados.

Apenas acredito que pode-se falar disso em qualquer momento. Acho muito legal as homenagens prestadas no 11 de setembro (apesar de saber que elas nada vão mudar) porque esse é o momento para fazê-las, assim como devemos lembrar - nos momentos certos - as milhões de vítimas de Hiroshima e Nagasaki e, não apenas desse atentado, mas de toda a Segunda e outras guerras que já foram travadas.

Porém, as pessoas se indignam com as homenagens e acabam tornando-as inválidas porque acreditam que, pelos EUA terem feito mal, não merecem nossa condolência. Precisamos pensar que o que foi destruído naquele choque de aviões com prédios não foi apenas cimento, foram vidas. Milhares de vidas foram perdidas, assim como em todas as outras ocasiões.

Portanto, as vítimas do World Trade Center (tendo ou não a ver com o ataque, com a política de controle dos EUA e com a mídia) merecem esse respeito. Elas não eram máquinas, elas tinham famílias, tinham amigos como todos nós.

Acho importante, por fim, que saibamos diferenciar as horas corretas para protestar e para homenagear.
11/09/01 - Não será esquecido!
Assim como esperamos que a data de outros acidentes horríveis como esse se consolidem na memória de todos nós para podermos parar por um minuto e pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário