Barbie??


Ser alta, loira. Ser magra, com curvas. Ter um marido lindo, uma casa toda rosa. Não ter rugas no rosto nem preocupações na cabeça. Ser, enfim, a Barbie. Viver naquela redoma de vidro perfeita e intocada. Que menina nunca sonhou?

As meninas vão crescendo e se acostumam desde cedo a brincar de boneca. É preciso, o quanto antes, aprender a lidar com problemas de casa, que incluem limpeza, filhos e marido. O nosso refúgio para essa brincadeira - mesmo que inconscientemente - era a Barbie. Afinal, no mundo da Barbie, ela é a protagonista. Se o Ken não aparecer na história, não há problema. A Barbie sempre tem tempo para ela, para seu corpo, suas roupas, seus sapatos. A Barbie é o que a maioria das meninas desejavam ser quando crescerem.

A grande questão, contudo, é que essas meninas crescem. E quando, efetivamente, isso ocorre, elas percebem que o mundo da Barbie não existe de verdade, por mais que você almeje por ele. Aos poucos, as meninas vão descobrindo que nem todos os caras são cavalheiros como o Ken (aliás, poucos são!). E, diante disso, fica impossível não perder a classe nem desmanchar o cabelo.

Depois, as então adolescentes, percebem que a vida tem muito mais responsabilidades. Até mais do que aquelas que nos eram delegadas quando brincávamos de boneca. Que o nem sempre estarão certas, que não dará tempo de fazerer tudo que programam em seus dias. As adolescentes descobrem que não estão mais brincando de boneca e veem, então, seu mundo rosa com glitter esvaindo-se.

O suposto sexo frágil desse mundo encontra outras descendentes de Afrodite durante toda a sua vida que, julga ela, são a personificação da Barbie. Muitas vezes, permanecem com essa imagem por um tepo indeterminado de tempo. Não obstante, basta se aproximar dessa Barbie linda e maravilhosa para descobrir que ela não é tudo isso. Que ela não tem o poder e a auto-confiança própria de uma Barbie verdadeira; que ela não percebeu que ser uma Barbie é muito mais do que ter um rostinho e um corpinho bonitos. Uma verdadeira Barbie falsificada.

Eu sofri demais com o mito da Barbie. Acreditava que nunca poderia estar mal-vestido, com o cabelo desarrumado ou sem maquiagem, ainda mais se em vista de alguém. Mas o mundo não é assim. Existe uma beleza dentro de cada uma das mulheres que as faz ficar lindíssimas mesmo suadas depois da academia; que as faz ter um charme todo especial quando de roupão após o banho. Somos mulheres, não somos bonecas.

Confesso, também, que conheci inúmeras dessas falsas Barbie`s na minha vida. Ainda conservo algumas impressões dessas, é verdade... Mas a grande maioria, para mim, se mostraram as pessoas que, efetivamente, são: pessoas, outras mulheres como eu.

O cabelo nem sempre fica no lugar, o vestido perfeito nem sempre serve, o corpo nem sempre está magérrimo, o mundo nem sempre é cor-de-rosa. Mas, quer saber, seria tão chato se assim fosse... Tão sem emoção! Imagina estar sempre perfeitamente arrumada e não poder ouvir do seu namorado 'Amor, como você consegue continuar linda mesmo depois de limpar toda a casa?'.

Existe um poder mágico em ser mulher. E nos padronizarmos seria perder esse poder. Se você quiser exercer sua magnitude, utilize-se dele. Aproveite, justamente, o que você não tem de Barbie como destaque e diferencial. Afinal, pouco importa se seu cabelo é loiro, se é comprido, se você é magra, se tem olhos azuis.

Há uma coisa chamada personalidade que, por menos valorizada que seja, é a coisa mais importante que você pode cultivar dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário