Cultura


Fiquei sabendo essa semana de uma iniciativa muito legal que tá rolando em Porto Alegre que consiste na disponibilidade de livros nas paradas de ônibus transitadas por estudantes.

Todos podem pegar o livro para si durante algum tempo para ler, sem nenhum tipo de controle... aproveitando o tempo perdido dentro do próprio ônibus ou mesmo em casa.

Há diversos títulos, autores e estados de livros. Desde os conservados até os faltando páginas, mas o mais importante disso tudo é o enorme passo dado em relação a cultura nesse caso.

As pessoas precisam se acostumar ao patrimônio público disponível a todos, só assim deixarão de depredar. Só assim teremos listas telefônicas no orelhões soltas e que permanecem lá.

Sem contar, a acessibilidade á leitura. Mesmo que as bibliotecas públicas já facilitem nesse sentido, muitas vezes há preguiça ou falta de tempo, nesse caso, sem desculpas!

Sou muito a favor de cultura, mas cultura de verdade, a cultura real. Aquela imersa em livros, em estudos. Shows, carnaval, música - tudo isso é entretenimento, cultura, de verdade, é outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário