Ditados


Assistindo a um programa dias atrás, vi a origem curiosa dos mais diversos ditados populares... Pesquisei e trago agora pra vocês os que achei mais curiosos!

* "Quem não tem cão, caça com gato":
A expressão acabou se modificando com o passar dos anos. O correto seria quem não tem cão, caça como gato, ou seja, se esgueirando.

* "Pensando na morte da bezerra":
A explicação mais aceitável para explicar esse ditado é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificado para Deus como forma de redenção dos pecados. Um filho do rei Absalão, porém, tinha grande apego a uma dessas bezerras sacrificadas. Após a morte da bezerra, ele ficou pensando nela e morreu meses depois.

* "Onde Judas perdeu as botas":
A expressão surgiu de uma história, não confirmda, de que, após trair Jesus, Judas se enforcou em uma árvore sem as botas, que seria onde ele teria colocado o dinheiro ganho para entregar Jesus. Os soldados, ao verem Judas descalço, saíram em busca delas e do dinheiro nelas contido. Nunca se ficou sabendo se alguém as achou.

* "Guardar a sete chaves":
Tudo vem do século XII, quando os reis de Portugal adotavam um baú que possuía quatro fechaduras para proteger documentos importantes, sendo que acada chave era distribuída a um importante funcionário. O número sete só foi adotado devido ao seu valor místico.

* "Quem tem boca vai à Roma":
Outra expressão modificada, que, inicialmente, era quem tem boca vaia Roma. Tudo porque era em Roma que aconteciam julgamentos e tudo mais, e por vezes a população não concordava com a decisão como ficava cansado, e, então, vaiava Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário