Acabei de ler: A Rainha da Neve - Michael Cunningham


Estou começando a resenha de hoje mas, sinceramente, ainda não digeri completamente o livro e também não defini totalmente minha opinião.
O livro de hoje é A Rainha da Neve, escrito por Michael Cunningham e publicado pela Bertrand Brasil no final do ano passado.


ASPECTOS FÍSICOS
A capa de A Rainha da Neve sempre me atraiu pelas cores e pela leve penumbra que possui, contudo, não é uma capa que chama a atenção inicialmente. Porém, depois de ler o livro, a capa faz todo o sentido, ambientando a história. Há verniz localizado no título e no nome do autor. 

O livro tem 248 páginas, não é divido em capítulos numerados, há apenas quebra de páginas e grandes divisões de tempo dentro da história. O tipo e o tamanho da fonte são bons assim como as margens e espaçamento.


HISTÓRIA
A Rainha da Neve acompanha um período da vida de Barret, Tyler, Beth e Liz. 
Barret foi criado para ser o prodígio da família, o estudioso, o cara que daria certo, contudo, atualmente, vê sua vida numa roda-gigante de relacionamentos que não duram enquanto todos seus projetos estão engavetados. 
Barret mora junto com seu irmão mais velho, Tyler, com quem tem uma relação próxima e de dependência. Tyler é músico e tem como objetivo principal da vida compor a música perfeita para sua noiva, Beth, antes que ela morra devido a um câncer. Tudo isso enquanto lida - ou finge lidar - com seu vício em cocaína.
Beth é a noiva de Tyler e tem uma compulsão em recolher coisas inúteis imaginando que um dia possam ser úteis. Beth está morrendo. 
Liz é a melhor amiga de Beth com quem tem uma loja, onde Barret trabalha, e compartilha da vida dela e dos dois irmãos. Liz sempre fugiu de compromissos e vive pulando de um relacionamento mais superficial para outro.
A partir da história individual de cada personagem, o livro vai nos levar para dentro da mente de cada um deles e nos mostrar os cantos escondidos de suas personalidades e vidas. 


OPINIÃO
Dos últimos livros que li, com certeza, A Rainha da Neve foi o que mais me deixou no limbo, sem saber o que pensar. Lia e lia o livro e não conseguia compreender o que o autor queria contar, contudo, isso não tornou o livro maçante - muito pelo contrário. O autor tem uma capacidade incrível de jogar bombas no meio do seu texto como se fosse algo completamente natural, o que torna a bomba ainda mais difícil de absorver.

Como contei na sinopse, o livro tem vários personagens que compartilham o protagonismo. Enquanto, no início, começamos acompanhando Barret após mais um término de relacionamento, logo após começamos a ver mais da relação de Tyler e Beth e assim as histórias dos personagens vão entrelaçando-se. Muito gente, eu inclusive, implica com essa multiplicidade de protagonistas mas aqui as histórias são extremamente ligadas e a sensação de estarmos acompanhando a história de um grupo de pessoas onde, realmente, todos são protagonistas.

A Rainha da Neve não é um livro de ação. Na verdade, toda a história é apenas o cotidiano das quatro pessoas, encarando a vida, seus problemas e dramas. E isso pode soar como um livro monótono, aí é que entra toda a genialidade de Michael Cunningham, tornando o livro tão incrível, tão surpreendente que, mesmo depois de ter terminado de ler, continuo pensando na história.

Quando comecei a ler o livro, nunca imaginei que ele se tornaria uma das leituras mais incríveis que já fiz mas foi exatamente isso que aconteceu. Um livro diferente, instigante com uma história que vai sendo revelada aos poucos e torna-se tão verídica ao mesmo tempo que nos deixa incrédulos.
Livro indicado para todo mundo que está com a sensação de ler sempre a mesma coisa, que quer surpreender-se e não ter ideia do que pensar sobre o livro nem após o seu final!


TRECHOS
❤ "[...] as despedidas cada vez mais passaram a soar como negociações comerciais. Não que fossem destituídas de mágoa e acusações, mas sem dúvida se tornaram menos histéricas. Passarem a se assemelhar a contratos e investimentos que infelizmente haviam dado errado, apesar das promessas iniciais de retornos consistentes." 
- pág. 12

❤ "Um pensamento inconveniente: a principal realização de Beth pode ter sido amar e ser amada por Tyler. Tyler, que vê algo invisível mesmo para os demais que a amam. Beth é amada por todos. Mas Tyler a adora, Tyler tem fascínio por ela. Tyler a considera extraordinária." 
- pág. 62

❤ "- Quero fazer você feliz. Só isso.
- Talvez deva parar. De tentar me fazer feliz o tempo todo.
- Esse é um pedido incomum." 
- pág. 148


Para quem se interessou e quiser adquirir o livro, é possível encontrar o livro físico (Travessa | Cultura | Saraiva)  e também e-book (Saraiva | Amazon).
O catálogo completo da Bertrand Brasil, você confere clicando aqui e nas redes sociais da editora (blog | facebook | twitter | instagram | snap grupoedrecord) tem lançamentos, promoções e outras novidades.

Me adiciona no Skoob pra conferir o que estou lendo e trocarmos dicas literárias!
E me conta nos comentários o que vocês estão lendo ou querem ler.

Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário