E os homens, como misturam estampas?


Já faz um bom tempo que a tendência de misturar diferentes estampas em um mesmo look apareceu. No meu caso, contudo, só tenho me sentido segura para arriscar algo nesse sentido agora. 
E, de verdade, tenho adorado! As possibilidades triplicam. 

Até que me vi pensando 'E os homens? Como lidam com essa história?'. Parece ser ainda mais difícil para eles do que pra nós, não é mesmo? 
Lá fui eu suar na pesquisa de imagens para um post para clarear a minha mente e para dar ideia para todos os homens antenados em moda que passam por aqui. 

Antes de tudo, acho legal dizer que não é todo mundo que segura esse pequeno exagero; assim como existem peças que muitas mulheres não seguram por mais que elas estejam na moda. É tudo questão de estilo e adequabilidade. Se você gosta, tente - você pode se surpreender com o resultado. Agora, se não é sua praia, você é mais tranquilo, não é ligado em fashionismos, dá para conhecer a título de conhecimento, sem ser totalmente necessário aplicar no seu guarda-roupa.


Difícil pra mim pensar em combinações exóticas e não pensar em Chuck Bass, o personagem de Ed Westwick em Gossip Girl. Ele é o rei dos looks diferentes mas que condizem tanto com o estilo do personagem que passamos a achar essas exoticidades comuns. 
De cara, já encontrei 4 looks dele misturando estampas. Dá pra perceber nas fotos que fica bem mais fácil misturar quando há várias camadas na roupa (camisa, gravata, colete, terno, lenço etc).


As estampas que mais comumente vemos misturadas, seja em roupas femininas seja nas masculinas, são as clássicas, ou seja, listras, xadrez e de bolinhas. 
As estampas mais chamativas, como flores, arabescos, oncinha (ou de outros animais), já são bem mais comuns no vestiário feminino do que no masculino.
Mas nada impede que elas migrem para o armário de um homem muito estiloso e que segura a onda. No terceiro look da montagem, dá pra ver uma exceção nas misturas de estampas porque as duas vêm numa mesma peça e são duas estampas bem chamativas. E eu curti, com o resto do look neutro, continuou exagerado mas um exagerado legal.


E, assim como para as combinações femininas, as masculinas podem seguir regras para facilitar em um conjunto harmonioso:

  Estampas diferentes, cartela de cores iguais.
Essa, pra mim, é a regra de ouro. Pelo menos uma cor precisa ser a mesma, de preferência, a que prevalece. Às vezes, pode-se variar tons de uma mesma cor e até usar a roda das cores pro contraste não ficar tão grande.

 Uma estampa extravagante, uma ou mais estampas discretas.
Existem estampas que, por vezes, 'somem'. É o caso das listras bem fininhas de várias camisas masculinas; e é uma boa ideia utilizá-las pra fazer essa combinação sem ficar nem um pouco exagerado. De longe, nem se percebe que há mais de uma estampa.

 Usar a estampa em detalhes ou acessórios.
Já usei muito essa técnica pra entrar nessa tendência sem me estranhar e sem causa estranheza. No caso dos homens, um lenço ou cachecol, uma gravata e até um suspensório são ótimas opções pra aproveitar pra colocar a ideia em prática.

 O resto das peças deve ser neutro. 
Aqui é até questão de bom senso pra não virar Agostinho Carrara. Calça jeans, terno sem detalhes, casaco neutro, não interessa mas o foco deve ser só um e o resto fica em segundo plano.

 Quanto mais peças de diferentes estampas, mais difícil de ficar harmonioso.
Normal, não é? Afinal, duas peças podem combinar entre si mas a primeira pode não combinar com uma terceira. Eu posso dizer que acho que nunca chegarei ao nível de combinar 3 peças de diferentes estampas sem me sentir estranha. Tem gente que consegue e segura mas tem que ter o jeito pra coisa.

Dois exemplos mais absurdos - mas que eu adorei - só pra ilustrar hihi.

Por fim, gostaria de dizer que, durante a pesquisa sobre informações e imagens para o post, encontrei vários blogs e sites muito legais e com um conteúdo muito bom sobre moda masculina - feitos ou não por homens. Mas, em nenhum deles, encontrei uma matéria exatamente sobre esse tema. 
Ou seja, vale como tópico pra qualquer site ou blog que passe por aqui, para se aprofundar um pouquinho mais no tema. 

Mas me contem, meninos, encaram ou não?
Beijos.

Fotos: Tumblr, Pinterest e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário