Não existe amor à primeira vista


Sou categórica em afirmar: não existe amor à primeira vista! Nunca acreditei apesar de, como toda menina, ter ouvido histórias de príncipes que voltam para salvar sua princesa após a terem visto apenas uma vez. Como assim?? 
Tudo ficou claro, então, quando li a seguinte frase de Clarissa Côrrea:
"Acredito em interesse à primeira vista. Amor, não. Ele vem com o passar dos dias, com a convivência, com os segredos ao pé do ouvido, com as revelações diárias, com a aceitação do outro exatamente com ele é: imperfeito."


Como são perfeitos aqueles com quem não convivemos, não é? Eles parecem não ter problemas, não ter encanações, não ter dilemas ou perguntas sobre a vida. São plenos. Tão fáceis de admirar. 
Amar? Amar não é isso. Pessoas que falam 'eu o amo porque ele é perfeito pra mim' me fazem, no mínimo, deixar a elas um olhar interrogatório. Ninguém é perfeito pra gente, não. Os dois participantes de um casal não foram criados sob os mesmos preceitos morais, não foram condicionados a pensar da mesma maneira, não receberam os mesmos estímulos e a mesma educação. E, mesmo que tudo isso fosse igual, nem assim seriam eles perfeitos um para o outro.

Eu não entendo tudo sobre o amor. Longe disso. Entendo apenas o que a minha pouca experiência amorosa me ensinou - e ela já me ensinou a me arrepender de alguns textos também. 
Hoje, contudo, entendo que o amor gosta da imperfeição. Gosta da mão áspera, gosta do passado errado, gosta da falta de jeito de se expressar, gosta da distância; ele gosta desses pequenos defeitos que a nossa educação e a nossa moral são capazes de suportar.
A perfeição é o outro lado da moeda da admiração. Enquanto você admira, você vê tudo perfeito, tudo limpo, tudo brilhante, tudo céu azul. A partir do momento que você descobre a imperfeição, você se desaponta ou se apaixona.


E o amor é difícil. Eu sei, você sabe.
É difícil porque é difícil aceitar os defeitos, aceitar os pequenos deslizes, tolerar as diferenças. Isso é difícil para tudo no mundo, especialmente para com a pessoa que queremos dividir a vida. 

Amar é conhecer profundamente uma outra pessoa. Impossível conhecer alguém sem conhecer seus defeitos. Eu diria, aliás, que só conhecemos uma pessoa ao conhecermos seus defeitos. 
Como amar alguém à primeira vista? Como conhecer os defeitos de alguém à primeira vista? 
Não existe amor à primeira vista!

Fêh Zenatto - 12/09/2013

Obs.: Muito tempo que não tinha um texto meu aqui no blog, não é?! Mas a inspiração voltou e espero que vocês tenham gostado.
Não custa reformar que, caso for compartilhar, coloque o autor - no caso, eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário