Um Hamster na Minha Vida


Quando me mudei da pensão para meu apartamento, a vontade de ter um bichinho de estimação renasceu em mim. Sou apaixonada por animais - especialmente cachorros - e, mesmo tendo vários mascotes na casa dos meus pais, queria um aqui comigo. Contudo, a falta de tempo, o espaço pequeno e a dificuldade de locomoção me impediram de ter um animal como um cachorro ou um gato. Mas eis que a Pati apareceu com uma solução para a minha vontade: um hamster!


Foi, então, que me joguei nessa aventura de descobrir um mundo novo junto com esses bichinhos adoráveis. Meu primeiro hamster foi um menino chamado Kiwi (da raça espécie Anão Russo); ele era bravo e, confesso, que demorei um tempinho para me adaptar a seus costumes. Infelizmente, o Kiwi morreu muito novinho - com 8 meses - por vários erros cometidos por mim durante a sua criação.
Senti muita saudades de um hamster depois da morte do Kiwi e resolvi tentar de novo. Foi quando comprei a Pantufa (uma hamster fêmea super dócil também da raça espécie Anão Russo - a mais fácil de ser encontrada). A Pantufa era a última filhotinha de sua ninhada e, portanto, era muito magrinha, tinha vários machucados pelo corpo (falha no pêlo, orelha furada e olho machucado) mas, mesmo assim, resolvi investir nela e, desde então, tenho me dedicado a entendê-la, ajudá-la e amá-la.

Na foto de cima, o Kiwi e, na debaixo, a Pantufa!

Com o Kiwi, eu ia fazendo as coisas de acordo com o que eu achava e com o que os donos de pet shops me falavam. E eu não indico que ninguém faça isso! Os donos de pet shops, na maioria das vezes, não possuem maiores conhecimentos sobre produtos e alimentos adequados para seu hamster e apenas indicam o que tem na loja e a gente, por desconhecimento ou por estar acostumado com outros bichos, acha que sabe alguma coisa sobre hamsters.
Não há engano maior.
Nessa descoberta pelo mundo dos roedores, encontrei um site muito lindo, muito educativo e que me ajudou em diversas ocasiões, seja com os posts, seja com dúvidas inbox pelo Facebook (a Laisa e a Julia, as duas autoras do site, são umas fofas e estão comigo desde a morte do Kiwi), é o Lovely Hamster!

Faz tempo que quero fazer esse post e resolvi selecionar os 5 mais importantes posts do Lovely Hamster para vocês conhecerem um pouco mais do seu bichinho de estimação (ou sobre a possibilidade de adquirir um hamster como o seu).
Mesmo tendo selecionado esses 5 posts, indico que todo mundo leia o site de cabo a rabo porque todos os posts são muitos úteis (tutoriais de brinquedos, classificação de raças espécies, comportamento, alimentação etc):

❤ Mitos e Verdades sobre Hamsters (aqui!).


Aqui você descobre que hamsters precisam de espaços grandes para poderem se exercitar, não transmitem doenças (ótimos pets para crianças), não vivem em bandos ou em casais e, por fim, hamsters NÃO SÃO ratos!

❤ Sexagem de Anões Russos (aqui!).


Os hamsters machos possuem um odor mais forte na urina (nada insuportável, fique claro) e, por isso, sempre quis comprar um fêmea. Quando fui comprar o Kiwi, o vendedor me disse que era fêmea porque não tinha o saco escrotal, na verdade, ele era tão novinho que o saco escrotal ainda não tinha "descido". Mesmo assim, não me arrependi em nenhum momento por ter um machinho. Quando fui comprar a Pantufa, já não me preocupava com o sexo. Mas como é bom estar bem informado e conferir todas as informações passadas no pet shop, essa postagem é muito útil e muito explicativa sobre o sexo dos nossos roedores amados.


❤ Alojamentos 2: Gaiolas e Caixas para Hamsters (aqui!).


Os hamsters, em geral, são animais de baixo custo - o próprio animal não é caro, o alimento tem um preço razoável e a serragem é bem barata. A parte cara da história fica por conta do alojamento de seu hamster. As gaiolas têm um preço bem salgado e, muitas vezes, pensando em economizar, compramos uma que não tem as dimensões adequadas para a felicidade da nossa bolinha de pelos. Nesse post, têm muitas dicas de gaiolas, rodinhas e bebedouros.
Eu tenho uma gaiola bem razoável para a Pantufa mas estou pensando seriamente em investir em uma maior.

❤ A dieta do seu pet está balanceada? (aqui!).


Ixi, esse post é de extrema necessidade para todos os donos de hamsters! Foi a parte em que mais errei com o Kiwi.
Para começar, eu usava como base da alimentação (e como único alimento, diga-se de passagem) o mix de sementes, que é, na verdade, uma guloseima do roedor. A base da alimentação dele é o alimento extrusado! Uma ração que não é tão fácil de achar mas que evita a obesidade e a falta de nutrição. Além dela, o hamster precisa de vegetais, legumes e frutas (no post tem a lista com os indicados e os proibidos) e precisa também (pasmem!) de proteína animal! Essa proteína animal não pode ser dada com tanta frequência e pode vir de diversas fontes. Leia, se informe e faça seu hamster mais feliz!

❤ Comportamento: Linguagem Corporal dos Hamsters (aqui!).


Depois de fazer uma casa aconchegante e de alimentar direitinho seu pet, chega a hora de entendê-lo. Os hamsters têm maneiras próprias de demonstrar seus sentimentos e nem sempre uma mordida que para você soa como um agressão tem realmente esse significado. 
Sofri muito com essa parte no início porque não é fácil se adaptar quando nunca tivemos contato com roedores. Mas, com alguma experiência, posso dizer que hoje compreendo bem a Pantufa e consigo demonstrar meu amor por ela assim como me sinto amada por ela!

Bom, depois de todas essas dicas, queria falar novamente que indico a leitura integral do site para todos os apreciadores, donos ou interessados em hamsters.
Eu indico demais esses pets para todas as pessoas. Basta você amá-lo e querer sempre o melhor dele para começar a perceber o quão lindos e amados eles são!

Aproveitem para acompanhar o Lovely Hamster em todas as redes sociais: site | tumblr | instagram: @bloglovelyhamster.

Beijos.

Fonte: Lovely Hamster
Fotos: Ao clicar em cima da foto, ela te leva ao link do fotógrafo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário