Em Tempo Real


Há umas semanas atrás, uma amiga minha publicou no Facebook um link diferente. Não dei bola.
Logo em seguida, um outro amigo meu compartilhou o link. Os dois dizendo que o conteúdo do tal link era muito legal.
Bastou para eu ir conferir o tal conteúdo e, posso corroborar a opinião deles, MUITO legal.

O link em questão direciona para o Relógio Mundial (clica aqui!). E o que esse relógio tem de tão interessante? O fato de ele ter seus dados atualizados a todo segundo, partindo de estimativas divulgadas por várias entidades como Unicef e OMS.


No Relógio Mundial, você confere a hora certinha mas também pode ver o crescimento da população mundial na real, os nascimentos, a população carcerária, os divórcios, os abortos, as pessoas infectadas com HIV, as pessoas que padecem de câncer, os hectares de floresta desmatados, a quantidade de barris de óleo, carros, bicicletas e computadores produzidos. Ufa! Mas tem mais.

Na tabela que cataloga as mortes, você encontra a razão dessas mortes. E é só perder um tempinho analisando para perceber dados que nunca imaginaríamos. Por exemplo, o fato de que a diarreia vitima fatalmente mais pessoas do que a AIDS, a malária e o sarampo juntos!

Mas não acabou!
Você pode escolher de quando você quer ver os dados: totais, anuais, semestrais etc. O mais legal disso é poder ver os dados de agora e ir acompanhando o avançar dos números. Fascinante!

A equipe que produz esse link é do site Metamorfose Digital (clica aqui) e lá dá para perder um bom tempinho também dando uma lida nas matérias selecionadas/escritas por eles.
Gostei muito mesmo dessa engenhoca. Parece que tomamos mais noção da enormidade do mundo ao qual fazemos parte vendo esses números.

Espero que vocês curtam também e, depois, venham aqui me contar. Só comentar ou mandar e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.

Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário