A Parte Bonita da Tristeza


Eu defendo o direito das pessoas de estarem infelizes. Infelizes porque algo ruim aconteceu, infelizes porque algo não aconteceu ou infelizes por motivo nenhum. E acredito piamente que felicidade é questão de estar e não de ser.
Não sou - não somos - felizes o tempo inteiro (apesar das fotos no Instagram). Nem somos tristes 24 horas por dia. Estamos felizes e estamos infelizes. E essa sensação pode mudar tão rapidamente quanto o trocar de roupa. 

Não acho feio estar triste, não acho que deva ser motivo de vergonha ou visto como sinal de fraqueza. E, muitas vezes, é a pessoa que está triste que mais sente envergonhada, que mais se sente fraca, que mais se sente vulnerável. 
Eu sou assim, odeio mostrar minhas fraquezas, meus momentos de infelicidade justificada ou injustificada. Sempre me sinto menor, inferior. Bobagem. Somos todos infelizes.
E felizes também.

Nos momentos de tristeza, eu sempre acho que é o fim, que não vou me recuperar. Logo que me sinto melhor, prometo que não me deixarei ficar mais assim, que foi só um momento. 
E depois, bem depois que aquela tristeza passa, eu me pergunto porquê dos textos bons só saírem durante a infelicidade, porquê repensamos grandes coisas de nossas vidas durante a infelicidade e porquê, enfim, nos tornamos mais fortes durante a infelicidade.

Porque a infelicidade é bonita, o triste é bonito. E muitas pessoas não entendem ou não conseguem ver isso. 
Uma pessoa sofrendo por amor é triste mas é bonito. Bonito porque ela acreditou, porque ela viveu, porque ela amou. 
Uma pessoa chorando no quarto por uma escolha errada é bonito. Bonito porque ela repensou, porque ela avaliou, porque ela se arrependeu.
A tristeza é tão cheia de nuances, tão cheia de possibilidades. A felicidade, por outro lado, é tão egoísta, ela toma conta de tudo, não deixa espaço pra mais nada. Exatamente o contrário da infelicidade que abre mil possibilidades. 


É importante estar infeliz tanto quanto é importante estar feliz.
Se cerque das pessoas certas na hora da infelicidade, não para te deixarem feliz, mas para compreenderem sua tristeza, para te abraçarem e chorarem juntos se preciso, para ficarem brabos se essa for a solução. 
Mas, acima de tudo, se dê o direito de estar infeliz. 
Faz bem para a felicidade, vai por mim.

Obs.: Sei que hoje é dia da tag 'Diário' mas tirei poucas fotos essa semana e coloco elas juntas com as dessa semana.
Esse texto surgiu da vontade de compartilhar um dia chatinho - hoje - que tive. Várias coisinhas me deixaram um pouco infeliz e me fizeram refletir. E graças a essa tristeza bonita, surgiu esse texto.

Fotos: Pinterest e Dilvulgação

2 comentários:

  1. Oh, minha filha querida! O que está acontecendo, a mãe te ligou e não falou nada. Você sabe que precisamos ser sempre fortes para enfrentar os obstáculos, nem tudo são rosas belas e perfeitas, temos os espinhos que, às vezes, machucam, mas tudo é superável. A vida é bela, tendo saúde nada é problema, tudo se resolve. Nada melhor que um dia após o outro. Te amo, te adoro, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mãe! Ah, besteiras que deixam assim, tu sabe como é.
      Te amo também! =DD

      Excluir