Um Hospital Diferente


''Eu não acredito em caridade, acredito em solidariedade.
Caridade é muito vertical, de cima para baixo. Solidariedade é horizontal, respeitando as outras pessoas.
Tenho muito a aprender com as outras pessoas.''
Eduardo Galeano


Era para esse post ter vindo para o blog um bom tempo atrás mas vocês já estão cansados de saber que quando minhas provas começam, eu posso prometer o que eu quiser que não dá tempo de passar por aqui. Como agora entrei em recesso de final de ano, vamos aproveitar para cansar de conversar, ok?

O objetivo do projeto é proporcionar a experiência do médico para as crianças, aproveitando para que eles transfiram seus medos e problemas para o seu ursinho.E que aprendam, posteriormente, a confiar no seu médico, contando seus anseios. 

E, aproveitando essa época que eu adoro (especialmente o ano novo), em que as pessoas tendem a ficar mais compreensivas e solidárias, o tema do post de hoje vai se encaixar perfeitamente.
Falei em algum post que tinha ido fazer um projeto em uma tarde de sexta-feira e estou aqui para contar os detalhes dessa maravilha. O projeto em questão chama-se Teddy Bear Hospital ou, como eu prefiro, Hospital do Ursinho.
A ideia é antiga e vem obtendo sucesso mundo afora. Na UFPel, em Pelotas, onde eu curso medicina, ele é vinculado a uma organização não-governamental de estudantes chamada IFMSA e tem obtido reconhecimento nacional pela excelência com que vem sendo realizado.

As crianças levam seu ursinho doente a uma consulta, fazem exames nele e recebem os curativos. Além disso, eles participam e ajudam na cirurgia do nosso urso de verdade, podendo interagir com ele.

Entrei para o projeto no início desse ano e, durante esse tempo, realizamos ele em 4 instituições, onde em cada uma pude conviver, conhecer e aprender com muitas crianças. 
Queria destacar, em especial, as duas últimas instituições que visitamos: a Casa das Crianças São Francisco de Paula, uma creche municipal, e a Casa do Carinho, um abrigo municipal. 

Recolhemos doações de ursinhos nas instituições particulares e doamos para as públicas. Antes de realizarmos as doações, ficamos preocupadas porque o tamanho e os tipos dos ursinhos variavam muito, o que nos fez pensar em uma possível briga entre as crianças. E, só para provar para nós o quanto ainda temos que aprender com elas, nenhum incômodo aconteceu e todas elas ficaram genuinamente felizes com seus ursinhos, independente de tamanho, cor e tipo.

Óbvio que, por motivos de segurança, nenhuma das 40 meninas participantes pode espalhar grandes informações sobre os locais e sobre as crianças. Mesmo assim, acho importante citar a importância de espalhar carinho e atenção para essas crianças que, em sua grande maioria, já viram e já sofreram coisas que nunca nem imaginamos passar.
E, mesmo com todo o sofrimento pelo qual já passaram, elas ainda têm amor para distribuir. Elas ainda sabem sorrir e nos passam uma grande mensagem de força. 


Nas duas sexta-feiras pela tarde em que realizamos o projeto, eu estava muito cansada após uma semana extenuante e, confesso, não estava super animada para ir aos lugares. Ao chegar lá e conviver com elas, saí muito renovada e animada para encarar milhões de semanas piores das que eu estava tendo. Não há muitas palavras que façam jus aos sentimentos que extravasam em cada participante, aliás, nesse caso, até eu que sou uma profunda admiradora das palavras, me rendo às imagens para melhorar fazer-me entender.

São umas lindezas, não são? O menino da foto do meio é o Gustavo, uma criança muito especial, com a capacidade rara de encostar no coração das pessoas.

Queria agradecer especialmente a Anna e a Andressa, por terem dado os muitos pontapés iniciais para que o projeto ocorresse em Pelotas, para a Samanta, fiel companheira de sempre, para cada uma das meninas, que também se emocionou junto comigo e ao Gustavo, o menino mais lindo desse mundo, que conquistou meu coração e do qual eu me lembrarei para sempre. 

Qualquer dúvida, pergunta ou informação extra que vocês queiram, é só comentar ou mandar e-mail para coisaetal.fer@gmail.com, dentro do possível, responderei para todos.

Beijos, amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário