Literatura


Fui com a galera do Cursão hoje para Porto Alegre assistir a uma tarde de palestras sobre a maioria das Leituras Obrigatórias da UFRGS 2011.

Confesso que achava que as coisas não seriam tão legais, e, para minha felicidade, superaram qualquer espectativa. Primeiro, por conta das gurias (Jana, Janine, Dani, Sabrina, Tabata e Bethy) que me garantiram muitas risadas e uma descontração e uma calma que fazia tempos não sentia (nem lembrava como era bom!).

Segundo, por conta das palestras mesmo. A análise dos livros me proporcionou conhecer um pouquinho mais de obras que eu acreditava dominar e conhecer MUITO de outras que são realmente complicadas de entender. Por isso, vou indicar algumas das que eu gosto muito pra vocês curtirem e provar que não ser precisa ser chato, mesmo sendo obrigatório.

Terceiro, foi bom por ser Porto Alegre; foi bom por ser com professores e escritores especialistas naquilo que estão falando; foi bom por ser um programa cultural que proporciona crescimento. Foi bom por ter conseguido unir diversos fatores que me deixaram extremamente feliz.

E vamos as dicas, então.


* Estrela da Vida Inteira - Manuel Bandeira
A obra poética completa de Manuel Bandeira é um grande desafio de ser lido pela maioria das pessoas, já que poesia não é um gênero muito apreciado. Porém, com um prévio conhecimento sobre a época literária e a vida do autor, pode-se compreender melhor suas poesias e assim, sem sombra de dúvida, apaixonar-se por ele.
Existem para todos os gostos. Amores platônicas, amores correspondidos, tristeza, morte, metapoesia. É só pedir.
Se vocês estiverem afim de ler um livro desafiador para vocês, eu indico mesmo "Estrela da Vida Inteira".
E esteja disposto a rever seus conceitos sobre poesia.


* Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
O que se pode falar sobre Machado de Assis? Para quem ter uma noção por Dom Casmurro, posso dizer que Memórias se não é melhor, se iguala em qualidade com o primeiro. Para quem não tem a mínima noção, já deve ter ouvido apenas o nome desse autor e garanto que há poucos de tanta qualidade quanto ele em todos os tempos.
Machado de Assis explora o narrador em primeira pessoa de forma esplendorosa, de forma a convencer, explorar e até mesmo enganar o leitor; tudo para convencê-lo do que ele quer que o leitor acredite. Uma forma fascinante de interagir mantendo a distância que permite fascinação.
Se você procura literatura de qualidade, leia Machado de Assis. Qualquer obra, tanto da fase romântica como da realista; nada menos do que brilhante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário