Terapia

 

Tempinho já que não dou sugestão de livros e tenho uma maravilhosa!

É o livro Divã, de Martha Medeiros - uma escritora gaúcha que conquistou a crítica com suas crônicas. A maioria das pessoas conhece a história por causa do filme homônimo lançado há pouco tempo, com Lília Cabral.

Eu não assisti ao filme, mas posso garantir que mesmo para quem já assistiu, o livro será igualmente prazeroso de ler.

O livro, então, conta a história de Mercedes, uma mulher com mais de 40 anos, casada, com três filhos, que resolve fazer análise. O que começa como uma simples brincadeira acaba por se transformar num ato de libertação; poético, divertido, devastador.
Marinheira de primeira viagem em terapia, a personagem encara o consultório como se fosse uma espécie de alfândega que vai dar o visto para ela passar para o lado mais oculto de sua personalidade.

Ao deitar-se no divã, Mercedes não hesita em alertar o terapeuta: "Sou tantas que mal consigo me distinguir. Sou estrategista, batalhadora, porém traída pela comoção. Num piscar de olhos fico terna, delicada. Acho que sou promíscua, doutor Lopes. São muitas mulheres numa só, e alguns homens também. Prepare-se para uma terapia de grupo."

Mercedes é uma mulher que se parece um pouco com qualquer mulher. Divertida, pragmática, inteligente e sim, por que não?!, superfeminina. É do tipo corajosa, daquelas que não têm medo de nada. Capaz de administrar bem a casa, os filhos, o marido e até mesmo seus ataques de vaidade. Ela nos parece muito segura de si, daquelas que possuem controle sobre tudo. Será?

Ao se deitar naquele divã, Mercedes se dá conta de suas armadilhas cotidianas. Ao entrar neste jogo catártico, ela nos confidencia que a liberdade é atraente quando nos parece uma promessa, mas pode nos enlouquecer quando se cumpre.

Simplesmente, imperdível! *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário