Acabei de ler: A mulher que não prestava - Tati Bernardi


Muito feliz com o retorno que vocês têm me dado nas últimas resenhas de livro - muitos acessos e muitos comentários! Isso me anima não apenas a ler mais mas também a fotografar e falar sobre as leituras.

O livro escolhido de hoje foi A MULHER QUE NÃO PRESTAVA, escrito por TATI BERNARDI (amo e tem teeempo!) e publicado pela EDITORA PANDA BOOKS.
Vem!


ASPECTOS FÍSICOS

Tenho sentimentos conflitantes sobre a capa do livro; ao mesmo tempo em que acho ela interessante por ter tudo a ver com o título do livro, não gosto muito da ilustração e, depois de ler o livro, é perceptível que a mensagem é exatamente oposta.

Tirando isso, o livro não tem detalhes no interior mas a fonte tem um tamanho bom, assim como as margens e espaçamento; as folhas são amareladas.
A mulher que não prestava possui 148 páginas com 29 contos.


SINOPSE

Em A mulher que não prestava não temos uma sinopse linear, afinal, tratam-se de contos; porém, como todos os textos são em primeira pessoa consigo enxergar a autora em cada um deles falando sobre diferentes episódios de sua vida atual.
Os temas são os mais diversos possíveis mas abrangem relacionamentos amorosos, amizades, preconceitos, trabalhos, relações hierárquicas e manias de todos os tipos.


OPINIÃO

O que é, para você, uma mulher que não presta?
Talvez seja aquela que acha o marido alheio maravilhoso ou, quem sabe, aquela que não para em emprego algum; nada disso, a mulher que não presta é aquela que não contribui em nada com a sociedade e só quer ficar deitada em casa de pijama.
Todas elas podem ser mulheres que não prestam e todas elas podem ter sido você em alguma situação da vida.

Tati Bernardi tem um dom - o dom de falar sobre si mesma, sobre suas qualidades mas, principalmente, sobre seus defeitos, de um modo extremamente único e confessional. Os contos acabam tornando-se confissões, como se você estivesse lendo o diário mais secreto de alguém ou conversando com o seu próprio alter ego.

LEIA MAIS:
➤ Acabei de ler: Uma Praça em Antuérpia - Luize Valente
➤ Acabei de ler: O sol é para todos - Harper Lee

A identificação com essa mulher que não prestava começa desde o primeiro conto! Aos poucos, dá pra entender que essa tal mulher é taxada assim por não ser perfeita, por assumir seus erros e dificuldades e brigar por suas necessidades e vontades. Acabamos percebendo com o decorrer dos contos e causos que, apesar de termos vontades tão únicas e tão diferentes, somos todas uma só em uma busca própria. Esse senso de identidade é lindo no livro!

A autora é extremamente engraçada, seu humor é irônico, negro e inteligente. E o livro voa, é possível lê-lo inteiro em uma única sentada sem cansar, sem monotonia. E foi exatamente assim que aconteceu comigo, não consegui largar!

Meus contos preferidos foram: A Retrospectiva dos Idiotas, Eu só queria um namorinho de portão, O amor é uma doença e O Homem da Escada.


TRECHOS

❤ "Sim, a tecnologia é mesmo fantástica, só que hoje eu queria sumir com você para um lugar onde não pegasse o celular, não pegasse a internet, não pegasse a televisão, mas que a gente, em compensação, se pegasse muito." 
- págs. 37 e 38 em Eu só queria um namorinho de portão

❤ "Eu procuro você desde o dia em que nasci; não, eu não dependo de você nem para andar, nem para ser feliz, mas como seria bom andar e ser feliz ao seu lado.
Só que estamos com um problema: vai ser um pouco difícil a gente se conhecer porque tenho evitado sair de casa." 
- pág. 38 em Eu só queria um namorinho de portão

❤ "Quem disse que eles são obrigados a nos amar eternamente só porque conheceram de perto a nossa beleza interior? E, finalmente: que mal há em sermos gostosas e os homens quererem nos comer? Por que isso parece ofensivo? Por que nos sentimos usadas se ambos estão lá de livre e espontânea vontade?" 
- pág. 98 em Romântica pra Cacete


O livro está disponível para venda:
Livro físico PANDA BOOKS | AMAZON 
E-book AMAZON 


Minha edição tem esse autógrafo LINDO da Tati pois foi um pack que a Panda Books realizou há bons anos e fico muito feliz de ter adquirido com essa assinatura!
Estou te esperando lá no Skoob pra compartilharmos todas as leituras dessa quarentena!

Qual foi o último livro que você leu?

Fique bem, fique em casa.
Beijos

2 comentários:

  1. Eu amo a escrita da Tati Bernades, já fiquei desejando esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é ótima, né?! Eu amo demais!
      Adoro a ironia sincera dela!

      Beijos!

      Excluir