Acabei de ler: O sol é para todos - Harper Lee


Segundo livro terminado do ano! Sei o quanto esse ritmo de leitura que tenho pode parecer bem insignificante pra muita gente que lê mais de 5 livros por mês hehehe mas, para mim, considerando minha rotina, estou comemorando uma vitória. Ainda mais porque sabia que a leitura desse livro ia ser densa e poderia se arrastar!


Então, hoje tem resenha de O SOL É PARA TODOS, escrito por HARPER LEE e publicado pela Editora Jose Olympio (5ª edição). Livro que é vencedor do Prêmio Pulitzer de Literatura e que eu já tinha ouvido falar muito bem antes mesmo de começar a ler.


ASPECTOS FÍSICOS

Gosto muito da capa desse livro pois acho que a união de várias cores fortes trazem um reflexo muito bom da história. O restante da edição é simples, sem detalhes mas sem dificuldades na leitura; são 350 páginas divididas em 31 capítulos.
Agora, deixa eu contar pra vocês que o Grupo Editorial Record lançou uma edição simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA em dourado e capa dura, essa aqui ó! Juro que dá até vontade de comprar de novo haha!


SINOPSE

Scout é uma menina que mora em Maycomb junto com seu pai, Atticus, e com seu irmão, Jem. Maycomb é uma cidade pequena, onde todos são vistos e vigiados uns pelos outros.
Durante um verão, Scout e Jem conhecem Dill; por conta da curiosidade para descobrir o rosto do recluso e estranho vizinho, Boo Radley, eles acabam constituindo uma amizade de muitos anos.

Essa amizade acaba os levando a acompanhar um caso polêmico que Atticus, que é advogado, vai defender: Tom Robinson, um homem preto, é acusado de estuprar uma mulher. Qual será o fim desse julgamento? Quais serão os outros julgamentos que virão a partir desse? O quanto esse episódio mudará a história de Maycomb?


OPINIÃO

O Sol é para Todos é um livro denso, pesado e reflexivo. A história e os fatos vão acontecendo, aparentemente, sem muito pretensão, seguindo um ritmo bem parecido com o da nossa vida mesmo. Mas, ao final, percebemos como todo fato forma um conjunto da situação e serve como pano de fundo para delimitar lugares e personagens importantíssimos.

Comecei a leitura sabendo que a história do livro era um tanto pesada mas o fato de ela ser narrada por uma personagem jovem deixa a leitura mais fluída e leve. Pela idade e por uma baixa compreensão de falas e atitudes, a narradora acaba tornando-se o ponto imparcial da história e, ao mesmo tempo, expõe situações tensas com uma ingenuidade tocante.

Foi difícil engrenar a leitura no início, as primeiras 150 páginas parecem sem objetivo, um amontoado de fatos isolados (porém, como falei acima, cada uma das situações apresentadas são importantes para formar o todo que é a base dessa história). Acredito que esse início possa fazer muitas pessoas desistirem da leitura.
Apesar disso, insistam! Quando a história ganha corpo e passamos a enxergar os preconceitos, sejam eles maiores ou menores, com mais clareza, o livro é simplesmente genial! Escrito de forma primordial e com muitos personagens que parecem ser alguém que conhecemos.

Meu maior destaque fica com o personagem Atticus Finch, o advogado e pai das crianças. Conhecemos um homem que aparenta ser mais velho, cansado e retraído mas muito sábio, dedicado e, por fim, livre mesmo com os julgamentos tecidos sobre ele e sobre a família em Maycomb.


TRECHOS

❤ "[...] eu deveria ser um raio de sol na vida solitária do meu pai. Respondi que qualquer pessoa podia ser um raio de sol mesmo usando calças compridas, mas minha tia disse que eu tinha de me comportar como um raio de sol também [...] quando contei a Atticus, ele disse que na família já tinha muito raio de sol e que eu podia continuar do jeito que era, que estava bom para ele." 
- pág. 108

❤ "Essas pessoas certamente têm o direito de pensar assim, e têm todo o direito de ter sua opinião respeitada - considerou Atticus. - Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa." 
- pág. 135

❤ "- Os poucos moradores desta cidade que acham que justiça não é só para os brancos, os poucos que acreditam que um julgamento justo é um direito de todos, não apenas nosso. As poucas pessoas que, ao verem um negro, têm a humildade de pensar: "Aquele poderia ser eu, não fosse a bondade do Senhor." As poucas pessoas nessa cidade que têm berço." 
- pág. 294


Aproveita a quarentena pra ler esse clássico da literatura e refletir sobre a história!
Livro físico: Capa laranja RECORD | SARAIVA | AMAZONCapa dourada RECORD | SARAIVA | AMAZON
E-book: AMAZON | CULTURA

No meu Skoob, compartilho alguns insights durante a leitura, então vem, me adiciona lá e já descobre qual a próxima leitura que engatei!

Beijos.

10 comentários:

  1. essa é um livro que já ouvi falar super bem, adorei conhecer ainda mais pela sua resenha e fiquei ainda com mais vontade de ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já tinha ouvido falar muito dele, Lívia! E ele não decepciona.
      É um livro sensível apesar dos temas pesados que são abordados.
      Quando ler, me conta o que achou!

      Beijos.

      Excluir
  2. Esse livro parece ser muito interessante. Adorei.
    Beijoos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura, Leticia!
      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos.

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê ele, sim, Rafaela! Vale a pena. É uma leitura que marca, sabe!
      A história vai ficar na cabeça.

      Quando ler, me conta o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  4. Amei conhecer esse livro, ele é bem diferente do que costumo ler, mas fiquei doida para sair da zona de conforto e conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um livro mais denso mesmo, Kaila! Mas é uma leitura importantíssima e necessária!
      Espero que goste tanto quanto eu!

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Feh, adorei a resenha e deu mais vontade de ler esse livro. Antes mesmo de saber do que se trata, o título e a capa já tinham chamado a minha atenção. Esse é um livro que está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz que tenha gostado da resenha, Gabe!
      Vale muito a pena ler O Sol é para Todos, além de ser um clássico da literatura (que sempre é interessante justamente por ser um clássico!), a história é incrível, extremamente enriquecedora!
      Espero muito que goste e quando ler, me conta o que achou!
      Beijos.

      Excluir