Os melhores aplicativos para te ajudar a estudar!



Eu sou uma pessoa do papel e da caneta na hora de estudar. Gosto de ler livros físicos, gosto de fazer resumos escritos à mão e gosto de ter agenda de papel.
Mas chega uma hora que até os mais convictos analógicos rendem-se um pouquinho às facilidades dos aplicativos e, se for para o bem dos estudos e provas, por que não?

Usei alguns aplicativos para me ajudar na organização, revisão e otimização do tempo durante o ano passado (pré residência médica) e, se é exatamente isso que você está procurando pra te animar a estudar, bora lá:

1. FOREST



Depois que a técnica Pomodoro de estudos tornou-se famosa, surgiram muitos apps no estilo cronômetro para os adeptos.
Eu acho a ideia de fazer ciclos de 25 minutos para pequenos intervalos de 5 minutos excelente para os estudos. Te mantém focado mas te obriga a descansar um pouquinho pra não perder o ritmo.
E, pra controlar esses ciclos, eu uso o FOREST. Nele, é possível programar a quantidade de tempo e intervalo que você desejar - caso você não seja adepto no Pomodoro clássico - e, a cada ciclo, você planta uma árvore. Ao final do dia, é possível ver a sua floresta hehe.
O app também mostra gráfico dos estudos da semana. Ele é gratuito mas, na versão paga, é possível plantar árvores reais após juntar certa quantidade de moedas.

2. BRAINSCAPE



Algum tempo atrás conheci os flashcards, um método de estudo e memorização incrível para revisar conteúdo. Contudo, nunca fui adepta porque sempre achei que perderia muito tempo confeccionando-os. Até que conheci o BRAINSCAPE, um app de flashcards onde você monta os seus ou pode estudar pelos de outras pessoas.
Além disso, após pensar e visualizar a resposta, é possível marcar o quanto você acertou (de 1 a 5) e o app já seleciona as que você acertou menos para serem mais repetidas na próxima revisão.
Ótimo para aquelas decorebas chatas ou pra aqueles minutos antes da prova!

3. BLUESTACKS



Minha terceira dica não é um aplicativo mas um programa para computador ou notebook que permite que você o transforme em um celular.
Explico como eu usava e ainda uso (com menos frequência): o Medcurso (cursinho que os acadêmicos de medicina costumam fazer para estudar para a residência médica) possui muitos apps para celular de questões, apostilas e aulas. A melhor solução seria ter um tablet, contudo, como essa não era uma realidade e meu celular não comportava os apps, usava o BLUESTACKS no notebook e podia abrir qualquer aplicativo.
É um bom jeito para deixar o celular de lado enquanto estuda e não desviar a atenção e também de ter os apps que você usa no computador.

4. VIDEO SPEED CONTROLLER

Quem já tem um caminho um pouco maior nessa estrada de estudos, seja para qual for a finalidade, já deve praticar esse truque mas, pra quem ainda não sabe, lá vai!
Não temos tempo de sobra pra estudar tudo, certo? A videoaula é importante mas é enorme, certo também! Então, o VIDEO SPEED CONTROLLER está aí para ser usado!
Ele é uma extensão para o Google Chrome que muda a velocidade dos vídeos, compatível com a grande maioria do sites. É super simples de usar e você escolhe a melhor velocidade de acordo com seu tempo e compreensão.
Comecei a usar apenas no final do ano e foi arrependimento de não ter usado antes! Instalem logo!

Pra quem tá nessa vibe estudos a mil, eu tenho um perfil no Instagram voltado para estudos e anestesiologia, é o @projeto.anestesio. Segue lá e me conta o que tu acha do conteúdo.
Aproveitando, para quê vocês estudam, gurias e guris? Já conheciam alguma dessas ajudinhas?

Beijos.

2 comentários:

  1. mt bacana conhecer esses apps! eu sempre to precisando de uma ajuda pra estudar e me concentrar mais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom, né Lívia?! Aqueles dias em que a preguiça aparece, precisam de um estímulo diferente!
      Que bom que gostou.

      Beijos.

      Excluir