Acabei de ler: O Amante Japonês - Isabel Allende


Gente, décimo segundo dia de BEDA! Eu disse DÉCIMO SEGUNDO! Nem acredito que sigo firme e forte, apesar dos percalços, estresses e compromissos de uma recém formada.
Eu tenho uma pilha bem considerável de livros já lidos só esperando o meu tempo de fotografá-los e escrever a resenha. Então, vamos diminuir essa pilha um pouquinho nesse mês.

Hoje, vou contar o que achei sobre o livro O AMANTE JAPONÊS, escrito pela ISABEL ALLENDE e publicado pela editora BERTRAND BRASIL.


ASPECTOS FÍSICOS
Preciso dizer, eu não gostei da capa, gente. Quem já leu outras resenhas aqui no blog sabe que eu implico muito com pessoas em capas e, no caso dessa, apesar da arte estar bonita, não gosto da moça hehehe. Mas acho muito legal quando a arte da capa continua na contra-capa, como é o caso desse livro.
As folhas são amareladas com uma fonte de bom tamanho e margem e espaçamento que não comprometem a leitura. Não há outros detalhes na parte interna do livro.


SINOPSE
O livro acompanha a história de Alma que, com oito anos, durante a ocupação nazista na Polônia, é mandada para São Francisco para morar com seus tios e permanecer em segurança. Durante sua infância, vamos acompanhando a relação de Alma com as duas crianças da sua idade na mansão, seu primo e o filho do jardineiro, Ichimei. Desde a infância, surge um sentimento entre ela e Ichimei que os acompanha durante o resto da vida assim como a relação que Alma constrói com os tios e o primo.
Conforme Alma cresce, vamos acompanhando a mulher forte e, por vezes, dura que ela se tornou tendo que viver longe de sua família e separada de amigos por conta da Guerra.



OPINIÃO
Nunca tinha lido nada da Isabel Allende mas, obviamente, já conhecia a fama dessa autora e óbvio que não me decepcionei.
Nesse O Amante Japonês, Allende constrói um romance tocante e profundo em apenas 290 páginas e consegue explorar as diferentes facetas da personalidade dos seus personagens, especialmente da protagonista, Alma. 

Aliás, Alma virou uma das minhas protagonistas preferidas da literatura. Por acompanharmos sua vida desde quase o começo até o final, passamos a enxergá-la com toda a profundidade de sua história; Alma é uma mulher sofrida mas muito forte, muita talentosa e também muito apaixonada. 

O amor de Alma e Ichimei também é um dos mais lindos dos livros; os dois se conhecem ainda criança e, sem terem maturidade ainda para descrever seus sentimentos, acabam sendo separados pela Guerra de modo abrupto e doloroso. Contudo, o sentimento é mantido vivo através de belíssimas cartas que os mesmos trocam e que rendem muitas lágrimas durante a leitura!

Eu, que não sou a maior fã de romances, me peguei apaixonada pela história e pelo clima do livro, que ainda traz uma pitada de drama conforme acompanhamos Alma durante os percalços da vida adulta. 
Livro lido, aprovado e indicado! 
Agora quero ler mais obras da Isabel Allende especialmente A Casa dos Espíritos, que já ouvi falar muito bem.


TRECHOS
"- Vejamos, vou fazer as contas... Eu gosto dele desde que nós dois tínhamos cerca de oito anos mas, como amantes, temos cinquenta e oito, desde 1955, com algumas interrupções prolongadas." 
- pág. 160

"11 de julho de 1969
Nosso amor é inevitável, Alma. Eu sempre soube, mas durante anos me rebelei contra isso e tentei arrancar você do meu pensamento, já que, do meu coração, jamais conseguiria." 
- pág. 217

"[...] se empanturraram de amor para consumi-lo inteiro, porém quanto mais tentavam esgotá-lo, mais imprudente era o desejo, e quem disser que mais cedo ou mais tarde todo o fogo se apaga sozinho está enganado: há paixões que são incêndios até que o destino, de súbito, as afogue, e mesmo assim restam brasas quentes, prontas para arder assim que se lhes der oxigênio." 
- págs. 240 e 241


Além de encontrar o livro em lojas físicas, é possível achá-lo online (Amazon| Saraiva | Cultura) tanto o livro físico como em e-book.
Segue a Bertrand nas redes sociais para acompanhar todos os lançamentos (site | blog | facebook | twitter | instagram).

Ao comprar pelo meu link da Amazon, eu ganho uma pequena comissão nas vendas e você me ajuda a comprar mais livros para fazer outra resenhas por aqui, é só CLICAR AQUI! Obrigada!

Vem ser meu amigo no Skoob também!
E me conta se você já conhecia algum livro da Isabel Allende?
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record para o blog. Não recebo qualquer tipo de pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre minha opinião sincera sobre a leitura!

4 comentários:

  1. Muito boa resenha, Fernanda!

    Não me lembro de ter lido um romance de formação com protagonista feminino. Gostei da dica.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Renê. É sempre difícil falar de livros que gostamos muito, não é?!
      Ah, essa é a exata palavra que eu não achei pra colocar na resenha, mas é exatamente isso, romance de formação.
      Eu que agradeço o teu comentário.
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Olá! Fêh, estou com este livro pra ler tem bastante tempo e agora depois de ler sua resenha fiquei curiosa e animada pela história. Bjs!

    https://leituracomigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te indico a ler ele logo, Rosemary! É simplesmente incrível.
      A história não é boba mas é um romance lindo!
      Beijos.

      Excluir