Dicas de organização pra facilitar o dia-a-dia!


Minha casa não é organizada todo o tempo, afinal, somos uma família real, vivendo dias corridos, se virando em mil para dar conta de todos os afazeres - incluindo os domésticos - e a bagunça, às vezes, precisa ser tolerada para que a vida siga nos eixos.

Contudo, eu AMO ver as coisas organizadas! Sou fissurada por métodos de organização, por dobras diferentes de roupas, por organizadores que setorizam as coisas, enfim, esse monte de apetrechos que nem sempre funcionam mas sempre nos trazem esperanças de que agora vai!

No meio de um monte de dica de organização que vemos todos os dias, resolvi olhar pela minha casa e identificar aquelas que realmente funcionam por aqui e mostrar pra vocês - vai que facilite a rotina da sua família também!

1. CAIXA COM DIVISÓRIAS PARA GUARDAR BIJUTERIAS



Eu já uso essa caixa há uns bons anos pra guardar meus brincos e pulseiras e ela simplesmente mudou minha vida!
Antes, eu deixava os brincos pendurados e as pulseiras em uma caixa mas, é claro, que, no fim, tudo virava um bolo só e me desanimava na hora de desembolar tudo para usar. Desde que ganhei essa caixa da minha mãe, separei tudo e ficou muito melhor!
Essa caixa fica dentro da primeira gaveta da minha cômoda junto com a caixa de colares. Tudo à mão!


Xô explicar pra vocês como eu separo tudo:
Da esquerda pra direita, no primeiro quadradinho, guardo algumas argolinhas para consertar bijus e pins; abaixo, dos dois lados, guardo brincos de festa maiores. Nos compartimentos debaixo, separei todos meus brincos em prateados, dourados e marrons e também como brincos mais finos ou não. Nos dois quadradinhos da direita, coloco os brincos pequenos nessas espuminhas, aí nunca perco o par.
As pulseiras ficam no meio e separei as de madeira, as prateadas, as douradas e, por fim, as tipo bracelete. E no quadradinho menor da direita, coloco tarrachinhas que encontro perdidas.

2. PASTA SANFONADA PARA GUARDAR AS CONTAS



Essa é uma dica super manjada na internet já mas que funciona muito bem! Eu vou colocando nas divisórias as contas pagas e, além delas não ficarem perdidas pela casa, ainda fica super fácil acessar em caso de necessidade. 
Além das contas comuns, ali na parte de Outros, eu deixo contratos, ordens de serviço e toda essa papelada que fica sem lugar fixo. Se você mora sozinho, ainda pode aproveitar os outros escaninhos pra deixar documentos como certidão de nascimento e cópias autenticadas mas aqui em casa gosto de separar as papeladas conjuntas (que ficam nessa pasta) das individuais (tenho duas pastas, uma para os meus documentos e outra para os do André).
As contas a pagar gosto de deixar na geladeira mesmo hahaha.

3. TABELA PARA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS


Se você, como eu, está na fase de estudos para provas/concursos ou, então, está na faculdade é muito interessante que você organize seus estudos para não precisar perder tempo sem saber onde parou ou o que estudar em seguida.
Como eu estudo por apostilas, fiz essa tabela com o nome e tudo que preciso fazer para estudá-la - ler, resolver questões e resumir -, conforme cada item vai sendo concluído, vou pintando um quadrado.
Você pode usar tabelas assim para organizar faltas na faculdade, matérias para revisão e o que mais a necessidade mandar. 
Durante a faculdade, eu gostava muito de fazer essa organização no computador, já que sempre estudava por ele e o acesso era mais fácil. Funciona muito bem também!

4. SACOS TRANSPARENTES PARA GUARDAR MANTAS, LENÇOS E MEIAS-CALÇAS



Sabe aquele saquinho que vem quando compramos lençóis pra cama ou cobertores? Eu aproveito todos eles, seja pra guardar novamente o cobertor durante o verão, seja pra outras coisas.
Sempre tive muita dificuldade em organizar meus lenços, tenho muitos e eles são fininhos e de tecidos que escorregam, então, não ficava bom em gavetas ou prateleiras. Já organizei em cabides dentro do guarda-roupa mas aí esquecia de usar.
Desde que comecei a usar esses saquinhos pra guardar, ficou muito melhor! Tenho um maior onde coloco mantas grossas, um para os lenços e outro para as meias-calças. Todos ficam na segunda gaveta daquela mesma cômoda das bijuterias e isso me ajuda a usá-los com mais frequência, além de que sempre consigo ver todos que tenho. É fácil pra tirar e pra colocar no lugar novamente.
Você pode usar esses saquinhos pra guardar muitos desses acessórios que ficam sem lugar, como cintos, luvas, toucas etc.

5. POTES DE SORVETE PARA ORGANIZAR A GAVETA DE VERDURAS NA GELADEIRA



Aaaaaah, sou muito suspeita mas AMO essa dica demais!
Se tem uma coisa que me incomodava muito na geladeira - tanto pelo aspecto feio quanto pelo fato de sempre encontrar algo estragado - eram aqueles montes de saquinhos de supermercado todos misturados dentro da gaveta; normalmente, todos rasgados!
Encaixei quatro potes na minha gaveta mas aí você pode colocar quantos quiser na sua. Agora, sempre que chegamos do mercado tiramos do saquinho (fora que é possível nem pegar o famigerado saquinho!) e largamos dentro dos potes. Não tem praticidade melhor, tudo setorizado, à vista, sem risco de estragar. Naquele espacinho que sobrou ali atrás, coloco o que não cabe dentro dos potes como alface, pepino, abacaxi, mamão. 
Gente, sério, tentem aplicar essa dica na casa de vocês! É muito incrível!
Eu ainda quero, no verão, trocar as cores dos potes pra ficar ainda mais bonita a geladeira hahaha.

Me digam qual dica vocês acharam mais legal!
E se tiver uma dica imperdível pra me dar, deixa nos comentários porque eu amo!

Ah, mais uma coisa, vocês acham legal um post mostrando como eu organizo minha agenda com todos os compromissos do dia?

Beijos.


10 comentários:

  1. Também amo ver a casa organizada e sempre que tenho a oportunidade compro organizadores e sigo dicas sobre o assunto.
    Eu tenho uma caixa de divisórias para guardar bijuterias como a sua, e ela tbm fica na primeira gaveta da cômoda, ahushau, foi uma salvação depois que a comprei, super funciona mesmo e eu parei de perder meus brincos, além disso, também tenho um organizador de colares, tbm é ótimo.
    Preciso urgente de uma pasta sanfonada, kkk e as contas pra pagar aqui em casa tbm ficam na geladeira.. quando chegam visitas eu sumo com elas kk.
    E achei que só eu reutilizava potes de sorvete e saquinhos transparentes!
    Outra dica de organização que foi ótimo pra minha casa é comprar uma farmacinha, uma caixinha pra guardar remédios. Eu comprei uma caixinha de madeira com vidro na frente e uma gavetinha, ajuda muito na hora de guardar, manter e usar remédios.
    Amei suas dicas e acho super válido nos trazer um post sobre sua agenda.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas caixinhas de divisórias são tão incríveis, né?! Mudam nossa rotina!
      A farmacinha ainda não tenho aqui em casa, Leslie! Mas acho uma ótima ideia também pra ficar tudo junto e sabermos onde procurar depois, na hora daquela dor de cabeça, né?!
      Ah, que bom que tu quer o post da minha agenda hehehe
      Vou providenciar!

      Beijos.

      Excluir
  2. A-DO-RO brincar de organizar! Adorei as dicas!!! =) Esse final de semana, pretendo "atacar" a cozinha, mas duvido que fique bom o suficiente pra tirar fotos... hehehe beijosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fé que vai ficar incrível sua cozinha, Shell!
      Eu confesso que cozinha e banheiro são os cômodos que menos tenho vontade de organizar porque bagunça muito rápido, né?!
      Beijos.

      Excluir
  3. Simplesmente amei essas dicas!! A de separas as contas em uma pasta é muito útil, aqui em casa guardamos em caixas mas já está tudo misturado hahahah.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!
      Fico muito feliz que tu tenha curtido.
      Sim, a pasta sanfonada é ótima. Porque as contas ficam separadas por tipo e, se colocar sempre na ordem, por mês também. Eu amo, acho super prático!

      Beijos.

      Excluir
  4. Adoro dicas de organização, gosto de tudo certinho no seu lugar
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Eu entendo como é isso, Ana Karla!
      E a gente se esforça pra manter tudo no lugar, né?!
      Beijos.

      Excluir
  5. Menina, a gente podia simplesmente dar as mãos e sair andando. Eu sou a louca da organização. Acho que cada coisa tem seu lugar e gosto que elas fiquem nele. Meu maior adversário para uma vida organizada: Um filho de dois anos. Eu não tenho muitas bijus, então elas ficam todas em uma caixinha, que tem espaço para anéis, colares, brincos e ainda tem um saquinho de pano fofo para brincos pequenos. Me ajuda super. Pras minhas makes, improvisei uma caixa de MDF que eu tinha aqui em casa e organizei tudo. Ainda não está perfeito, mas é um começo. Antes ficava tudo numa necessaire gigante. Minha geladeira é bem organizada e cada prateleira serve pra algo. Meus livros são sempre muito bem organizados, mas cada limpeza mudo a organização. Acredito que a próxima será separar livros lidos dos não lidos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Sim, eu imagino como deva ser complicado manter a casa organizada com um bebê tão pequeno. Mas, ao mesmo tempo, a organização facilita muito no dia-a-dia, né?!
      Acredita que livro acho que é a coisa que eu sou mais desencanada com a organização. Até queria organizá-los melhor mas meu espaço pra guardar eles é bem pequeno, fica difícil mudar muita coisa haha

      Beijos.

      Excluir