Como economizar na festa de formatura


Quem está passando por essa fase de final de faculdade ou já passou, sabe que chega um momento em que parece que os gastos não vão ter fim e o orçamento inicial da formatura vai aumentando e aumentando, por vezes, até dobrando de preço. 

Quando eu e minha mãe começamos a planejar minha festa de formatura tínhamos um orçamento base que, depois, acabou aumentando quando fomos realmente orçar todos os gastos. Apesar disso, achei que conseguimos economizar bastante em alguns detalhes e decidi contar pra vocês.

O QUE VOCÊ PUDER FAZER, FAÇA!


Na minha formatura, fizemos os porta-guardanapos e o quadro com a disposição dos lugares (veja aqui!), assim como compramos os porta-retratos em que os números ficaram nas mesas. 
Achamos que seria bem trabalhoso fazer os porta-guardanapos mas, sinceramente, foi super divertido e em dois dias tínhamos terminado a tarefa enquanto tomávamos chimarrão. Com isso, economizamos um bom valor - apesar de ainda ter gasto com as miçangas. 
Outras coisas que você pode fazer: plaquinhas decorativas, lembrancinhas e arranjos de flores (nós não fizemos mas vários dos que vocês viram nas fotos da decoração da minha formatura, são da casa da minha mãe mesmo hehe). 

PESQUISE PREÇOS E SERVIÇOS - E, SE PRECISO, DESISTA!


Essa é a dica mais manjada de todas mas é tão real! Às vezes por pressa ou por termos amado tanto um serviço, acabamos nos empolgando e pagando o preço, contudo, sempre vale a pena respirar e repensar se aquilo é mesmo essencial.
O ideal é que você consiga aliar preço com confiabilidade do fornecedor. 
Por exemplo, eu sempre desejei na decoração da minha festa, uma parede verde no fundo da mesa de doces mas o custo de uma é bastante alto. Inicialmente, colocamos ela no orçamento da decoração mas ela correspondia por quase metade do valor total, então, resolvi abrir mão e não sinto que a decoração ficou pior sem ela. 

AVALIE O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ


Deixa eu explicar esse ponto: eu sempre pensei que as coisas mais importantes da minha formatura eram as fotografias (porque seriam a lembrança que eu ia levar pra sempre) e os serviços para que meus convidados aproveitassem (comida, bebida e festa). E foi nisso que investi!
É claro que também queria que os demais aspectos fossem especiais mas não via necessidade, por exemplo, de arranjos enormes para os centros das mesas (gente, flores naturais são muito caras) ou de lembranças muito caras. 
Consegui economizar nesses aspectos e contrabalançar em outros.

COMPRE VOCÊ MESMA


Eu também sei que o tempo começa a ficar cada vez mais apertado conforme se aproxima o dia da formatura mas, acredite, ainda vale a pena você comprar algumas coisas por sua própria conta. 
Os enfeites de festa (como chapéus, tintas fluorescentes, máscaras e plaquinhas) não são caros e quando você vai comprar, pode escolher o que você acredita que seus convidados mais irão gostar. Já contei também que comprei os porta-retratos das mesas e me arrependo de não ter comprado os balões dourados também - é só mandar encher com gás hélio.

SE PUDER, USE SEUS PRÓPRIOS MÓVEIS


Outra coisa que não imaginamos o quanto custa são os móveis que precisamos locar para compor a decoração, como mesas, aparadores, tapetes e cadeiras. 
No meu caso, resolvi aproveitar as mesas e cadeiras que o próprio clube em que eu fiz a festa disponibilizava. Além disso, tentamos aproveitar alguns móveis da própria casa da minha mãe, como o aparador e o tapete acima (também usamos nossos tapetes no banheiro).

Vocês têm outras dicas pra economizar um pouquinho nesse momento? E o que acharam das minhas dicas?
Beijos


3 comentários:

  1. Convites, centro de mesa, doces para da no final da festa, já enfeita bonitinho pra servir como lembrança, guloseimas e chocolates.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tranquei minha faculdade quando engravidei, mas meu marido ainda cursa a dele. Ele termina ano que vem, se a Deusa quiser. A mãe dele está pagando a formatura dele como presente. Mas menina... é um absurdo de caro. Eu já trabalhei como organizadora de eventos (e morro de vontade de voltar) e sei que algumas coisas sobem o preço somente se você falar que é pra um evento. Essa é uma das táticas mais legais pra economizar. Não diga que é pra evento nenhum. E eu adoro fazer coisas manuais, então meus clientes acabavam economizando nisso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito caro mesmo, Lary! Eu fiz a minha sozinha o que encarece ainda mais, né?!
      Hahaha O bom é que tu vai poder ajudar na formatura do teu marido já que já trabalhou com isso, é super valiosa uma ajuda assim!
      Beijos.

      Excluir