Acabei de ler: O Poderoso Chefão - Mario Puzo


Hoje vamos falar sobre um livro simplesmente MAGNÍFICO, exatamente como sua adaptação cinematográfica.
O livro O PODEROSO CHEFÃO, escrito por Mario Puzo, recebeu uma edição linda pela Editora Record e só posso dizer que meu amor é muito grande pra caber nessa resenha! Mas leiam a resenha mesmo assim porque está bem especial.


ASPECTOS FÍSICOS
Agrada-me muito essa capa quase toda preta com as letras em dourado - só sinto falto de um relevo aqui - porque tem tudo a ver com o tema e com o clima do enredo. 
O livro tem 461 páginas, divididas em quatro partes e 32 capítulos e não possui nenhum detalhe no interior. 
O tamanho da fonte é menor do que na maioria dos livros mas não me incomodou durante a leitura, o espaçamento entre a linhas é bom e as margens também são menores mas ideias para não precisarmos abrir demais o livro pra ler.


SINOPSE
Nossa, é até difícil resumir a história para uma sinopse simples porque ela é simplesmente rica demais mas vamos lá, vou tentar.
O Poderoso Chefão conta-nos a história da máfia italiana através da família Corleone que tem como seu chefe Don Vito, um homem carismático, atencioso e sempre disposto a ajudar e também a cobrar dívidas. Um homem para quem não é possível dizer não. 
Com o avançar da idade, Don Vito começa a preparar o terreno para escolher um de seus filhos - Sonny, Freddie e Mike - para ser seu sucessor nos negócios mas as outras famílias de Nova York não estão querem deixar que isso aconteça.


OPINIÃO
Com certeza, O Poderoso Chefão está na minha seleta lista de livros preferidos da vida! Eu simplesmente AMEI por completo o livro, não tenho nenhum ponto negativo para ressaltar nessa resenha - o enredo, a escrita, os personagens, as intrigas, o fim dos capítulos, é tudo perfeito!

No começo da história, o autor começa a nos ambientar sobre a família Corleone ao acompanharmos o casamento da única filha mulher do Don Vito, Connie. Durante o casamento, vamos percebendo o papel de cada um dos filhos dentro do núcleo familiar, de como Don Vito é um homem de negócios todo o tempo e em como cada um de seus afilhados tem a sua atenção e a obrigação de realizar as suas vontades. 

O livro passa por alguns momentos; após esse primeiro momento de reconhecimento do poder da família, vamos saber de onde veio Don Vito Corleone (como ele se tornou o chefe de uma das famílias mais poderosas de Nova York? Qual foi o preço que ele pagou para ser quem é?) e, juro, essa parte é para mim a mais fascinante! É tão incrível o modo como Mario Puzo trabalhou seus personagens (especialmente Don Vito e Michael Corleone) de modo tão real que, enquanto estamos lendo, acreditamos realmente que aquelas pessoas sejam reais. E, por fim, o terceiro momento do livro (e o que pode ser o mais arrastado), fala sobre qual dos filhos de Don Vito assumiu a família e como ele vai se impor frente a toda a máfia e como vai administrar os negócios em uma época conturbada da economia. 

Infelizmente, não tenho como tecer os comentários que mais gostaria de fazer para não dar spoilers gigantes mas acreditem, esse é um livro para ser lido, com urgência!
Muito mais do que um livro com muita ação, O Poderoso Chefão fala sobre o conceito de família levado ao extremo, sobre protecionismo, sobre gerir seus negócios sem meias palavras, sobre não ameaçar e sim fazer. Um livro excelente em todos os aspectos, um livro completo!

Foram as 450 páginas mais prazerosas e mais rápidas de ler da minha vida!


TRECHOS
❤ "Não temia a polícia, a sociedade, Deus, nem o inferno, como também não temia nem amava seus semelhantes. Mas resolvera e escolhera temer e amar Don Corleone." 
- pág. 24

❤ "Todos notaram sua semelhança com Don Corleone nas maneiras e no modo de falar. De um modo um tanto curioso, ele inspirava o mesmo respeito, a mesma admiração, contudo, ele era perfeitamente natural, esforçando-se para deixar todos à vontade." 
- pág. 394

❤ "-Você ainda não compreende - disse ele. [...] - Você e seus filhos são as únicas pessoas neste mundo a quem ele não pode fazer mal." 
- pág. 460


Você encontra essa edição linda da Editora Record à venda em livrarias físicas e online (Saraiva | Travessa) e em e-book (Saraiva). 
Acompanhe a editora Record nas redes sociais pra não perder nenhuma novidade (está rolando seleção de parceria para 2017!): site | blog | facebook | twitter | instagram.

Me adiciona no Skoob pra acompanhar as minhas leituras!
E me conta nos comentários o que acharam na resenha e vamos conversar mais sobre esse livro, gente, por favor!

Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

10 comentários:

  1. Oi Lindona !
    Tô doida pra ler esse livro, e agora mais ainda.
    Tem postagem nova no meu blog, vem conferir !
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    .¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simara!
      Que bom! Se tu ler, me conta o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  2. O livro parece ser ótimo, os filmes são! E essa capa é realmente bonita, achei as letras muito bonitas <3 <3

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Os filmes são incríveis mesmo e o livro não fica atrás! Vale muito a pena ler!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oláá! Tudo bem?
    sua resenha despertou muito meu interesse pelo livro! confesso que não sabia do que se tratava e você dizendo que se tornou um dos seus favoritos, me deixa mais curiosa!! gostei que não deu spoiler! :D
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Tamara!
      Se tu ler, me conta o que achou. Sou suspeita mas vou amar saber como foi tua leitura!
      Beijos.

      Excluir
  4. É ótimo quando gostamos tanto assim de um livro, né?
    Suas fotos ficaram lindas! Foram elas que despertaram o meu interesse em vir aqui ler a resenha, que por sinal também está ótima. O Poderoso Chefão é um livro que nunca chamou minha atenção mas sua resenha me deixou curiosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, Rubyane! Dá um ânimo até nas próximas leituras!
      Muito obrigada, ás vezes falta inspiração pra fotografar mas considero parte importante da resenha.
      Volte sempre!

      Beijos.

      Excluir
  5. Na minha opinião esse é o segundo melhor livro que já li. 1º A Bíblia, 2º O Poderoso Chefão e o 3º não menos importante Os Três Mosqueteiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaci! Obrigada por teu comentário!
      Esse livro é maravilhoso mesmo, fortíssimo!

      Beijos.

      Excluir