Acabei de ler: Antes que Seque - Marta Barcellos


Estou muito feliz por estar conseguindo liberar mais resenhas literárias aqui no blog, gente! Felizmente, meu ritmo de leitura aumentou consideravelmente esse fim de ano e isso tem aumentado também minha vontade de postar sobre (o livro de hoje, na verdade, eu já terminei de ler há bastante tempo mas estava na pilha para resenhar!).
Então, deixa eu contar o que eu achei de ANTES QUE SEQUE, livro escrito por Marta Barcellos e publicado pela Editora Record em dezembro de 2015.


ASPECTOS FÍSICOS
Uma pausa dramática para essa capa incrível demais, com essa imagem fantástica e, o melhor, que tem a continuação na aba interna do livro. Pirei! Amo demais!
As páginas são amareladas com fonte, margens e espaçamentos bons. Não há detalhes no interior do livro. São 21 contos espalhados em 190 páginas.


SINOPSE
Antes que Seque fala sobre mulheres e, até acima disso, fala sobre mães. Essas mulheres que ficam por vezes explodindo de amor e, em outras, explodindo de loucura. Marta, em cada conto, busca interligar e fazer um mapa geral e inclusivo sobre a maternidade em si, com contos que te levam ao extremo do sentimento e da dúvida.


OPINIÃO
Eu adoro contos - vocês já puderam perceber pelas diversas resenhas que já fiz desse tipo de livro aqui - e gosto mais ainda quando a leitura me traz uma inquietação, um questionamento, uma ideia fora da usual porque eu acredito que essa seja a grande vantagem do conto em relação ao romance: permitir a parada abrupta, a falta de explicações minuciosas. O leitor é quem deve interpretar o não-dito e tirar sua própria conclusão.

É claro que existem temáticas que, quando em forma de contos, permitem mais que outras esse tipo de escrita que gere dúvidas e pensamentos; felizmente, a maternidade, com suas infinitas caras, permite essa abordagem de forma fantástica e, com certeza, a escritora soube fazer uso desses atributos para criar em Antes que Seque grandes contos. 

O livro me encantou (pela escrita fluida e ágil) e me prendeu (pela diferente abordagem de cada conto). Enquanto uns são doces e singelos, outros são escuros e até sinistros, passando pelos tristes e saudosos. Um tema como a maternidade tinha que ser abordado com essa multiplicidade de frentes - e versos e lados (fertilização in vitro, gravidez indesejada, aborto, perda tardia de um filho, as outras mães) - porque podemos conhecer muitas mães mas cada uma terá uma experiência diferente a compartilhar sobre essa tarefa incumbida a nós, mulheres; tarefa essa que pode muito bem resumir uma vida inteira. 

Uma ótima leitura para quem já gosta de contos, para quem não está acostumado e também para quem não gosta muito. O livro é incrivelmente revelador das possibilidades que um conto pode guardar.
Meus contos preferidos foram: Planta Circular, Questão de Preferência, Dia da Mulher e À Moda Antiga,


TRECHOS
 "'Kátia, por favor, destrua o bolo. E também aquele exame que lhe enviei antes. Jamais comente o conteúdo com ninguém. Não queremos saber o que seria. Entenda o nosso luto e aceite esta compensação por seus serviços.'" 
- Conto He for she, pág. 25

❤ "Pela folhinha, as chances eram poucas, mesmo assim Ana Paula não ia desperdiçar. Tratou de encaixar um travesseiro debaixo do quadril, barriga projetada pra cima, pernas flexionadas. Mauro tinha ido ao banheiro, sempre escapulia para o banheiro depois. Ela calculou no relógio: precisava de meia hora para ajudar os espermatozóides a subir útero acima em direção às trompas." 
- Conto Não podia desperdiçar, pág. 39

❤ "Para muitas mulheres, o primeiro segredo é um aborto, o filho que não quisemos. Para outras, um amor. O meu é uma mistura dos dois tipos, você vai entender depois." 
- Conto Questão de Preferência, pág. 74


Você encontra o livro à venda em livrarias físicas e online - em formato físico (Travessa | Amazon | Saraiva) e em e-book (Amazon | Saraiva).
Para conhecer todas as publicações da Editora Record, clica aqui ou acompanhe as redes sociais (blog | facebook | instagram | twitter | snapchat grupoedrecord).

E para saber mais sobre as minhas leituras, me adiciona no Skoob!
Espero que tenham gostado da resenha.

Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

6 comentários:

  1. Eu gosto muito de contos, mas ainda não conhecia esse livro.
    Achei a capa muito linda.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é incrível, né Aline?!
      Eu indico esse livro de contos porque eles são bem diferentes e interessantes.

      Beijo.

      Excluir
  2. Amiga,
    adoro contos e poemas!
    Obrigada pela dica!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elyane!
      Eu também adoro contos. Fico feliz que tenha gostado da dica!
      Beijos.

      Excluir