Acabei de ler: A Máquina de Caminhar - Cristovão Tezza (SORTEIO)


Outubro é o mês do meu aniversário e é um mês que eu amo porque as temperaturas começam a subir e o horário de verão começa! Então, na primeira resenha de livro desse mês, tem SORTEIO em parceria com o Grupo Editorial Record!
Está super simples de participar mas antes vem conferir comigo a resenha de A MÁQUINA DE CAMINHAR, escrito por Cristovão Tezza e publicado pela Editora Record em março desse ano.


ASPECTOS FÍSICOS
Eu amei essa capa! Ela tem diversos elementos que remetem ao livro como o fundo amassado lembrando folhas de jornal, o labirinto remetendo aos caminhos da vida e a caricatura que eu logo associei com o autor.
As páginas são amareladas, o estilo e tamanho da fonte são ótimos assim como margem e espaçamento. São 64 crônicas em 191 páginas, além de apresentação e um discurso contra o autor. 
No início de algumas crônicas, há ilustrações - feitas por Benett - que são lindas. Adorei esse cuidado da editora.


SINOPSE
A Máquina de Caminhar reúne crônicas escritas por Cristovão Tezza e publicadas no jorna Gazeta do Povo. Tezza é um autor de romance conhecido - escreveu O Filho Eterno, que recebeu muitos prêmios importantes - e aventurou-se pelo mundo das crônicas por mais de seis anos, o que rendeu um repertório extenso de análises do cotidiano, da política, do mundo e da tecnologia.


OPINIÃO
Minha história com Tezza começa exatamente 6 anos atrás, quando eu ainda era uma vestibulanda e, entre as leituras obrigatórias da UFRGS, estava O Filho Eterno; eu não apenas li e amei o livro, como fui a uma palestra com o autor e fiquei completamente fascinada pelas palavras dele. Desde então, virei fã e, é óbvio, solicitei essa reunião de crônicas para a Editora Record para ser minha leitura.

Minhas expectativas eram altas e foram todas cumpridas. O livro é extremamente agradável de ler, as crônicas são curtas e leves e mesclam temas como cotidiano, vida no interior, tecnologia, livros e leitura, política e a arte de escrever. Tezza se sai bem em todos esses assuntos.
As crônicas são relativamente organizadas por temas e conseguimos perceber pelas datas como os temas complementam-se após alguns meses ou anos. Nunca tinha lido um livro de crônicas com essa organização e adorei!

Leitura leve e rápida, ideal para quem nunca leu nada do escritor mas tem vontade de conhecer seu estilo e como ele lida com as palavras. Eu garanto que é completamente fascinante e viciante, além de dar vontade de passar uma tarde inteira deitada na rede apreciando os textos curtos!

Minhas crônicas preferidas foram: O tempo, a culpa e o tédio; Partidos, pessoas e poemas e Na praia; além de Um discurso contra o autor (onde Tezza assume seu lado romancista e, é claro, me encanta ainda mais!).


TRECHOS
❤ "Um lugar para pensar na vida, sem que a vida nos atrapalhe, esse paradoxo." 
- Crônica O vagão holandês, pág. 23

❤ "Ou, muito pior ainda, quando a simplificação mental nos leva a achar que, no descalabro geral, "só a força resolve" - o Brasil viveu duas décadas de ditadura e até hoje não se recuperou dela, afundado na prepotência, na incompetência, na falta de projetos ou no simples terror de Estado." 
- Crônica Terraplanagem política, pág. 45

❤ "Como tenho horror a "pensar em bloco", acho que sou um ornitorrinco. Toda a minha vida adulta tem sido uma luta diária para fugir do pensamento chapado e dos planos telefônicos e televisivos de venda casada. Do primeiro eu me livrei; já dos segundos tem sido bem mais difícil." 
- Crônica O Ornitorrinco, pág. 53

❤ "[...] palavras são como pessoas; quando você pega raiva de alguma, você quer distância." 
- Crônica A vingança dos revizores, pág. 99


Para acompanhar as minhas leituras, me adiciona no Skoob. E para conferir todo o catálogo da Editora Record, clica aqui ou siga a editora nas redes sociais (blog | facebook | instagram | twitter | snapchat grupoedrecord).

O livro está à vendas em livrarias físicas e online (Cultura | Saraiva | Amazon).
E você tem uma chance de ganhar o seu no sorteio de hoje, confere aqui embaixo!

SORTEIO - LIVRO A MÁQUINA DE CAMINHAR

Regras:
1. Para concorrer, só é preciso preencher o formulário abaixo com nome completo e e-mail. Só vale uma inscrição por pessoa, ok?
2. Residir em território nacional.
3. Se quiser, você pode curtir a página do Blog Coisa e tal no Facebook e me seguir no Instagram. Não é obrigatório mas você vai deixar a blogueira muito feliz!
4. Se quiser, curta a página do Grupo Editorial Record no Facebook e siga a editora no Instagram. Sempre tem outras promoções rolando por lá. Novamente, essa regra não é obrigatória!


Serão válidos os comentários feitos do dia 06/10/2016 até às 22h do dia 14/10/2016 (meu aniversário!). O resultado sairá aqui no blog e na página do Facebook, além do e-mail que o sortudo receberá!
O ganhador tem 5 dias úteis para responder o e-mail com seus dados para envio do livro. O Blog Coisa e tal e o Grupo Editorial Record não se responsabilizam por eventuais atrasos ou extravios que possam ocorrer com a encomenda pelos Correios.

SORTEIO ENCERRADO!
RESULTADO!

Erika, PARABÉNS! Vou te mandar um e-mail em breve pra pegar teus dados para o envio, ok? Fica de olho!
E muito obrigada a todo mundo participou! Amo fazer sorteio por aqui!

Bora participar? BOA SORTE!
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

14 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, fiquei curiosa para ler agora!

    http://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yey! Que bom, Thaís!
      Já se cadastrou pra tentar o sorteio?

      Beijos.

      Excluir
  2. "as palavras são como as pessoas. ..
    Pegou raiva quer distância. ..
    Ansiosa o ler este livro!
    Abraço @

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou. Já se inscreveu no sorteio, né?! Doida pra mandar o livro pra um leitor ansioso!
      Beijos.

      Excluir
  3. Já estou participando. Amei o trecho da pág. 99 que tu citou, é muito minha cara, e foi isso que me convenceu de participar do sorteio.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby!
      Que bom! Fico feliz que tu está participando! Sim, essa frase é muito boa!

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  4. Participando do sorteio. Faz tempo que não leio livros de crônicas. Deu vontade, ainda mais depois de ler seus comentários sobre a obra.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ben! Ah, que delícia, obrigada por participar!
      Eu gostei muito da leitura!
      Boa sorte no sorteio!

      Beijos.

      Excluir
  5. Bah, eu nunca li nada do autor, mas mega me interessei por motivos de: crônicas. ♥ É um dos meus gêneros favoritos e tenho certeza de que gostarei desse livro.

    Não conhecia teu blog, mas gostei! Bem organizadinho!

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mia! Eu também gosto bastante de crônicas, acho que na correria do dia, é uma leitura leve pra ter!
      Obrigada pelo elogio e seja sempre muito bem-vinda por aqui!

      Beijos.

      Excluir
  6. Oláá!
    Parece muito bom esse livro! Já li crônicas, mas há muito tempo não leio.. Fiquei interessada por conhecer o trabalho dele. Que bom que está tendo sorteio!! Já estou participando e seguindo o blog no facebook :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara!
      Fico muito feliz que tenha gostado e boa sorte no sorteio!
      O livro é incrível!

      Beijos.

      Excluir
  7. Gostei muitoooo da sua resenha! ^^ Eu adoro ler crônicas. A gente acaba se identificando com algumas coisas que acontecem com os personagens e até mesmo com alguns de seus pensamentos. É muito agradável! =]
    Achei muito legal o livro se mostrar um jornal velho e amassado mas confesso que me assustei um pouquinho no começo pois pensei que estava amassado de verdade de tão realista que ficou a arte. (hehehe) =D
    Bom, gostei demais da sua indicação de leitura. =]
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Eu fiz exatamente a mesma coisa quando o livro chegou aqui em casa, Débora. Achei que tinha estragado no transporte, ainda bem que não!
      Fico feliz que tenha gostado. Já participou do sorteio? Quem sabe não será tua próxima leitura!

      Beijos.

      Excluir