Acabei de ler: Do Som ao Impacto - Ygor Moretti Fiorante


A resenha de hoje é bem especial! Algum tempo atrás, o Ygor, autor do livro, entrou em contato comigo e fechamos uma parceria para que eu pudesse conhecer o trabalho dele e hoje, venho contar tudo que eu achei da leitura de DO SOM AO IMPACTO, livro de contos escrito por YGOR MORETTI FIORANTE e publicado em 2014.


ASPECTOS FÍSICOS
Recebi o livro do autor em formato .pdf e li pelo computador porque não tenho tablet e pelo celular acho um pouco incômodo. Foi a primeira vez que li pelo computador e confesso não ter gostado. 
Entre os livros que o Ygor me mandou, escolhi começar a leitura por esse devido a capa, achei muito interessante essa ilustração estilo quadrinho!


SINOPSE
Nas 68 páginas do livro, temos 12 contos sobre assuntos que circulam entre assassinato, remorso, suspense e muito sentimento. 
Os contos não têm ligação direta entre si mas os personagens repetem-se de forma óbvia e também não óbvia conforme as histórias vão acontecendo, o que pode tornar um livro uma prosa entrecortada.


OPINIÃO
Eu gosto muito de ler contos pela dinâmica deles, é uma leitura que dificilmente cansa por ser muito objetiva e também por ser todo cortado. A escrita de Ygor é extremamente detalhista - e, por isso, acho tão oportuno o nome do livro -, o que poderia tornar a leitura um pouco maçante não fosse por esse formato de conto que fornece todo o cenário mas também propicia a ação, tornando a leitura extremamente rica.

Fiquei incomodada com alguns aspectos como erros de revisão, pontuação e ortografia que encontrei durante o livro que, apesar de pontuais, chamaram minha atenção.

Gostei muito dos personagens repetirem-se entre os contos. Quem gosta de contos, sabe que, muitas vezes, gostaríamos de ver determinado personagem explorado mais a fundo e, retomar personagens, o autor acaba nos dando o privilégio de espiar um pouco mais da história, sem, no entanto, mostrar o quadro completo. 

A narrativa extremamente detalhada - tanto de cenários quanto de pensamentos - cria um constante clima de suspense, como se a todo momento esperássemos que alguma tragédia fosse acontecer. A tragédia por vezes ocorre e em outras, não; trazendo interesse ao conjunto inteiro de contos. 
Vale dizer que os assuntos dos contos são um tanto pesados, fazendo com que a leitura precise ser digerida.

Meus contos preferidos foram: Conquista de um Vestido Florido, Catorze Palavras Contadas e Mãe contra Filho.


TRECHOS
❤ "Tentavam sempre dar ao morto o orgulho de estar morto, serenamente morto!" 
- pág. 13

❤ "Eu sou teu filho também. Eu sou aquele que te esperava e que, quando você chegava, guardava a vontade de correr em tua direção. Eu sou aquele teu filho tímido e pouco espontâneo e que te amolava, sim, quando a pureza da infância não conhecia o orgulho e não acreditava em teu desprezo." 
- pág. 36

❤ "Escrever era um grito, gozar metódico e homeopático, o momento máximo das minhas conquistas. Era ainda uma consequência fatal, jamais uma opção, próxima de uma imposição, um trabalho não remunerado, a medicação de um terminar..." 
- pág. 57


Você encontra o livro disponível para venda aqui! E pra conhecer todo o trabalho do Ygor, pode segui-lo nas redes sociais (portfólio | blog | fanpage).
Me adiciona no Skoob também - eu não escrevo livros mas leio muitos!

Beijos.
FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER

OBS.: Obrigada, Kuss, pelo empréstimo do iPad. E obrigada, amor, pelas fotos e disposição de sempre!

EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo autor devido à parceria que o blog mantém com o mesmo. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

8 comentários:

  1. Amei sua indicação, deve ser demais explorar essa história! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila!
      Que bom que gostou! A leitura foi ótima!

      Beijos.

      Excluir
  2. Não sou muito fã de contos e nem gosto de ler pelo computador, me cansa muito a visão. Mas achei interessante os assuntos. Seria um livro que eu leria se tivesse o livro físico.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby!
      Existe livro físico, sim! Aqui nesse link, é possível comprar o livro físico: http://editoramultifoco.com.br/loja/product/som-ao-impacto/.
      Se ler, me conta o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  3. Nem lembro a última vez que li um livro de contos. Achei a capa muito bonita e essa questão de personagens se repetirem nos contos deve ser muito bom.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Eu costumo gostar de ler livros de contos quando a rotina é muito corrida porque não preciso lembrar exatamente da história, sabe?
      Beijos.

      E obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. O fato de ser bem detalhada a escrita me deixa cansada só de pensar, mas como é contos e historias entre cortadas talvez torne a leitura mais suave! Eu fiquei curiosa confesso e a capa em chamou muita atenção também!
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aláina. A escrita é bem detalhada mas não é maçante porque esse detalhamento vai trazendo aquele clima de suspense, sabe?
      É bem agradável, vale a pena a leitura!

      Beijos.

      Excluir