Acabei de ler: Anatomias - Hugh Aldersey-Williams


A resenha de hoje é sobre o livro ANATOMIAS, escrito por Hugh Aldersey-Williams e publicado pela Editora Record em abril desse ano.


ASPECTOS FÍSICOS
A capa do livro tem uma ilustração que eu adoro porque lembra os desenhos de livros antigos de Anatomia. Além disso, adoro que, na contra-capa, também temos o início da palavra para fazer ligação com o final dela na capa. A textura é soft, que eu acho a mais gostosa de manusear.

O tamanho e o estilo da fonte são bons, assim como as margens e espaçamento. Não encontrei erros de ortografia durante a leitura. 
O livro tem 363 páginas e é dividido em 3 grandes partes (O Todo, As Partes e O Futuro) que subdividem-se em capítulos.


SINOPSE
Anatomias é um grande tratado para leigos sobre o corpo humano. Nele, as partes já famosas do nosso corpo serão exploradas até o início de sua descoberta e as partes ainda desconhecidas serão decifradas. 
Abusando de registros históricos e impressões próprias e fugindo de termos médicos, o autor consegue passear pelo corpo inteiro de forma divertida e diferente do habitual que costumamos ler. 


OPINIÃO
Quando solicitei o livro para a Editora Record, eu estava muito curiosa sobre como um livro que não é didático abordaria a anatomia humana, afinal, como estudante de medicina, o assunto me interessa diariamente e diretamente.
Estava esperando, sim, uma anatomia mais leve, não tão aprofundada quanto as dos atlas anatômicos mas ainda esperava encontrar termos médicos. Porém, fui surpreendida.

O autor é, assim como a maioria das pessoas, leigo na anatomia médica, conhecendo o corpo como todos nós o conhecemos, apenas de ver, tocar e experimentar. E em Anatomias, ele conta como foi desafiante descobrir mais sobre o corpo humano.

Eu achei o livro extremamente enriquecedor. Quando estudamos anatomia para ser aplicada na prática, acabamos, por falta de tempo, deixando de lado uma faceta extremamente fascinante da história da humanidade que é exatamente como fomos desvendando nosso próprio corpo. O autor foca muito em estudos, curiosidades e visões das diferentes partes do corpo ao longo do tempo, trazendo um interesse muito grande para o livro.

Apesar de longo, o livro não torna-se monótono por ser dividido em capítulos onde cada um fala sobre uma parte do corpo. Para mim, contudo, a melhor parte foi a divisão onde o autor especula sobre o futuro; temos muitas possibilidades para o futuro, é interessante encontrar todas reunidas e discutidas aqui.

Por fim, acho a leitura extremamente interessante, especialmente para quem não tem muito conhecimento sobre anatomia e tem curiosidade para entender mais sobre o corpo - não sobre funcionamento, sais, enzimas e hormônios e, sim, sobre as descobertas, as hipóteses e a história.


TRECHOS
❤ "Era tamanha a aceitação entre amadores que médicos pediam a seus pacientes que trouxessem chapas de raios X que estes tivessem gravado em casa - prática que resultou em algumas queimaduras sérias causadas pela radiação, em decorrência da longa exposição necessária" 
- pág. 81

❤ "O coração, como uma almofada de pum feita de carne.
O coração é, acima de tudo, traiçoeiro; e é irremediavelmente mau.
O coração tem razões que a própria razão desconhece.
[...] O coração é, portanto, muitas coisas para muitas pessoas [...]" 
- pág. 171

❤ "Nós admiramos o que o corpo pode fazer e ainda queremos que ele faça mais. Sonhamos com a expansão - de nossa capacidade física, de nossas percepções sensoriais, da duração de nossa vida breve. Curiosamente, esse desejo é quase sempre direcionado para nosso ser corpóreo. Nossa mente não é afetada por ele." 
- pág. 307


É possível encontrar o livro à venda em formato físico (Saraiva | Submarino | Amazon).
Siga a Editora Record nas redes socias (site | blog | facebook | twitter | instagram) e me adiciona no Skoob pra conversarmos.

Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog mantém com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada!
      Sempre tento melhorar, acabo nunca ficando completamente satisfeita com elas e a cada post, tento acrescentar!

      Beijos.

      Excluir
  2. Que interessante, nunca tinha ouvido falar desse livro. Adoro conhecer livro e gostei desse em particular depois que li as quotes que você selecionou. Fiquei curiosa.

    Obg pela visita no meu blog, um abraço,
    http://julietincrisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliet!
      Que bom que gostasse da resenha! Se ler, me conta o que achou!

      Beijos.

      Excluir
  3. Amei sua indicação! Eu lia muitos livros assim, depois de um tempo é bem difícil eu pegar um livro pra ler, é algo que eu quero mudar muito e voltar a fazer. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila! Eu te entendo porque também tive um tempo em que fiquei sem ler por conta da correria e sofria bastante por isso.
      Indico a todo mundo retomar - ou melhor, nunca largar - o hábito.

      Beijos.

      Excluir