Acabei de ler: Dragões, Maçãs e Uma Pitada de Cafuné - Susana Ventura e Helena Gomes


O livro de hoje aqui no blog é daqueles extremamente lindos e lúdicos, com leitura fácil e fábulas com alguma lição para nos dar!
Vem comigo conferir a resenha de DRAGÕES, MAÇÃS E UMA PITADA DE CAFUNÉ - Contos de fadas para pensar sobre ética, escrito por Susana Ventura e Helena Gomes, ilustrado por Alexandre Camanho e publicado pela Editora Biruta, a 2ª reimpressão em 2016!


ASPECTOS FÍSICOS
Eu me encantei por essa capa maravilhosa do livro, adoro essas ilustrações bem rebuscadas e detalhistas. Gosto também da mistura de cores que consegue trazer os elementos próprios dos contos de fadas como a maldade, o mágico e o final feliz.
Todas as páginas do livro possuem detalhe no canto e cada conto é iniciado por um desenho ilustrativo no mesmo estilo da capa - um mais lindo que o outro! - que aguçam a imaginação.
O estilo e o tamanho da fonte são bons assim como o espaçamento. As margens são grandes e confortáveis.

O livro é o primeiro volume da coleção Contos e Contadores que inclui Bruxas, Fadas e uma Sardinha na Brasa - Contos de fadas para pensar sobre o papel da mulher e Reis, Moscas e um Gole de Morte - Contos de fadas para pensar sobre justiça.


SINOPSE
O livro reúne oito contos de fadas de diversas partes do mundo que trazem histórias relacionadas sobre ética e moral sob diversos aspectos.
São contos curtos - em torno de 15 páginas cada um - sob temas diversos como amor, família, dinheiro e vingança. Seguindo a característica dos contos de fadas, os contos são lúdicos, de uma leitura fácil e ágil e sempre trazem em suas histórias algum grau de magia.


OPINIÃO
Como eu disse, fiquei completamente encantada pelo projeto gráfico do livro que, em todo momento - seja pelas ilustrações, seja pelas histórias - me fez voltar ao passado e reviver livros de contos que tinha em casa e reli mil vezes.

Quando falamos em contos de fadas, sempre lembramos dos clássicos regravados pela Disney e esquecemos que cada cultura possui contos diferentes, cada um com sua particularidade. Fiquei completamente encantada por cada um dos oito contos desse livro, alguns completamente surpreendentes e outros que poderiam até ser adotados em nosso país.

Os contos de fadas do livro, assim como os com que estamos acostumados, se formos parar para observar, trazem sempre algum elemento de maldade, por vezes, até bem explícito mas, ao final, a mensagem passada é de que fazer o certo, por mais que seja sinônimo de fazer o difícil, é o que devemos fazer.

O livro é destinado ao público infanto-juvenil e, por isso, tem uma leitura leve e fluida, ideal para quem está começando a ler - as 103 páginas passam rápido! Além, é claro, das ilustrações rebuscadas e, por vezes, até sombrias que aguçam a imaginação.

Os meus contos preferidos foram O Resgate das Princesinhas, O Avarento e O Menino e o Candelabro justamente por ter achado a história desses três contos completamente diferente do que eu esperaria para um conto de fadas; terminei a leitura surpreendida e precisando de alguns minutos para refletir.


TRECHOS
❤ "De imediato o suposto morto pulou da mesa, com mortalha e tudo. [...]
Após um bocejo de sono, o camponês deu um passo à frente e estendeu a mão aberta para o mercador.
- Vim receber a moeda de cobre que o senhor me deve - disse, com simplicidade.
Dessa vez, o mercador teve que pagar a dívida." 
- Conto O Avarento - pág. 49

❤ "Dizem que, se um dia você se afastar demais da estrada, poderá encontrar três estátuas idênticas em pontos diferentes da floresta. E ainda ver, ao longe, uma loba e seus três filhotes correndo em liberdade." 
- Conto Os Trigêmeos - pág. 59

❤ "-Sem querer desanimar você - disse a princesa -, mas a única pessoa que já enfrentou e venceu esse dragão horrível foi um amigo maravilhoso que desapareceu. - Sorriu, saudosa. - Era pequeno como um pimentão, porém valente e esperto como nenhum outro! Um verdadeiro herói, que nem parou para receber os agradecimentos por sua proeza." 
- Conto Pimentãozinho - pág. 81


O livro está à venda em livrarias físicas e online (Submarino, Amazon e Saraiva).
Para conhecer mais - e se apaixonar - pela Editora Biruta, acompanhe as redes sociais da editora (site | blog | facebook | twitter | instagram).
E para me acompanhar, me adiciona no Skoob!

Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Biruta devido à parceria com o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

4 comentários:

  1. Adorei o título desse livro! Faz tempo que eu não leio um livro curto assim e com ilustrações, me deu até saudades dos livros que eu lia quando era mais nova. Me interessei bastante por esse, parece ser gostoso de ler ele.
    Ótima resenha :)

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rubyane! Sim, o título é ótimo!
      Dá muita saudade. Apesar de ser um livro infanto juvenil, é super divertido para adultos lerem também!

      E obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  2. *-* que ilustrações lindas.Parece ser um amorzinho esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustras são incríveis mesmo, Gabi!
      Fiquei encantada com o livro.

      Beijos!

      Excluir