Acabei de ler: Just Me! - Roberto Cavalli


Eu estava muito ansiosa para ler a autobiografia de Roberto Cavalli e foi o livro que tive primeiro a certeza de que iria solicitar. Que eu me recorde, Just Me! é a primeira autobiografia - e até mesmo biografia - que já li e foi publicada pela Bertrand Brasil, um selo do Grupo Editorial Record, em abril.


ASPECTOS FÍSICOS
A foto da capa do livro é maravilhosa, arrisco dizer que a foto mais bonita que já vi de Cavalli, acho seu olhar forte mas ao mesmo tempo leve, perfeita para a capa! Se não bastasse isso, fiquei muito feliz quando vi a parte de trás do livro com uma foto de Roberto, dessa vez, como eu o conheci, já mais velho. Adorei essa arte!
A capa tem uma textura que não sei descrever bem mas que costumo dizer que é aveludada, super gostosa ao toque mas que suja bem fácil, é preciso cuidado!
Não há detalhes no texto do livro, contudo, a fonte, o tamanho, as margens e o espaçamento são ótimos. Há muitas fotos e desenhos espalhadas mas falarei sobre esses detalhes mais no final.


HISTÓRIA
Como uma autobiografia, Just Me! é contado em primeira pessoa por Roberto Cavalli e, no livro, o estilista conta toda a sua trajetória de vida, começando nas suas primeiras e sofridas lembranças da infância passando por sua entrada no mundo da moda e chegando aos dias em que já construiu seu império.
Cada parte da história ganha um sentimento diferente e eles são perceptíveis nas descrições e palavras ali colocadas. 


OPINIÃO
A história da moda - e, consequentemente, de seus personagens - me fascina demais, sejam eles estilistas, modelos ou fotógrafos. Eu iniciei a leitura de Just Me! muito animada porque esperava mergulhar na moda de Cavalli. Na verdade, acabamos mergulhando na vida e na personalidade de Roberto, o menino que viu ainda muito novo seu pai ser assassinado, que sofria com as constantes cobranças na escola e que buscava uma relação constante e amorosa para sua vida. 

O livro começa com uma aura bastante pesada e triste onde um Roberto ainda criança precisa enfrentar medos, cobranças e dificuldades. Apesar de tudo, arrisco dizer que essa é uma das minhas partes favoritas do livro porque é nesse momento que coisas realmente acontecem. 
Cavalli acaba descobrindo seu amor, inicialmente, pelo couro e aprende a trabalhar e a inovar com ele, lida com suas vontades de adolescente e de adulto e passa por dificuldades e conquistas muito batalhadas também.
Aqui, as coisas são contadas calmamente e isso acabou fazendo com que meu ritmo de leitura também diminuísse um pouco; não porque a leitura fosse cansativa mas porque cada página trazia uma história e reviravolta.

Um pouco antes da metade do livro, Roberto Cavalli torna-se Roberto Cavalli e isso me deixou muito animada porque esperava conhecer mais sobre os desfiles, as modelos, as celebridades e todo o universo. Mas não tive minhas expectativas correspondidas e isso foi o que mais me decepcionou no livro.
Nessa parte, os capítulos tornam-se curtos e muitos anos contados rapidamente. Ele seleciona algumas histórias pontuais sobre artistas (a com Michael Jackson é emocionante!) e outras estilistas para contar mas eu fiquei com gostinho de quero mais. Acabamos descobrindo um Roberto com gostos exóticos e vontades um tanto absurdas - diria eu, bastante mimado - mas que, por conta de tudo que conquistou, consegue arcar com seus desejos e suas consequências. 

São 58 capítulos e 334 páginas de uma autobiografia em parte pesada e em parte leve e superficial demais. Quem gosta desse universo, como eu, vai acabar achando a leitura agradável e divertida porque ele consegue, mesmo que pouco, incluir outros personagens da moda na sua história.


EXTRAS
Em 3 partes, o escrito do livro é interrompido com folhas de qualidade superior para vermos muitas fotos de momentos da vida de Roberto Cavalli e eu amei todas. 
Na primeira, vemos fotos em preto e branco da mãe de Roberto - um dos grandes amores de sua vida -, dele e da irmã ainda pequenos e de seu primeiro casamento. Na segunda, as fotos são com Eva - a segunda e última mulher por quem Roberto foi completamente apaixonado -, dos filhos, das aventuras dele em mar, em cima de um cavalo ou com seu tigre de estimação. E, por fim, na terceira, estão os maravilhosos croquis feitos para desfiles e para celebridades (tem Beyoncé, Shakira, Spice Girls, Britney) e fotos com as celebridades! Adorei. 
A qualidade das imagens é ótima.
Uma pequena reclamação é que os capítulos são interrompidos por essas páginas, ou seja, não há o término de um para, após as fotos, começar o próximo e, ao meu ver, se assim fosse, ficaria mais organizado e mais dinâmico na leitura porque eu, por exemplo, preferiria terminar de ler o capítulo e ver as fotos do que interromper a leitura no meio.

TRECHOS
❤ "Depois, de novo o silêncio. Só a morte traz um silêncio tão pesado, tão tétrico, tão profundo. Só a morte dá fim a todo sofrimento." 
- Pág. 11

❤ "E também observava como as mulheres combinavam as cores: o laranja com o amarelo e o vermelho, ou ver com o violeta e o turquesa. Tudo era fotografado pelo meu olho e permanecia impresso dentro de mim. Nunca pensei naquele período ou no étnico como algo em que me inspirar, mas como numa fonte inesgotável de cores e nuances que o homem não poderia sequer conceber se não tivessem sido inventadas pela terra e cultivadas pelos costumes de um povo." 
- Pág. 106

❤ "Eu gostava da moda feminina, de criar para as mulheres! Amava as mulheres, desejava vesti-las para depois despi-las, despi-las para depois vesti-las. Mulheres. É a elas que dedico meus sonhos, inclusive em termos de moda." 
- Pág. 144


O livro já está disponível nas livrarias e no Submarino, Amazon, Saraiva e Cultura. E também em e-book (aqui e aqui)!
Pra conferir todo o catálogo e novos lançamentos da Bertrand Brasil, clica aqui. E pra ver ais sobre o Grupo Editorial Record, aqui!
Aproveita e me adiciona lá no Skoob! Vamos trocar dicas de livros, acompanhar resenhas e progresso na meta de leitura!

Não são lindos esses croquis, gente?
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

2 comentários:

  1. Não sabia que haviam lançado, com certeza me interessei *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Clayci.
      Foi lançado em abril. O livro é bom, tem moda mas não é só sobre moda.

      Se ler, espero que goste!
      Beijos.

      Excluir