Acabei de ler: O Inquisidor - Mark Allen Smith


Prontos para a primeira resenha da parceria do blog com o Grupo Editorial Record?


Hoje, vou falar sobre O Inquisidor, livro de estreia de Mark Allen Smith que, antes de ser escritor, é produtor e roteirista de filmes. Esse é um dos lançamentos da Editora Record de fevereiro.


ASPECTOS FÍSICOS
Eu gosto dessa capa bem sombria, de acordo com suspense que o livro propõe mas me incomodo com duas coisas nela: esse tom esverdeado da pele na foto e o fato de R do Inquisidor ficar um pedaço dobrado na orelha do livro #chatices. De qualquer forma, a capa conseguiu atrair a minha atenção.

O livro tem uma diagramação simples mas impecável, são 414 páginas divididas em 22 capítulos. Não há detalhes mas também não há erros de escrita, as margens são boas e a fonte também. 


HISTÓRIA
Geiger é a grande personalidade por trás d'O Inquisidor, um cara frio e metódico, aparentemente sem passado - ou, pelo menos, não um passado que ele recorde. Em Nova York, Geiger divide a fama na área de obtenção de informações com Dalton, os dois são nada menos que torturadores profissionais; mas isso não os torna iguais, enquanto Geiger raramente derrama sangue, Dalton costuma terminar as sessões com morte.
Para fazer toda a combinação com seu cliente, Geiger conta com Harry que também garante que nunca chegarão à sala de tortura crianças, maiores de 72 anos e cardíacos. Contudo, um dia, essas regras acabam sendo burladas por um cliente e Geiger se depara com Erza, um pré-adolescente.

Pela primeira vez, Geiger age sem planejar seus passos e decide fugir com Erza para impedir que ele caia nas mãos de Dalton. Ele acaba por desafiar uma grande rede de criminosos, precisando ir cada vez mais fundo em suas atitudes e na sua mente.


OPINIÃO
Eu estava esperando uma leitura densa do livro, até um pouco cansativa, mas acabei devorando o livro em poucos dias. A escrita de Mark Allen Smith consegue nos prender e cada capítulo puxa o próximo, tornando prazerosa e rápida a leitura. O livro parece realmente um filme de ação, não há grandes pausas para respirar e pensei isso antes mesmo de saber que o autor trabalhava na sétima arte.
Eu fiquei realmente cativada pelo personagem principal, Geiger, aquele típico anti-herói que, apesar de não estar dentro da lei, consegue ter uma personalidade boa e consegue fazer com que torçamos para ele - quem já assistiu Dexter entende o que falo. 
A história tem uma base muito boa, afinal, a proposta de um torturador profissional mas com escrúpulos acaba por atrair a atenção. 

Contudo, apesar de ter devorado o livro e ter gostado bastante do enredo e do modo como foi escrito, consigo ressaltar alguns pontos negativos. O principal deles é que queria mais; queria que os personagens secundários tivessem as personalidades mais desenvolvidas, queria que o passado de Geiger - tão misterioso - fosse mais interessante, queria entender mais de porquê Geiger tem toda a fama que tem. No fim, eu senti que faltava um pouco mais em tudo.

O livro, de forma alguma, é ruim. Uma boa leitura para quem gosta de ação e um pouco de suspense, flui com facilidade, tem um protagonista carismático; só podia ser um pouco menos ação e um pouco mais construção dos personagens.


TRECHOS
❤ "O cliente ouvira todo tipo de histórias. Geiger era um louco que cumprira pena pesada; um agente desonesto da Agência Nacional de Segurança; um herdeito degenerado que não precisava do dinheiro e fazia aquilo pela emoção. O único ponto em comum em todas as histórias era o que dizia que Geiger era inigualável." 
- Pág. 9

❤ "Parecia uma foto da NASA de algum território alienígena. Ele desejou que estivesse lá; tinha certeza de que em Marte ou Vênus não havia assassinos treinados esperando um telefonema para subir a escadaria e colocar uma bala em seu crânio." 
- Pág. 141

❤ "- Quais você usa?
- Não uso. Não gosto da sensação delas na pele das mãos.
- Você não se preocupa com infecções? Aids, hepatite C...
- Praticamente não há sangramento comigo.
Dalton colocou a outra luva." 
- Pág. 280

O livro já está disponível nas principais livrarias e sites (Cultura, Saraiva, Folha e Curitiba) e também em e-book.
Para acompanhar todas as minhas leituras, me adiciona no Skoob.
E para conhecer mais sobre o Grupo Editorial Record, ver todas as editoras e os catálogos, clique aqui!

Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Record, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura. O pagamento é a alegria de difundir livros especiais para as pessoas.

6 comentários:

  1. Oi, Fêh!

    Esse livro eu ainda não conhecia! Parece ser legal; bom saber que você gostou!

    Beijos,
    Inara
    www.casinhaarrumada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lançamento da Editora Record, Inara. Eles estão fazendo uma super divulgação!
      Vale a pena ler!
      Beijos.

      E obrigada por vir no blog!

      Excluir
  2. Pelo jeito vale a pena ler mesmo. Gostei dos pontos que abordou em sua resenha, em especial os negativos né... Pra saber se vale a pena comprar. Mas só de saber que devorou o livro já me parece bom. :D

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nathália, eu gosto de falar das coisas ruins também porque é raro um livro ser perfeito pra gente, né?! Mas não é porque um livro tem defeitos que ele é necessariamente ruim, muito pelo contrário.
      Eu indico a leitura pois antes de ver os defeitos, fiquei surpresa sobre como o livro me prendeu!

      Beijos.
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Foi um livro de altos e baixos, realmente. Senti que em alguns momentos a historia se tornou um tanto cansativa, enquanto em outro a adrenalina corria solta. Enfim, mediano mas que merece ser lido e discutido.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carlos!
      Obrigada por me visitar, volte sempre.
      Beijos.

      Excluir