Acabei de ler: A Última Música - Nicholas Sparks


A ÚLTIMA MÚSICA, escrito pelo famoso Nicholas Sparks, é o escolhido para a resenha de hoje, a minha edição é da Editora Novo Conceito, a 8ª impressão do ano de 2010. Vamos lá descobrir o que eu achei!


ASPECTOS FÍSICOS
A minha edição é a normal - ou seja, não é a econômica - então, o livro é bem grande; são 397 páginas e cada capítulo é escrito sob a perspectiva de um dos personagens.
Não tem maiores detalhes nas páginas. A fonte é boa e o tamanho dela é maior que outros livros; as margens e espaçamento são ok.
A capa é com imagem do filme - que eu ainda não vi - mas acho ela bem bonita. Capas baseadas em filme não me agradam, sempre tenho implicância mas essa é uma das melhores.
Uma coisa que me incomoda no visual do livro é a primeira orelha, onde tem uma pequena sinopse do livro mas a fonte e o tamanho dela nessa parte são feinhas.


HISTÓRIA
Tudo começa quando Ronnie e seu irmão precisam ir passar as férias a contragosto na praia onde seu pai, que é divorciado da mãe deles, mora atualmente. Desde o divórcio, a relação do pai com os filhos - especialmente com Ronnie - se tornou praticamente nula e Ronnie odeia a ideia de passar um verão inteira afastada de seus amigos em uma prainha deserta e ainda tendo que lidar com seu pai.

Totalmente contrariada, Ronnie acaba fazendo algumas amizades no início de sua estadia na praia e esbarrando em Will em uma partida de vôlei. Ela implica com o garoto, por ele ser maravilhoso e o cara mais popular da cidade mas, por insistência dele, acabam se aproximando e essa nova relação transforma Ronnie completamente.

Ela acaba encantada com os animais da praia e com Will; volta a se apaixonar pelo piano - profissão de seu pai e um grande talento que ela abandonou - e descobre o quanto família pode ser importante no final.


OPINIÃO
Preciso começar a escrever a minha opinião dizendo que não gosto muito dos livros do Nicholas Sparks. Na verdade, fico encantada com a habilidade dele de fazer uma escrita envolvente e rápida, o que torna praticamente impossível largar o livro antes do final, contudo, as histórias muitas vezes clichê e melosas demais me cansam um pouco; foi assim com Querido John  e também com A Última Música.

O livro é extremamente agradável de ler. A leitura é leve, agradável e permite várias sorrisos com os momentos divertidos e fofos. É um livro para distrair.
A história tem uma lição relacionada à família por trás mas não a achei tão emocionante assim e não consegui realmente me tocar É comum os livros de Nicholas Sparks renderem lágrimas mas isso não aconteceu nesse caso para mim.

Conheço diversas pessoas que têm A Última Música como seu livro preferido do autor mas eu acho a história bem previsível, apesar de bonita.
No fim, terminei o livro rapidinho mas não muito animada com a história. É um livro mas que não vai ficar guardado comigo pra sempre.


TRECHOS
❤ "Naquele momento acreditava que a verdadeira resposta estava no amor que sentia por seus filhos, na dor que sentia ao acordar na casa silenciosa e perceber que eles não estavam lá. Mas, mesmo assim, sabia que havia algo mais."
- Pág. 23

❤ "Ele não fazia o tipo dela, mas, conforme o via jogar, começou a se perguntar se isso seria mesmo um ponto negativo. Não teve muita sorte ao escolher seus namorados no passado, sendo Rick a pior escolha de todas. Só Deus sabia que Will era mais inteligente que qualquer um dos outros garotos com quem tinha saído, e, acima de tudo, parecia ter algum tipo de objetivo na vida."
- Pág. 151

❤ "Era um tanto excêntrica, expressava-se livremente, e procurava uma independência que beirava a teimosia, também. [...] Que outra pessoa iria acampar durante a noite para proteger um ninho de tartarugas? Quem mais iria apartar uma briga para ajudar uma criança? Quem mais leria Tolstoi nas horas vagas?"
- Pág. 209


Me adiciona no Skoob pra acompanhar minha meta de leitura de 2015 e trocarmos dicas.
Alguém já leu Nicholas Sparks? Contem-me o que acharam.

Beijos.

2 comentários:

  1. Amo esse livro! ♥
    ~Esther Chiesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é meu preferido do Nicholas Sparks, Esther. Mas gostei dele também!
      Que bom que tu tá lendo o blog!

      Beijos.

      Excluir