Quero Morar em uma Biblioteca/Livraria


Algum tempo atrás, diversos links com seleções das mais lindas bibliotecas ou livrarias do mundo começaram a aparecer e, como uma eterna apaixonada por lugares cheios de livros, conferi cada uma das listas e resolvi fazer a minha seleção de preferidas! 
Gosto de lugares onde os livros sejam o destaque e estejam organizados. Se o lugar tiver uma história, então, já garantiu lugar na lista. 

 Livraria El Ateneo Grand Splendid 
- Buenos Aires, Argentina -

Nos anos 20, era um teatro e agora, reformulada, o cenário e o palco foram mantidos recebendo funções como um café-restaurante. Acho incrível quando estruturas antigas são reaproveitadas e usadas de forma inteligente.
A livraria começou a funcionar em 2000 e tem em torno de 120 mil livros em estoque.

 Biblioteca Nacional da França
- França, Paris - 

Não encontrei outras fotos boas da biblioteca mas não consegui deixar ela fora da seleção porque fiquei completamente encantada com a cúpula de vidro.
Ela tem origem junto com Carlos V e, desde então, vem passando entre as gerações de governantes franceses.

 Biblioteca do Congresso
- Washington, Estados Unidos -

Essa é a maior biblioteca do mundo em prateleiras e em número de livros e ocupa três grandes edifícios; são mais de 155 milhões de itens em 470 idiomas e, para completar, a maior coleção de livros raros da América do Norte!
A biblioteca é aberta ao público para visitas e pesquisar mas apenas membros do Congresso têm pleno acesso ao enorme acervo.

 Livraria Selexyz 
- Maastricht, Holanda - 

E eis a minha preferida! Fiquei completamente apaixonada pela arquitetura desse lugar.
O edifício, antigamente, era uma igreja de dominicanos e ficou abandonado até 2007 quando foi feito um concurso para reformá-lo. A firma de arquitetura vencedora instalou por lá essa biblioteca lindíssima!

 Livraria Rizzoli
- Nova York, Estados Unidos - 

A livraria é especializada em culinária, apesar de ter livros de todos os gêneros. Ocupou o mesmo endereço - esse das fotos - durante 20 anos mas fechou em abril desse ano. Ô, tristeza!
Será reaberta no SoHo mas fico triste porque esse lugar incrível não é mais visitável.

 Livraria Lello e Irmão
- Porto, Portugal -

Além de toda a estrutura cheeeia de detalhes, a livraria ainda conta com essa escadaria pink!
Fundada em 1869 no centro antigo de Portugal, era frequentada por ninguém menos que J.K. Rowling e, dizem, foi nessa livraria magnífica que ela se inspirou para criar a Floreios e Borrões, do universo Harry Potter.
Oficialmente, fotos são proibidas no interior da loja mas os turistas sempre dão um jeito.

 Livraria Cook & Book
- Bruxelas, Bélgica -

Como não se apaixonar por uma livraria que tem um carro dentro da loja, gente??
O lugar é todo dedicado a duas coisas maravilhosas: comidas e livros. São 9 espaços temáticos e a capacidade do local é de até 250 refeições.
Quem me dera um almoço por aí!

 Biblioteca do Parlamento Canadense
- Ottawa, Canadá -

A biblioteca funciona nesse edifício desde 1876. Já sofreu diversos incêndios durante sua existência; o último em 1952 começou na cúpula do prédio.
Apenas em 2006, após anos de restauro e atualização, a biblioteca reabriu ao público.
Existem passeios guiados por esse lugar incrível e dá para encontrar diversos vídeos no Youtube desses passeios onde é possível ver ainda melhor a magnitude do prédio.

 Biblioteca George Peabody
- Baltimore, Estados Unidos -

A biblioteca faz parte do Instituo Peabody que, hoje, é uma divisão da Universidade John Hopkins. A coleção é voltada para os interesses e a moda do século 19.
Quase todas as estruturas do prédio foram feitas de ferro e decoradas com ouro - aqui, o que reluz é ouro!
Em seu enorme e belíssimo salão, é possível realizar eventos de diversas naturezas, inclusive casamento (quero o meu por lá! hahaha).

 Biblioteca do Trinity College
- Dublin, Irlanda -

Essa é a maior biblioteca da Irlanda e abriga uma cópia de cada livro publicado por lá.
É a proprietária do Livro de Kells, feito por monges celtas em 800 a.C., além de outros 4,5 milhões de livros.
Os bustos que decoram o lugar são de escritores e filósofos irlandeses assim como de apoiadores da biblioteca.
Acho maravilhosa a madeira escura em bibliotecas. Para mim, é a que mais combina, traz uma sensação de aconchego, aquela vontade de sentar e passar horas lendo por lá.

Fazendo esse post me lembrei da Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas. É a livraria mais bonita que já conheci pessoalmente. Claro que nem se compara com as mostradas aqui mas vale a visita.
Qual é a preferida de vocês? Não dá vontade de visitar todas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário