Acabei de ler: Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Vamos começar com as resenhas da trilogia Jogos Vorazes? Quero tentar publicar as três resenhas antes da estreia do último filme mas pretendo intercalar com a resenha de outros livros pra não ficar monotemático, ok?


Então, o livro do dia é Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia, escrito por Suzanne Collins e publicado pela Rocco Jovens Leitores, essa é a 1ª edição do ano de 2010. 


ASPECTOS FÍSICOS
Apesar da capa ser simples, eu gosto do padrão de todos os livros, deixando a série uniformizada. Há detalhes em alto relevo no título e no tordo e eu adoro esses detalhes porque torna o livro agradável ao toque. 
As folhas são amareladas (<3), a letra, diagramação, margem e espaçamento são bons e naquele padrão dos livros da Rocco. Não há detalhes nas páginas apenas na entrada de cada parte e capítulo. 
O livro tem 397 páginas, dividas em 3 partes - Os Tributos, Os Jogos e Os Vitoriosos - com um total de 27 capítulos.


HISTÓRIA
A maioria já deve conhecer a história de Jogos Vorazes, seja pelos livros ou pelo filme. O livro é uma distopia - não sei se a primeira mas a mais conhecida - onde a América do Norte virou Panem, uma nação formada por 12 distritos divididos por pobreza e atividades. Os distritos são comandados pela Capital que coíbe com força e morte as críticas. 
Após uma rebelião do distrito mais pobre, o 13, a Capital o extinguiu e criou os Jogos Vorazes, onde cada distrito deve mandar um jovem do sexo masculino e outro do sexo feminino para disputar a vida, 23 morrem e 1 vira vencedor. 
Nesse ano, estamos na 74ª edição dos Jogos e Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos do Distrito 12, vai para a disputa. Katniss é acostumada a infringir regras de seu distrito, atravessando a cerca para caçar, evitando que sua família morra de fome, e ficando com seu amigos Gale, além de uma grande habilidade com o arco e flecha, aprendida com seu falecido pai. Mas, após os Jogos, tudo mudará. 


OPINIÃO
Apesar de já ter assistido ao filme, eu não estava esperando maravilhas do livro apesar das muitas críticas boas que ouvia. O resultado? Acabei ficando viciada no livro e li muito rapidamente apesar de já conhecer a história.

A escrita de Suzanne Collins é perfeita, flui rápido e levemente e consegue nos deixar ansiosos para o próximo capítulo porque o anterior sempre termina com alguma questão aberta. A parte mais interessante, para mim, são os Jogos especificamente pois antes deles há toda a parte de seleção, treinamento, entrevista etc. Os Jogos nos deixam nervosos sobre as mortes, quem vai matar quem, quem vai se aliar a quem. 
O livro ainda aborda uma boa história depois do término dos Jogos e todas as consequências dessa edição que foi única em todos os 74 anos. O resultado, novamente, é aquela vontade de ler mais, de devorar o segundo livro imediatamente.

Gosto muito da protagonista, Katniss - provavelmente minha protagonista feminina preferida - por ela ser forte, por ela lutar pelo que quer mas, mesmo assim, ser um personagem complexo, com sentimentos e pensamentos conflitantes. Acho a relação dela e de Peeta, o tributo masculino do Distrito 12, muito bem explorada, ao contrário do que ocorre com a relação dela com Gale que acaba não me convencendo.

Ou seja, um livro com diversos elementos cativantes: uma leitura fluída, uma história diferente, uma protagonista forte e um cenário complementar rico. AMEI! E fiquei viciada.


TRECHOS
"'Distrito 12, onde você pode morrer de fome em segurança', murmuro. Então, olho de relance por cima de meu ombro. Mesmo aqui, no meio do nada, você fica preocupado de alguém estar te ouvindo" - Pág. 12

"-Agora, Katniss - começa ele, em tom confidencial -, quando você apareceu na cerimônia de abertura, meu coração quase parou. O que você achou daquela roupa?
Cinna ergue uma sobrancelha para mim. Seja honesta.
- Você quer dizer logo depois de eu superar o pavor de ser queimada viva?" - Pág. 140


"Salto para trás. Sua voz veio de debaixo dos meus pés. Mas ainda não consigo enxergar nada. Então seus olhos se abrem, inequivocamente azuis em meio à lama marrom e às folhas verdes. Arquejo e sou recompensada com alguns dentes brancos quando ele ri.
É a última palavra em camuflagem." - Pág. 270


Comprei os livros da trilogia em um box que estava em promoção no Submarino e, inclusive, fiz um book haul aqui. Mas dá pra encontrar o livro em qualquer livraria e até para troca.
Para ver mais sobre o que estou lendo, o que já li e a minha opinião sobre cada livro, é só me adicionar no Skoob.

Já leram Jogos Vorazes, gente? O que acharam?
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário