Acabei de ler: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith


Estava ansiosa pra resenhar esse livro pra vocês. Tirei as fotos antes das férias mas esqueci de levar o livro para poder retirar os trechos e informações, então, tive que esperar até voltar pra Pelotas pra contar a minha opinião pra vocês.

Vamos falar sobre O Chamado do Cuco, escrito por Robert Galbraith, que é um pseudônimo da J. K. Rowling (sim, aquela de Harry Potter). A editora que publicou o livro é a Rocco e eu comprei a primeira edição, claro.


ASPECTOS FÍSICOS
Eu tenho a edição com capa normal mas existe uma versão de capa dura lindíssima. Eu acho a ilustração da capa bem bonita e misteriosa, além de ter tudo a ver com a história. É uma capa que desperta curiosidade e acho que tem que ser assim pras pessoas olharem para um livro no meio de vários.

O livro tem 447 páginas em folhas amareladas com ótima diagramação - espaçamento, fonte, tamanho da fonte e margens. As folhas não têm detalhe nenhum mas no início de cada parte do livro - são cinco partes e mais prólogo e epílogo - há uma frase que tenha relação com aquela parte da história.


HISTÓRIA
O livro conta a história de Cormoran Strike, um detetive particular com uma prótese no lugar da perna afundado em dívidas e sem clientes que recebe um grande caso para investigar: a morte de Lula Landry ou Cuco - como era chamada por alguns -, uma mega modelo que, segundo a polícia, se suicidou ao se jogar da sacada de seu apartamento.

O irmão de Cuco, John Bristow, procura o detetive mesmo que toda sua família seja contra revirar ainda mais esse caso já tão coberto pela mídia. E assim gira toda a história do livro, ou seja, Cormoran coletando dados e pistas sobre o caso.

Em meio a isso há a secretaria de Strike, Robin, que decidi ficar no escritório do detetive mesmo recebendo um salário abaixo da média por ter um verdadeiro fascínio por esse trabalho. Os dois vão entrevistando pessoas, frequentando lugares e arrumando confusões por onde passam, revirando o passado da modelo e as suas muitas relações conturbadas.


OPINIÃO
Óbvio que por ser um livro da J. K. Rowling, comecei a lê-lo com uma expectativa altíssima. Não, esse livro não é Harry Potter e nem se aproxima da qualidade daquele. Mas é um bom livro.
Acho o ritmo de leitura do início alucinante: um "suicídio", um término de relacionamento, uma secretária temporária e um cliente. Li muitas páginas em pouquíssimo tempo!

Após passadas as primeiras partes, começa a investigação em si. No início é ótimo porque queremos tentar desvendar esse mistério também mas as pistas dadas no início pouco interferem na história e eu acabei ficando cansada do monte de informações soltas que nos são passadas.

As coisas começam a ficar animadas quando mais um assassinato ocorre e quando Strike conversa com  o estilista preferido de Lula, Guy Somé; entrevista essa que, para mim, é a melhor de todo o livro. A partir de então, as coisas começam a se movimentar novamente e o livro passa a render como no início. 
A resolução do caso não chegou a ser uma surpresa completa pra mim mas toda a história por trás dele, sim. Adoro o momento da revelação em livro de detetive pois fico tentando achar pontas soltas. Não há, felizmente!

Uma personagem que eu achei que fosse ser mais central mas que, no fim, mostrou-se uma total coadjuvante foi a secretária de Strike, Robin. Enquanto no início do livro sua história é super explorada, depois ela é esquecida e senti falta de um desenvolvimento maior para essa personagem.

Fiquei feliz com o livro porque achei que J. K. conseguiu se desvencilhar do universo Harry Potter (uma coisa que achei que ela nunca conseguiria fazer) e escreveu um livro bem desenvolvido, bem encaixado e com a fluidez característica de sua escrita.


TRECHOS
❤ "- Explodiram minha perna - disse Strike com uma franqueza que não era habitual.
Era só parte da verdade, mas a parte mais fácil de comunicar a um estranho. Ele podia ter ficado; mas a perda da panturrilha e do pé apenas precipitou uma decisão que sentira se infiltrar nele nos dois anos anteriores. Sabia que sua gota d'água pessoal se aproximava; aquele momento em que, se não saísse, descobriria que seria oneroso demais se readaptar a uma vida de civil. O exército modelava você, quase imperceptivelmente, com o passar dos anos [...]." 
 Pág. 95

❤ "- E eu escorreguei - disse Wilson. Ele estava chocado. - Tinha me esquecido disso. Eu escorreguei. Aqui. Para trás. Caí sentado, com força. Tinha água. Aqui. Uns pingos. Aqui.
[...]
Algo que incomodara Strike o tempo todo enfim ficava mais claro. Ele soltou um suspiro longo e satisfeito e sorriu." 
Pág. 285

❤ "- O Guy diria isso mesmo. Ele era tipo superprotetor com a Looly. Adorava a garota; ele a amava de verdade. Achava que Evan era ruim para ela, mas sinceramente, ele não conhecia o verdadeiro Evan. O Evan é tipo totalmente fodido, mas é boa gente. Ele foi ver a Lady Bristow não faz muito tempo e eu disse a ele: 'Por que, Evan, mas o que deu em você para passar por isso?' Porque a família dela o odeia. E sabe o que ele disse? 'Eu só queria falar com alguém que se importava tanto quanto eu com a morte dela.' Quer dizer, isso não é triste?" 
 Pág. 323


Comprei o livro na Feira do Livro de Pelotas e paguei R$ 34,00 na Cia dos Livros mas você encontra em qualquer livraria por um preço até mais em conta. 

Li esses dias que o próximo livro do detetive será lançado em novembro e, claro, já estou querendo haha.

Pra me acompanhar no Skoob, clica aqui e pra ver todos os livros que já resenhei aqui no blog, clica aqui.

Beijos, amores.

2 comentários:

  1. Fêh tô chocada com as coisas que temos em comum kkkk também estou lendo esse livro! No meu caso estou lendo o e-book pelo KOBO e ainda estou na parte em que a investigação começa. É uma pena que Robin não se destaque tanto depois, achava que a personagem seria fundamental para desvendar o crime. Estou bastante curiosa!

    Beijos!
    http://bysuelenteixeira.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Que delícia, guria!
      Agora estou lendo A Menina que não sabia ler e o livro ainda é uma incógnita pra mim!
      Mas tu vai gostar d'O Chamado do Cuco.
      Quero ler Morte Súbita. Tu já leu?

      Beijos.

      Excluir